X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Projeto de Leitura | Imprimir |  E-mail

Somando princípios do projeto Fronteiras Culturais desenvolvido em Livramento e Rivera desde 2001 e com características do projeto Cyro Martins vai às escolas, realizados em instituições de ensino de cidades do RS - ambos propostos pelo CELP Cyro Martins -desenvolve-se agorao Projeto de Leitura, coordenado pelo Acadêmico Carlos Alberto Potoko, da Academia Santanense de Letras. Segue o relato de seu Coordenador.

O projeto  se destina a despertar em alunos do  ensino básico o gosto pela leitura e a descoberta de novos horizontes  através da literatura, pois é na escola que se prepara o cidadão do  futuro. A carência do aprendizado reflete-se nos resultados que se  observa no dia a dia, mais entre os alunos carentes, crianças cujo  acesso à leitura é difícil pela situação sócio-econômica familiar.

 Sabendo que a união faz a força, este projeto propõe a parceira entre diversos atores sociais, dentro de suas respectivas áreas de atuação. A Academia Santanense de Letras engajada em projetos desta natureza e por estar envolvida com as atividades comemorativas alusivas aos 100 anos de nascimento de Cyro Martins, entendeu que em atividades  simples assim muito se pode fazer por um futuro melhor para nossa crianças.


As instituições  inicialmente contempladas pelo projeto são nove escolas municipais urbanas, com alunos entre sextas a oitavas séries, num total de 20 turmas de 10  a 15 alunos, reunidos todas as quartas-feiras, desde 19 de março, devendo se estender até o dia 30 de  julho, podendo ser repetido no segundo trimestre.


A virtude desse trabalho está na graça das crianças ao fazermos ver que elas podem sim ler um texto da qualidade do Cyro e  interpretá-lo para outras crianças, isso dá a elas um incentivo à auto-estima, o que as encoraja para voarem cada vez mais por outros caminhos, o de estudarem  para serem  melhores indivíduos e cidadãos.


Sinto que o projeto está ficando conhecido e reconhecido como uma opção séria a mais, que contribui em muito com valores como cristianismo, cidadania, solidariedade, amizade, respeito e principalmente acende o farol do amor de uns para com os outros.


Desde o dia 19 de março, todas às quartas-feiras, às 14:00 horas chego e eles já estão me esperando comuma professora,em turminhas entre 10 e 15 alunos.

Primeiro me apresento, faço uma introdução, exibo a apresentação do Cyro, no DVD da RBS,  com os depoimentos dos amigos dele e familiares. Depois, cada um dos alunoslê em voz alta um pouquinho de Um menino vai para o Colégio, a partir do capitulo que descreve a chegada de Carlos ao colégio até o final.

Assistimos ao filme  da RBS, o qual  estão adorando, para ali saberem o restante da história. Finalizamos com uma boa conversa e eles contam e comparam a diferença  entre eles e Carlos, no sentido de que eles, enquanto crianças, não precisam ser internados ou trocarem de cidade para estudar. Descrevemmais ou menos o que pensam dissonuma folha, mais as suas opiniões - se gostaram ou não do conto - epreenchem seus dados estudantis no final.

Uma equipe da RBS-TV Bagé nos visitou, filmou nossa oficina, entrevistou-os e exibiu a matéria no noticiário da região.

Enfim, o projeto começou se arrastando, persisti e me parece que vai pegar

mais força.

Estou muito feliz por nós e principalmente pela gurizada.

Santana do Livramento, maio de 2008