X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Mural Abril 2017 E-mail


logo


CELPCYRO 20 ANOS:

Duas décadas de transformações


Comemoração de 20 anos de trabalho ininterrupto do CELPCYRO, com e a partir da obra de Cyro Martins (1908-1995)


Do final do século passado a nossos dias evidencia-se a ruptura com parâmetros nas atividades humanas em geral. Ampliam-se fantasticamente os horizontes dos conhecimentos em todas as áreas, multiplicam-se suas abordagens, a possibilidade de informação parece infinita. Saberes e fazeres se entrecruzam, sinalizando quão pouco ficou do que era antes. A perda de um senso de permanência excita as mentes ousadas e desestabiliza as acomodadas. Não à toa a capacidade de resiliência passa a ser tão valorizada. As mutações aceleram, desafiando o já sabido; afrontam mesmo mentalidades mais abertas. Estará o mundo em que vivemos passando por transformações inevitáveis e radicais?

Nossa proposta é realizar, no decorrer de 2017, atividades/eventos tendo como horizonte essa questão, a partir de quatro eixos temáticos que, necessariamente, se tangenciam ou se entrecruzam, enquanto contemplam as principais linhas de interesse e atuação do CELPCYRO, atualizando cada tema e situando a obra de Cyro Martins em face dele:


1. DESAFIOS À CRIAÇÃO LITERÁRIA 

2. PRINCIPAIS AVANÇOS NA ÁREA PSI 

3. HUMANISMO NA CIÊNCIA E NA SOCIEDADE 

4. INTERAÇÃO DAS ARTES

 

=========================

 

PARTICIPANTES DOS EVENTOS

Temos grande satisfação em anunciar a confirmação de convidados a participar dos eventos comemorativos. Elas e Eles abrilhantarão o CELPCYRO 20 ANOS, dando oportunidade ao público de um contato com sua arte, sua ciência, sua capacidade de pesquisa e criação: 

Abrão Slavutsky, Antonio Hohlfeldt, Carlos Appel, Carlos Potoko, Cristina Macedo, Clara Pechansky, José Francisco Botelho, Fábio Varela, Guilherme Castro, Gustavo Czekster, Léa Masina, Lenira Fleck, Liana Timm, Ligia Chiappini, Luiz Antônio de Assis Brasil, Maria Eunice Moreira, Marilice Costi, Nadja Boelter, Olinda Allessandrini, Walmor Piccinini, Wanderley Domingues.
E haverá outros mais! (MHM)      

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Aymara Celia

Clara Pechansky

Cláudia Dambrós Martins

Léa Masina

Liana Timm

Maria Eunice Moreira

Maria Helena Martins 


COORDENAÇÃO GERAL DO CELPCYRO 20 ANOS
Maria Helena Martins
Diretora de Cultura, Humanidades e Literatura do CELPCYRO 

PRESIDENTE DO CELPCYRO
Cláudio Meneghello Martins

 

PROGRAMAÇÃO EM PROCESSO
De abril a dezembro do corrente ano ocorrerão atividades tais como palestras, oficinas, mesas-redondas, workshops, colóquios, exposições de artes plásticas, apresentações musicais, projeção de filmes, com referências aos eixos temáticos propostos. Preconizam-se, em cada uma dessas realizações, comentários sobre a obra de Cyro Martins e sua relação com o tema em pauta.
Á medida em que forem sendo definidos, os eventos serão divulgados. Eles serão abertos ao público e, em sua grande maioria, terão entrada gratuita.


1º. Evento de CELPCYRO 20 ANOS


Inaugurando as comemorações,  temos a satisfação de anunciar a Profa. Dra. Ligia Chiappini e o Prof. Dr. Antônio Hohlfeldt, ambos participantes pioneiros nas atividades do CELPCYRO, assim como o Instituto Estadual do Livro - IEL, que nos apoia desde o início. Trata-se de evento muito significativo e cuja temática  tem tudo a ver com interesse da comunidade porto-alegrense e gaúcha em geral e, em particular, com o trabalho dos palestrantes convidados, as instituições envolvidas e a obra de Cyro Martins. 

                                         

Também na literatura: o Rio Grande acerta o passo com o Brasil


O propósito é rever os romances de Cyro Martins, à luz de uma releitura do seu conceito de localismo e de repensar a sua inserção na literatura gaúcha e brasileira, recolocando questões como: escritor local? regional? nacional? fronteiriço? Universal? Nada disso? Ou tudo isso junto?

foto Ligia 

Palestra de LIGIA CHIAPPINI* 

dialogando com

ANTÔNIO HOHLFELDT**

Foto Antonio Hohlfeldt 

 

Profa. Dra. e Titular em Teoria Literária e Literatura Comparada na USP; Professora Dra. e Titular em Literatura e Cultura Brasileira e Latino-americana na Universidade Livre de Berlim. Pesquisadora e ensaísta gaúcha, com vários livros publicados. 


** Jornalista, escritor, professor na Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, com vários livros publicados. 


Entrada franca

Data e hora: 17 de abril – 2afa. - 18h30 – Instituto Estadual do Livro – IEL
Local: Rua André Puente, 318 – Independência – Porto Alegre

 


                                               ======================