X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



I Encontro Fronteiras Culturais - RELATÓRIO PRELIMINAR | Imprimir |  E-mail

PARTICIPANTES CONVIDADOS E PÚBLICO PRESENTE RESSALTARAM OS SEGUINTES ASPECTOS:


1. A grande receptividade da mídia indica a questão Fronteiras Culturais como de interesse público, envolvendo diversos segmentos da sociedade e suas instituições.


2. A presença e o discurso do Sr. Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, assim como a conferência do Sr. Secretário de Estado da Cultura, Pilla Vares, além da presença de autoridades representativas do Poder Legislativo, de Instituições Culturais, Educacionais, Empresariais.


3. A alta qualificação dos palestrantes convidados e trabalhos apresentados, diversidade e complementaridade temáticas e de perspectivas, a contribuição de participantes na platéia - todos esses aspectos configuraram um momento raro, reunindo pesquisadores acadêmicos internacionais e locais com profissionais atuantes no contexto de fronteiras culturais.


4. A interação e complementaridade do temário geral e da Mostra de Vídeos Fronteiras - um olhar investigativo, a ponto de requererem mais tempo para debates e sugerirem desdobramentos futuros { linkar para a capa do folder em amarelo e preto e o texto que o segue].


5. O dimensionamento e a consideração de fatores sócio-culturais dos países envolvidos enfatizados, unanimemente, como indispensáveis para que tratados econômicos e comerciais, como o MERCOSUL, superem impedimentos [ link para Governador Olívio Dutra e Secretário Pilla Vares, em Entrevistas].


6. A necessidade de se realizarem pesquisas e se desenvolverem práticas voltadas para esses fatores, reunindo esforços de instituições públicas e privadas dos países em questão.


7. A importância das propostas interligadas do PROJETO FRONTEIRAS CULTURAIS (BRASIL - URUGUAI - ARGENTINA):

1) trabalho em campo, com ações culturais (Pesquisa de Campo e Oficinas de Leitura e Criação) em cidades fronteiriças sul-rio-grandenses, uruguaias e argentinas;

2) trabalho de ponta de pesquisadores e artistas dos três países. Ambas voltadas para vivências de fronteira em diferentes áreas, manifestações culturais e artes, favorecendo (re)conhecimento de peculiaridades e desenvolvimento de potencialidades.


Ponte entre Uruguaiana e Paso de los Libres


Links Relacionados:
- Entrevistas - Autoridades Representativas
- Revista Celpcyro Edição Especial
- Fronteiras - um olhar investigativo
- Projeto Fronteiras Culturais (Brasil - Uruguai - Argentina)