voltar | home


NOTÍCIAS
2010


DEZEMBRO

Lançamentos da Território das Artes
- ENIGMAS DA LEITURA - LENDO COM ANALFABETOS E ILETRADOS, de Maria Helena Martins, na Coleção minibuks
- ARCA PROFANA, Vários Autores

Relançamento: ARCA DE IMPUREZAS, Vários Autores
02 de dezembro - 19h - Bamboletras - Lima e Silva, 776 - loja 3 (Olaria) - Porto Alegre
_______
Lançamento de RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE: 30 ANOS. Cyro Martins e Colaboradores - Edição comemorativa.
15 de dezembro - ARTMED/GrupoA Ed.
_______

NOVEMBRO

PERSPECTIVAS DA RELAÇÃO MÉDICO - PACIENTE

26 de novembro - 10h às 12h - Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas - Porto Alegre
_______
ELEITO CLÁUDIO M. MARTINS COM A NOVA DIRETORIA DA ABP
03 de novembro - XXVII Congresso Brasileiro de Psiquiatria - Fortaleza (CE)
_______


OUTUBRO

ENCONTROS SOBRE ARTES, CULTURA E SAÚDE
14 de outubro – 19h às 21h - Palavraria – Rua Vasco da Gama, 165
Tema: HUMANISMO E SAÚDE. Entrada franca.

Convidado de Maria Helena Martins: Dr. Fernando Lejderman, que será saudado como novo participante da Coordenação de Humanismo Médico no CELPCYRO.
Mote para troca de idéias: Diferente da visão humanitária e/ou filantrópica, o humanismo médico preconiza o respeito pelo outro na busca da saúde pela investigação da doença.
_______
PLACA EM HOMENAGEM A CYRO MARTINS
15 de outubro – 18h – Praça Júlio de Castilhos, 64
Condôminos do Edifício Cerro Formoso, onde Dr. Cyro Martins residiu de 1962 a 1995, vão homenagear sua memória colocando uma placa no portal do prédio.
_______
SEMINÁRIO COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS – PPGCOM - FABICO/UFRGS - 20 de outubro - 10h às 12h - R. Ramiro Barcelos, 2705
Tema: FRONTEIRAS CULTURAIS E LITERATURA
Leia texto relacionado
Palestrante: Maria Helena Martins
_______
CONTRATO DE COMODATO DO ACERVO LITERÁRIO DE CYRO MARTINS COM A PUCRS - 21 de outubro – 15h30 – Gabinete do Sr. Reitor Prof. Dr. Ir. Joaquim Clotet
O acervo, desde 2007, está aos cuidados do DELFOS – Espaço de Documentação e Memória Cultural - Biblioteca Central da PUCRS, coordenado pelo Prof. Dr. Luis Antônio de Assis Brasil.
_______
II Jornada Gaúcha de Medicina
20, 21 e 22 de outubro - AMRIGS - Porto Alegre
_______
Diálogos Imemoriais: Freud e Schiller
Com Dione Detanico, Lenira Fleck e Liana Timm
05 de outubro
_______

SETEMBRO

II Encontro sobre a Mulher na Sociedade Atual
11 de setembro - Santander Cultural - Porto Alegre - Entrada franca
Palestrantes convidadas: Cleonice Bourscheid, Guacira Lopes Louro, Olinda Alessandrini e Rose Marie Linck
_______
Medalha do Mérito Farroupilha - Cultura
Concedida a Maria Helena Martins pela Assembléia Legislativa do Estado do RS - 15 de setembro - Plenário da Assembléia Legislativa - Porto Alegre
_______
Encontros sobre Artes, Cultura e Saúde
Sentidos, emoções e razão na leitura e na criação - A proposta do encontro é colocar essa questão  em diálogo informal, entre leitores e criadores, com ilustrações de manifestações artísticas (poesia, artes visuais, conto, canção) e prosaicas (notícia, artigo, publicidade).
17 de setembro - Palavraria - Porto Alegre
_______

