X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Correio do Povo - Caderno de Sábado | Imprimir |  E-mail

1967 - 1980



III FEIRA do livro inaugura sexta-feira e os livros voltam à mesma praça: os oradores e patronos. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 21 de out. de 1967, n. 4, p. 4.

Descritores: Cyro Martins é citado como um dos oradores da feira; artigo.

MESSIAS, Antônio R. Um poeta prosador. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 11 de jan. de 1969, n. 63, v. 3, ano 2,  p. 8.

Descritores: O artigo trata da linguagem e da temática que o autor usa nas suas obras; artigo.

MARIANTE, João Gomes. A entrevista. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 1 de fev. de 1969, n. 66, v. 3, ano 2,  p. 8.

Descritores: Resenha crítica da obra A entrevista; resenha crítica.

GORGA FILHO, Remy. Cyro Martins mostra no conto uma visão realista dos pagos. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 15 de nov. de 1969, n. 105, Contistas brasileiros – 28, p. 9.

Descritores: entrevista com Cyro Martins; entrevista.

APPEL, Carlos Jorge. A Entrevista. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 3 de jan. de 1970, n. 112, Autores gaúchos – IV, p. 7.

Descritores: crítica a respeito de como o autor compreende o mundo através das suas obras; artigo.

SANMARTIN, Olyntho. O mundo cultural de Porto Alegre na década de 1920. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 22 de jun. de 1968, n. 22, p. 9.

Descritores: trata de uma lista de nomes de pessoas que se dedicaram à atividade jornalística por algum período de tempo, como Teofenes Caminha, Décio Coimbra, Cyro Martins; resenha crítica.

MARTINS, Salgado. O conto gaúcho em uma nova dimensão. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 28 de set. de 1968, n. 50, p. 9.

Descritores: apreciação geral sobre o livro Entrevista, de Cyro Martins; resenha.

MARTINS, Salgado. Realidade e ficção. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 05 de out. de 1968, n. 51, p. 15.

Descritores: fala da escrita criativa de Cyro Martins e de como o escritor compõe suas personagens; resenha.

CHAGAS, Wilson. O romance no Rio Grande do Sul. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 4 de nov. de 1972, n.246, p. 7.

Descritores: debate entre Dino Del Pino e Cyro Martins sobre a recepção da literatura no interior; depoimento.

GENRO, Tarso Fernando. A estrada da quarta-feira de cinzas: Cyro Marins. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 25 de out. de 1975, n. 388, p. 6.

Descritores: resenha crítica a respeito da obra Estrada Nova e do processo de construção da narrativa de Cyro Martins; crítica.

FREITAS, Décio. Cyro Martins e a história social do gaúcho. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 22 de nov. de 1975, n. 342, p. 6.

Descritores: resenha crítica a respeito da reconstituição artística dos reflexos do processo histórico no plano das relações ocorridas na história social da campanha gaúcha presentes  na obra Estrada Nova; crítica.

HOHLFELDT, Antonio. O mágico de OZ não chegou a esta estrada. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 3 de abr. de 1976, n. 411, p. 13.

Descritores: comenta a respeito da importância de reeditar obras clássicas de autores como Cyro Martins; crítica.

STEIN, Ernildo. A trilogia do gaúcho a pé de Cyro Martins (Revolução da Literatura Menor no sei o da Grande Literatura).Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 6 de ago. de 1977, n. 478, p. 6 e 11.

Descritores: artigo que comenta sobre a importância da obra de Cyro Martins para a apresentação do contexto gaúcho na literatura nacional; artigo.

BERND, Zilá. A obra literária de Cyro Martins: “Sem Rumo”. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 14 de jan. de 1978, n. 501, p. 8 e 9.

Descritores: dissertação de mestrado sobre a obra Sem Rumo, de Cyro Martins; resumo de uma parte do trabalho.

DACANAL, José Hildebrando. Cyro Martins: a classe média se politiza.  Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 5 de ago. de 1978, n. 529, p. 2.

Descritores: resenha sobre a busca da linearidade narrativa mais pura presente na obra Estrada Nova, de Cyro Martins; resenha.

CESAR, Guilhermino. Um escritor. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 5 de ago. de 1978, n. 529, p. 3.

Descritores: artigo sobre a lucidez com que Cyro Martins, gaúcho da fronteira sudoeste, marcou posição no quadro da novelística brasileira; artigo.

AVERBUCK, Lígia. Ficção, tempo interior e tempo histórico. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 5 de ago. de 1978, n. 529, p. 4.

