X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks




logo

 

CYRO MARTINS 20 ANOS - Duas Décadas de Transformações

PROJETO EM COMEMORAÇÃO AOS 20 ANOS DE TRABALHO ININTERRUPTO, COM E 

A PARTIR DA OBRA DE CYRO MARTINS (1908-1995)

Do final do século passado a nossos dias evidencia-se a ruptura com parâmetros nas atividades humanas em geral. Ampliam-se fantasticamente os horizontes dos conhecimentos em todas as áreas, multiplicam-se suas abordagens, a possibilidade de informação parece infinita. Saberes e fazeres se entrecruzam, sinalizando quão pouco ficou do que era antes. A perda de um senso de permanência excita as mentes ousadas e desestabiliza as acomodadas. Não à toa a capacidade de resiliência passa a ser tão valorizada. As mutações aceleram, desafiando o já sabido; afrontam mesmo mentalidades mais abertas. Estará o mundo em que vivemos passando por transformações inevitáveis e radicais?

Antes de analisar e avaliar esse quadro, parece mais acertado guiarmo-nos por indicações de Cyro Martins que, às vésperas do séc XXI, com mais de 80 anos, não hesitava em dizer que a vida segue e “é nosso o nosso destino”; temos que conduzi-lo em face das vicissitudes e das benesses que a vida apresenta, sendo “realistas esperançosos”, sem perder perspectivas.

Com essa visão como guia, nossa proposta é realizar, no decorrer de 2017, atividades/eventos tendo em mente transformações dessas duas últimas décadas, a partir de quatro eixos temáticos. Tais eixos, necessariamente, se tangenciam ou se entrecruzam, enquanto contemplam as principais linhas de interesse e atuação do CELPCYRO. Assim, tanto quanto possível, pretendemos atualizar cada tema, com a colaboração de especialistas, e situar a obra de Cyro Martins em face das perspectivas apresentadas:

  • DESAFIOS À CRIAÇÃO LITERÁRIA - Linguagem, temática, estrutura narrativa em transformação.

  • PRINCIPAIS AVANÇOS NA ÁREA PSI - Contribuições da Neurociência para a Psiquiatria e a Psicanálise

  • HUMANISMO NA CIÊNCIA E NA SOCIEDADE - Vicissitudes da humanidade X risco de nos tornarmos insensíveis X realismo esperançoso

  • INTERAÇÃO DAS ARTES - Linguagens se iluminam mutuamente sem perder suas características intrínsecas; criadores e apreciadores das artes estariam em crise?
Maria Helena Martins

===================

PRÓXIMOS EVENTOS

14 de junho - Centro de Estudos Mário Martins - Porto Alegre

Colóquio
Contribuições da Neurociência para a Psiquiatria e a Psicanálise

As mutações em todas as áreas do conhecimento contemporâneo aceleram, desafiando o já sabido. Como a neurociência tem auxiliado as transformações no trato da saúde mental?
Conheça respostas que profissionais especialistas na área vão dar ao assunto, de modo amplo e ao encontro de interesses do público em geral. (MHM)

INSCREVA-SE JÁ!

ENTRADA GRATUITA                 VAGAS LIMITADAS

alt

Palestrantes convidados e síntese de suas Apresentações

  • Dra. Maria da Graça Cantarelli - Diretora de Ensino do Centro de Estudos Cyro Martins. Doutora em Neurociências pela UFRGS, 2015. Voluntária da Cruz Vermelha Brasileira Rio Grande do Sul. Representante da Cruz Vermelha Brasileira RGS no Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio.

Abordará as Neurociências se estabelecendo como esforço conjunto de compreensão do ser humano, em suas diversas dimensões. Daí proporcionarem um avanço no caminho da acurácia diagnóstica e, neste âmbito, encontra-se o desafio da identificação de marcadores biológicos para as diversas patologias mentais.

  • Dr. Wanderley M. Domingues - Bacharel em História Natural (FFCL/PUCPR), Médico(FMUFPR), Médico Pediatra (FMUSP), Médico Neurologista e Neuropediatra  (Dpto. de Neurologia/FMUSP).Médico Psiquiatra concursado pelo Hospital do Servidor Público Estadual -Serviço de Psiquiatria do IAMSPE. Psicanalista pelo Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise.

Falará sobre contribuições das Neurociências à Psiquiatria: discussão dos avanços das neurociências no campo do comportamento, da cognição e dos estados afetivos emocionais do ponto de vista neurológico e farmacológico.

  • Dr. Walmor  Piccinini - Psiquiatra. Editor do Jornal Psychiatry Online Brasil. Criador do Índice Bibliográfico Brasileiro de Psiquiatria. Professor no Centro de Estudos  Mário Martins e no Centro de Estudos Cyro Martins.

Comentará  a integração dos conceitos da neurociência na psiquiatria e psicanálise e nas mudanças  provocadas sobre o Diagnóstico Psiquiátrico e Psicanalítico. Neurociências e as transformações no DSM5 e o RDOC

  • Dr. Cláudio Meneghello Martins - Médico Psiquiatra, Diretor Secretário da Associação Brasileiro de Psiquiatria - ABP, Presidente do Centro de Estudos Cyro Martins - CCYM (Federada da ABP), Presidente do Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins- CELPCYRO, Chefe do Serviço de Psiquiatria do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas –HMIPV.

Além de coordenar o evento, comentará a integração  da interface da psiquiatria e psicanálise em suas diversas vertentes, em prol da melhoria da assistência de nossos pacientes. O avanço do conhecimento científico em prol da clínica psiquiátrica.

INSCREVA-SE AQUI