AGOSTO

VII Jornada CYRO MARTINS sobre Saúde Mental - 13 e 14 de agosto

O número de inscritos superou a marca obtida na jornada anterior.
Mais uma vez a Jornada CELPCYRO atingiu seus objetivos congregando cerca de 300 inscritos. A presença de profissionais médicos e outros da área da saúde mental comprovou o alinhamento da grade científica do evento aos anseios dos psiquiatras e dos demais profissionais da saúde mental. Além de nomes conhecidos no âmbito nacional, o evento reuniu profissionais de reconhecimento internacional e apresentou estudos inéditos. Os participantes tiveram acesso aos avanços no diagnóstico e tratamento, entre outras numerosas informações. Um fator importante foi o contato que a plateia pôde ter com os conferencistas, aproximação evidenciada na busca em dirimir dúvidas e esclarecer temas de seu interesse, provocando, dessa forma, um instigante debate entre os participantes.
A Pré-Jornada foi oficialmente aberta por Maria Helena Martins, que saudou a todos e destacou o trabalho desenvolvido por Cyro Martins ao longo de sua vida. Com o tema em comum “Humanismo médico”, a Pré-Jornada congregou quatro apresentações: Cyana Leahy-Dios (RJ) proferiu a palestra “A humana arte da palavra”; Léa Masina (RS) abordou o tema “Literatura e Medicina, diálogos e aproximações”; Rogério Gastal Xavier (RS) falou sobre “A ostentação da meia-ciência e o humanismo médico”; e, encerrando a manhã, Betina Cardoso dissertou sobre “Humanidades médicas: limites e perspectivas no terceiro milênio”.

A abertura do evento contou com a participação do coordenador de saúde mental do CELPCYRO, Cláudio Martins; da diretora-presidente do CELPCYRO, Maria Helena Martins; do Secretário Municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli; e da presidente da Associação de Psiquiatria do RS, Lizete Pezzi. A conferência principal de Mehmet Z. Sungur (Istambul, Turquia) tratou da questão “Homem e mulher: semelhanças e diferenças - os homens são de Marte e as mulheres de Vênus?”.

O professor Mehmet Z. Sungur, além da conferência, apresentou o workshop "Cognitive-Behavioral Systems Approach in Couple and Sex Therapy". Zungur preside o Departamento de Psiquiatria do Hospital da Universidade Marmara, em Istambul, e Associação Turca de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental. Entre outras atividades exercidas, é membro do Conselho da Associação Internacional de Psicoterapia Cognitiva (IACP) e foi presidente da Associação Europeia de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental.

Também participaram da Jornada apresentando conferência: Carmita Abdo (USP), Cláudio Eizirik (IPA-SPPA), Jair Mari (SP), Flávio Milman Shansis (RS), Mario Francisco Juruena (SP), Ana Luíza Camozzato (RS), Luis Augusto Paim Rohde (RS), Ygor Arzeno Ferrão (RS), Alessandra Diehl Reis (SP), Pedro do Prado Lima (RS), Fernando Lejderman (RS), Jorge Ignácio Szewkies (RS), Carlos Barros (RS) e Jaqueline Brendler (RS). O Diploma ao Mérito Cyro Martins de Reconhecimento da Ciência e Cultura foi concedido a João Gomes Mariante com a saudação de Blau Fabrício de Souza.
_______
CELPCYRO em Vitória da Conquista - 24 a 27 de agosto
- Palestra de Maria Helena Martins a pós-graduandos em Letras - Cultura, Educação e Linguagens - sobre Fronteiras Culturais, Literatura e Psicanálise - UESB
- XIX Encontro do PROLER - o primeiro na zona rural: São Sebastião - distrito de Conquista
-
Encontro com professores participantes do projeto CYRO MARTINS VAI ÀS ESCOLAS

_______
CELPCYRO em NITERÓI - RJ
- JALLA BRASIL 2010
- 02 a 06 de agosto - UFF
- Apresentação do projeto Cyro Martins vai às Escolas
a professores, bibliotecários e agentes culturais - 05 de agosto - MAC
_______

       

JULHO

Palestrantes convidadas e confirmadas para o II ENCONTRO SOBRE A MULHER NA SOCIEDADE ATUAL, no Santander Cultural: Cleonice Bourcheid, Guacira Lopes Louro, Olinda Allessandrini, Rose Marie Linck.
_______

JUNHO

DR. MEHMET ZIHNI SUNGUR (Universidade de Marmara - Turquia) confirma sua presença para a Conferência inaugural e no workshop da VII JORNADA CYRO MARTINS SOBRE SAÚDE MENTAL
_______
DRA. CARMITA ABDO (USP) confirma presença na conferência de encerramento da VII JORNADA CYRO MARTINS SOBRE SAÚDE MENTAL.
Saiba mais
________
Seminário VIDAS DO FORA - Habitantes do silêncio.
Dias 22, 23 e 24 de junho. Salão de Atos II da UFRGS. Promoção do Curso de Pós-graduação de Psicologia Social e Institucional da UFRGS.
______

MAIO

UNIPAMPA, em projeto coordenado pela Profa. Cátia Goulart, lança coleção PERSPECTIVAS DE FRONTEIRA EM AUDIOLIVRO, com  dois CDs - Fronteira sul em contos, que “apresentam um conjunto de textos literários de escritores do Sul - Brasil, Uruguai, Argentina- interpretados por vozes e instrumentistas da região, rendendo tributo à fronteira...". “A Dama do Saladeiro”, de Cyro Martins, entre os escolhidos, já está sonotizado aqui no site celpcyro.