Descritores: artigo que comenta a respeito da criação literária de Cyro Martins; artigo.

GOUVÊA, Paulo de. Setenta anos por quê? Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 5 de ago. de 1978, n. 529, p. 5.

Descritores: homenagem aos setenta anos de Cyro Martins; homenagem.

ROSA, Marco Aurélio. Cyro Martins; Seu Papel como psicanalista. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 5 de ago. de 1978, n. 529, p. 6.

Descritores: artigo comemorativo aos setenta anos de vida de Cyro Martins no qual o autor comenta a respeito da vida de médico e psicanalista e seus trabalhos científicos; artigo.

SCLIAR, Moacir. Retrato do escritor como jovem. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 5 de ago. de 1978, n. 529, p. 7.

Descritores: artigo que comenta como Cyro Martins representou em seus romances as doenças, os doentes e as dificuldades econômicas do povo gaúcho para tratar da sua saúde; artigo.

HOHLFEDT, Antonio. A entrevista. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 5 de ago. de 1978, n. 529, p. 8.

Descritores: resenha apreciativa da obra A Entrevista, de Cyro Martins; resenha crítica.

GONZAGA, Sergius. Sem rumo. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 5 de ago. de 1978, n. 529, p. 9.

Descritores: resenha crítica do texto Sem rumo, de Cyro Martins; resenha crítica.

BERND, Zilá. Porteira fechada, um romance amargo e pessimista. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 5 de ago. de 1978, n. 529, p. 10.

Descritores: resenha critica da obra Porteira Fechada, de Cyro Martins; resenha crítica.

FRANCO, Sérgio da Costa. As sugestões de Quarai. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 5 de ago. de 1978, n. 529, p. 11.

Descritores: breve comentário a respeito do processo criativo de Cyro Martins e dos temas da Campanha que lhe inspiraram a ser escritor; artigo.

PEREZ, Maria Arias. Uma vida em sua plenitude criadora. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 5 de ago. de 1978, n. 529, p. 14.

Descritores: resumo da trajetória de Cyro Martins como escritor e como médico; breve-biografia.

ONOFRE, José. Os dois países. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 5 de ago. de 1978, n. 529, p. 15.

Descritores: crítica a respeito da representação da campanha por Cyro Martins; crítica.

BÚRIGO, Lina Zardo. Terapia com afeto. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 5 de ago. de 1978, n. 529, p. 15.

Descritores: depoimento de alguém que conhecer o médico Cyro Martins; depoimento.

CAMPUOCO, Antonio (pseudônimo de A. Hohlfeldt) de & BERNHARDT, Yvone. Cyro Martins, aos 70 anos, inicia nova saga da vida Rio-Grandense. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 5 de ago. de 1978, n. 529, p. 16.

Descritores: entrevista concedida por Cyro Martins; entrevista.

CHAVES, Flavio Loureiro. O Rio Grande sem máscara. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 5 de ago. de 1978, n. 529, p. 20.

Descritores: artigo que comenta a representação do verdadeiro gaúcho nas obras de Cyro Martins; artigo.

SOARES, Mozart Pereira. Os estudantes gaúchos e a propaganda pró-universidade. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 15 de set. de 1979, n. 582, p. 11.

Descritores: depoimento dado à comissão de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em que descreve o ambiente político e social no momento da criação da Universidade; depoimento.

GENRO, Tarso Fernando. Ciro Martins: Romance Definitivo. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 15 de dez. de 1979, n. 582, p. 7.

Descritores: Resenha crítica da obra Sombra na correnteza, de Cyro Martins; resenha crítica.

CORRÊA, Nereu. O mito e a realidade na obra de Cyro Martins. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 26 de jul. de 1980, n. 623, p. 4.

Descritores: artigo em homenagem a Cyro Martins como um dos melhores escritores gaúchos; artigo.

MARIANTE, João G. Sombras na correnteza. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 25 de out. de 1980, n. 635, p. 15.

Descritores: artigo que fala a respeito do fazer literário de Cyro Martins, elogiando a forma como em nenhuma obra deixa transparecer o psicanalista; artigo.

DACANAL, José Hildebrando. O romance de 30 e os primórdios do capitalismo industrial. Correio do Povo. Caderno de Sábado. Porto Alegre, 22 de nov. de 1980, n. 639, p. 15.

Descritores: artigo que seleciona os autores e as obras mais importantes do romance de 30; artigo.