voltar | home


               
                                    
                                         R E L A TÓ R I O
                                                                                 Walmor Piccinini *

                   

                Com mais de 300 participantes vindos de várias partes do país, realizou-se em Porto Alegre, nos dias 6 e 7 de maio de 2011, organizada pelo CELPCYRO (www.celpcyro.org.br) uma grande jornada de psiquiatria. Na organização e coordenação dos trabalhos estiveram os doutores Cláudio e Maria Helena Martins. Com treze anos de vida o Celpcyro deu um grande salto para um reconhecimento e afirmação em nível nacional. A solidariedade e apoio de todas as Federadas gaúchas mais o apoio total da Associação Brasileira de Psiquiatria por sua nova diretoria foi fundamental para o sucesso do empreendimento.

                    

                    Os trabalhos foram organizados da seguinte forma, na sexta-feira pela manhã, foi realizada uma pré-jornada sob o comando de Maria Helena Martins, Professora de Literatura, doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP) e Diretora-Presidente do celpcyro e o Dr. Fernando Lejderman, médico e ex-presidente da APRS.  Foram dois interessantes painéis. O Painel 1 contou com a participação do Dr. Fernando Lejderman falando sobre a Relação Médico-Paciente na Atualidade. Logo a seguir o diretor de teatro e psicanalista, Julio Conte discorreu sobre o tema o Teatro e o Exercício da Medicina e por fim, o Médico Oncologista Dr. Gilberto Schwartzman falou sobre sua experiência no Acompanhamento de Doenças Graves. Já neste painel a Jornada começou a surpreender os participantes, pois num tom coloquial e com muito afeto os palestrantes transmitiram suas idéias de respeito ao paciente, capacidade de ouvi-lo e da necessidade de deixar de lado qualquer sentimento de onipotência. O paciente vem sempre em primeiro lugar.

                    

                         Dentro de um clima receptivo o Painel 2 apresentou a experiência da Dra. Solange Medina Ketzer, educadora  e Pró-reitora da PUCRS,na  organização de uma biblioteca e no estímulo à leitura para crianças gravemente enfermas internadas no Hospital São Lucas da PUCRS.  O segundo palestrante foi o renomado cirurgião cardíaco, com mais de 140 transplantes de coração no currículo, o Dr. Fernando Luchesi. Segundo ele, mais importante que qualquer tratamento, a busca do bem estar e felicidade dependem do estilo de vida e defendeu a necessidade de se enfrentar o sedentarismo e a falta de espiritualidade .

                    

                         O terceiro participante foi o Dr. Roberto Bittencourt Martins, psicanalista e escritor e que falou sobre A Prática Médica e Literatura - O médico, suas angustias e a criação de suas ficções. Ao lado de suas idéias a respeito da literatura lembrou a amizade que unia seu pai, Dr. Mário Martins ao Dr. Cyro Martins, cuja memória é a razão de existir o CELPCYRO. Ambos provenientes de famílias com recursos modestos, com muito esforço, dedicação e talento honraram a medicina, a psiquiatria e a psicanálise do Rio Grande do Sul.

                    

                     Na parte da tarde ocorreu a abertura oficial da VIII Jornada e I Simpósio de Co-morbidades Psiquiátricas.  A Conferência de Abertura foi ministrada pelo Dr. José Alberto Del Porto com o tema “Dificuldade diagnóstica nas co-morbidades psiquiátricas”.

                    

                Cumpre registrar que a Jornada recebeu o apoio de todas as federadas da ABP sediadas em Porto Alegre e mais a APBr e APERJ.. Além das Federadas, a Associação Brasileira de Psiquiatria esteve presente, prestando inestimável ajuda para a realização da Jornada. O seu presidente, Antonio Geraldo da Silva , participou e falou na cerimônia de abertura e deu uma conferência sob o título Depressão e Co-morbidade. Além de uma aula interessante, marcou sua presença defendendo uma prática psiquiátrica voltada para as necessidades da população brasileira.

                    

                Nesse painel 1 da tarde, após a apresentação do Dr. Antonio Geraldo da Silva falou o Dr. Geraldo Rizzo, neurologista, que deu palestra sobre “Distúrbio do sono associado à dependência química”. De Santa Catarina veio do Dr. Geder Grohs para falar sobre “O consumo de substâncias Psicoativas na Esquizofrenia”.

               

                  No Painel 2 da tarde, tivemos apresentações de Claudio M. Martins (Fatores estressores na drogadição); Maurício Silva de Lima (O papel dos benzodiazepínicos no tratamento das co-morbidades psiquiátricas e dependência química) e o Dr. Rodrigo Machado Vieira (Pesquisas Neuroquímicas e co-morbidades).

                    

                    No final do dia teríamos a conferência do Dr. David E. Zimerman sobre “Aspectos Grupais e familiares da dependência química”. Por problemas de saúde o conferencista não pode comparecer, mas enviou sua conferência que foi lida pelo Dr. Claudio M. Martins, coordenador da Jornada.

                     

                     As atividades do sábado seguiram com grande afluência de público.

                    

                     Tivemos o Painel 3 em que se discutiu psicoterapia e tratamento de abuso de álcool e drogas no transtorno bipolar. A Dr. Maria de Fátima Viana de Vasconcellos, num grande desempenho substituiu a Dra. Vera Lemgruber na palestra “Abordagens psicoterápicas nas co-morbidades psiquiátricas”. Depois a Dra. Fátima falou sobre “O futuro das psicoterapias”. Por fim, o Dr. Fabiano Gonçalves Nery falou sobre o “Abuso de álcool e drogas no transtorno bipolar: aspectos clínicos e tratamento”.

                    

                      O Painel 4 seguiu com um alto nível de palestrantes, Sérgio de Paula Ramos (Vulnerabilidade para que o adolescente se envolva com drogas); Dr. Pedro do Prado Lima (Avanços psicofarmacológicos no tratamento das co-morbidades psiquiátricas); Dr. Neury José Botega (Internação no hospital geral: oportunidade para ações de saúde mental que se estende, após alta).

                    

                       Na parte da tarde tivemos o Painel 5 com a Dra. Ana Maria Freitas (Psicoses no puerpério e dependência química); Dr. Ygor Arzeno Ferrão ( Transtorno de Ansiedade  e dependência química); Dr. Carlos Alberto Iglesias Salgado ( TDAH e Dependência).

                    

                       Todos os temas são de grande atualidade e receberam um tratamento de grande qualidade científica por parte dos palestrantes.

                    

                        A Jornada foi encerrada com Conferência do Professor Valentim Gentil Filho “Transtornos de Humor, maco0nha e álcool- uma intervenção complexa. Ao introduzir sua palestra o professor Valentim disse que não podia faltar a homenagem ao Dr. Ellis Alindo D’ARRIGO Busnello que recebeu Diploma ao Mérito Cyro Martins. O Dr. Jose Geraldo Vernet Taborda apresentou alguns dados da história e realizações do homenageado. Houve uma bonita coincidência, no dia que recebeu a homenagem do CELPCYRO, o Dr. Busnello completava 79 anos, com muita disposição e vitalidade.

                    

                        Concomitante à Jornada houve um Curso sobre o Impacto do Estresse Precoce e dos Transtornos Mentais Recorrentes nas Co-morbidades Psiquiátricas, ministrado pelo Dr. Mário Francisco Juruena.

------------

* Médico Psiquiatra, Membro da ABP