Saiba mais
_________

ABRIL

Projeto CYRO MARTINS VAI ÀS ESCOLAS no MESTRADO da UESB

A Profa. Dra. Heleusa Câmara, responsável pela disciplina Linguagem e Indivíduo, na UESB, propicia mais um avanço significativo do projeto, ao introduzi-lo a  seus alunos em Cultura, Educação e Linguagens, do Programa de Pós Graduação do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Simultaneamente, a Profa. Heleusa coordena as ações do Projeto junto à Secretaria municipal de Educação, a se realizarem em 2010. Saiba mais

__________

Entrevista de Maria Helena Martins na rádio UNESP (São Paulo-SP): Leitura e Literatura
Programa Perfil Literário (nº 646), dirigido por Oscar D´Ambrósio, Jornalista e Professor da UNESP, sobre suas primeiras leituras, trajetória profissional projetos do CELPCYRO. Essa e muitas outras entrevistas interessantes, como a de Cyana Leahy-Dios (nº 521), podem ser ouvidas pela Internet.

__________

Diálogos Imemoriais: Freud e Goethe 
Colagem de textos desses dois autores e de Anna Freud dá início ao projeto FREUD E OS ESCRITORES, com Dione Detanico, Lenira Fleck e Lianna Timm - Direção de Graça Nunes.

06 de abril- terça-feira - 18h - Memorial do Ministério Público. Rua Marechal Deodoro,11 - Centro Histórico de Porto Alegre. Entrada franca.

_________                                  

Joana Bosak de Figueiredo em Teoria da moda

Conceitos chave da teoria da moda. Desde o séc. XIX, passando por monografias dos anos 30, pelos frutíferos anos 60, com Roland Barthes, e chegando a hoje, com propostas que aproximam o campo da moda com os estudos de gênero, de corpo, identidade, mídia e cultura de massa.

Data: 20 de abril, 04 e 18 de maio, 1º, 15 e 29 de junho. Terças-feiras, 19h30. Local: Studio Clio                                 

_______

MARÇO

Porteira Fechada, o filme
Ganha visibilidade no Brasil e no exterior o filme baseado no romance de Cyro Martins, em realização pelo cineasta Guilherme Castro. Tem sido selecionado em importantes eventos voltados à inserção do projeto no mercado internacional e a capacitação dos realizadores. A produção do Longa-Metragem avança. Leia matéria a respeito
__________
Projeto Cyro Martins vai às Escolas  prossegue na Bahia com apoio de autoridades, professores e alunos
O trabalho experimental realizado em 2009, na UESB, pela Profa. Dra. Heleusa Câmara, e na Escola Municipal URBIS VI, pela Profa. Diana Câmara (Vitória da Conquista-BA) foi muito importante, tendo em vista os escritos dos alunos sobre a história pessoal de educação escolar, as pesquisas que realizaram. Esse incentivo, o franco apoio do Sr. Secretário de Educação, Prof. Coriolano Moraes, e a posse dos exemplares Um Menino vai para o Colégio pelos professores e alunos, já no início das aulas, indicam que teremos muito o que contar no decorrer do semestre. E com o interesse de outros Estados, como Pernambuco, poderá se concretizar mais uma frente para o projeto.
__________
Chama-se PORQUE HOJE É SÁBADO, estribilho do poema do Vinícius,  a mais recente atividade proposta pela Professora Doutora em Literatura e crítica  literária Léa Masina, importante colaboradora e destacada entre os Fundadores do CELPCYRO. Trata-se de leitura de um livro clássico por mês, que será comentado por um palestrante e discutido pelos inscritos no programa ou participantes eventuais.  Os palestrantes são críticos, professores, jornalistas, escritores, intelectuais em suma, que adoram determinada obra ou autor e se dispõem a preparar uma abordagem inteligente, didática, simpática sobre ela e discuti-la com a platéia.
Veja a Programação
__________
Cristina Macedo, companheira na Território das Artes, escritora, tradutora e criadora do Sarau Literário da Zona Sul tem agora um Blog divulgando suas atividades. Visite-o: Blog de CRISTINA MACEDO

__________