X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Barbosa Lessa, um erudito da cultura popular | Imprimir |  E-mail

Muito além dos rótulos de tradicionalista e folclorista que lhe foram imputados, o artista multimídia Luiz Carlos Barbosa Lessa foi, antes de tudo, um escritor.

Embora sua obra literária tenha ficado à sombra de uma inegável liderança intelectual no Movimento Tradicionalista Gaúcho, é na literatura empenhada desse artista renascentista - conforme designação dada pelo crítico musical Juarez Fonseca, na compilação que fez de seu cancioneiro: Barbosa Lessa, 50 anos de música - que percebemos sua extensa e profunda contribuição à cultura gaúcha.

Autor de clássicos da música regional como Negrinho do Pastoreio, Balaio, Pezinho, Quero-quero, Cantiga de Eira - recentemente gravada por Marcelo Delacroix - e Balseiros do Rio Uruguai, Barbosa Lessa também adensou sensivelmente o tema da formação da sociedade gaúcha em sua literatura múltipla.

Livros como O Boi das Aspas de Ouro (1958), Os Guaxos (1959), Rodeio dos Ventos (1978) e Era de Aré (1993), entre mais de 50 volumes, atestam sua permanência e vitalidade nos temas de fundo histórico e cultural sul-rio-grandense.

Não apenas preocupado com uma visão já consolidada do tipo social gaúcho, Barbosa Lessa adentrou por uma seara ainda inexplorada quando do início de sua carreira literária: a dos guaxos. Os guaxos são, para o autor, os verdadeiros protagonistas da história do Rio Grande do Sul, difusos em meio aos acontecimentos históricos, mas donos efetivos de uma história levada a cabo por peões comuns, mulheres de estância, chinas, descendentes de escravos, mestiços; que conformam um verdadeiro painel dessa cultura híbrida e desigual, nem sempre percebida com a lucidez ímpar desse autor engajado com o todo do Rio Grande do Sul.

Joana Bosak de Figueiredo
é Mestre em História, Doutora em Literatura Comparada (UFRGS). Foi professora substituta na UFRGS em 2000-2001, fez doutorado sanduíche na Universitat de Barcelona e defendeu tese em abril de 2006 sobre o gaúcho como fenômeno reposto do regionalismo, partindo de dois autores: Barbosa Lessa e Ricardo Güiraldes.


LINKS RELACIONADOS
- Origem da palavra gaúcho
- A saga do guri a pé