X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



I Encontro Fronteiras Culturais (Brasil-Uruguai-Argentina) - 12/12/2000  E-mail
Fronteiras Culturais


Abertura do evento, com o Governador do Estado, Olívio Dutra

 

O EVENTO REALIZADO

 

O Rio Grande do Sul, além dos limites geopolíticos com o Uruguai e a Argentina, compartilha com esses países aspectos históricos e culturais que potencializam sua função no processo de desenvolvimento geral da região e na realização de acordos e tratados econômicos e comerciais, como o MERCOSUL. Mas essas características ainda não foram devidamente consideradas.

 

Para discutir esse quadro, o CELP CYRO MARTINS realizou o I Encontro Fronteiras Culturais (BRASIL - URUGUAI - ARGENTINA).Mais de 30 especialistas da Europa, Hispano-américa e do Brasil se reuniram em conferências, mesas-redondas e debates, efetivamente ilustrados pela Mostra de Vídeos Fronteiras - um olhar investigativo, apresentaram trabalhos em diferentes campos, das Letras à História, da Antropologia à Sociologia, das Artes em geral à Comunicação, em suas interfaces e intersecções. A começar pelo discurso de Abertura do Governador Olívio Dutra, todos os demais participantes enfatizaram a necessidade de conhecer e divulgar as múltiplas facetas da interação entre o Rio Grande do Sul e os países platinos. Conforme eram levantadas questões culturais que envolvem os três países, mais se envolvia a platéia, atenta e participativa. No evento foram lançados o Boletim CELPCYRO no. 2 e o livro de contos Campo Fora, de Cyro Martins, em ed. bilíngüe (port/esp) e Edição Especial da Revista CELPCYRO, com matérias dos participantes.

 

Aos estudiosos convidados como aos observadores em geral dessa realidade fronteiriça, fica evidente que, sem a compreensão de características culturais, qualquer determinação política ou econômica sempre estará sujeita a sobressaltos. Pois laços culturais são avessos a determinações contratuais. Constroem-se passo a passo na convivência, nas esperanças e nas frustrações cotidianas das comunidades. Esses laços são frutos do esforço coletivo, muitas vezes vivenciados sem maior reflexão. No entanto, se conscientizados, podem ser trunfo para enfrentar adversidades, potencializando possibilidades. Por isso se tornam tão relevantes o seu reconhecimento e a sua valorização.

 

O evento superou expectativas - de qualidade de trabalhos apresentados, de público, de repercussão na mídia - e atingiu plenamente um de seus principais objetivos: trazer a público o PROJETO FRONTEIRAS CULTURAIS (BRASIL - URUGUAI - ARGENTINA), do CELP CYRO MARTINS, e testar seus propósitos, quais sejam, de identificação, fomento e intercâmbio cultural, abrangendo os três países, a partir de cidades fronteiriças do Rio Grande do Sul com uruguaias e argentinas. Um projeto-processo, com pesquisa de campo e ações culturais que propulsionem as peculiaridades da região, gerando conhecimento e autoconfiança nas populações.

 

Partimos da hipótese de que ser periférico, geográfica e historicamente, é um diferenciador do RS, intensificado na região da fronteira com o Uruguai e a Argentina. Um diferenciador que tende a apequenar mais que a engrandecer as comunidades locais. A começar pelo fato de, por óbvias a seus olhos, chegarem a não enxergar as peculiaridades contextuais em que vivem, menos ainda a valorizá-las.

 

Daí um olhar forasteiro poder se tornar mediador de outra perspectiva, propiciando um estranhamento que revele a essas populações o diferencial de sua própria existência. Sem alimentar ufanismos ingênuos, mas nutrindo sua auto-estima.

 

O PROJETO FRONTEIRAS CULTURAIS (BRASIL - URUGUAI - ARGENTINA) será desenvolvido com tal orientação, em cidades fronteiriças do RS com esses países, tendo como motivadores os contos de Campo fora/Campo afuera. Seu universo ficcional e o contexto sócio-histórico que os plasmou apresentam elementos a serem vistos em contraste com a atualidade. Ademais, a circunstância das leituras propiciará observação de cruzamentos de imaginário e realidades, especialmente no diálogo do passado com o presente, tendo no universo do gaúcho heróico e no contexto do gaúcho a pé focos significativos.

 

A Mostra Fronteiras - Um Olhar Investigativo, do Itaú Cultural, veio ao 1o. Encontro Fronteiras Culturais (Brasil - Uruguai - Argentina) como um convidado muito especial. Propiciou aos participantes do evento conhecerem trabalhos de artistas do documentário e de videoarte, enquanto contribuiu significativamente para ampliar perspectivas de abordagem da questão fronteiras. Cotidiano, imaginário, idiomas, costumes, conflitos, peculiaridades, carências, expectativas, vivências, enfim, se mesclam em linguagens que se entrecruzam, diluindo limites geográficos, fatos históricos, padrões lingüísticos, valores existenciais, referenciais estéticos. O "olhar investigativo" se torna, pois, um mediador para a compreensão de realidades fronteiriças; e, atravessando evidências, atinge também o imaginário de cada um e de muitos; se faz arte, incentiva a transformações.

 

A Mostra e o Encontro potencializaram os propósitos de identificação, fomento e difusão cultural norteadores do projeto Fronteiras Culturais (Brasil - Uruguai - Argentina), do CELP Cyro Martins.

 

Maria Helena Martins
Coordenadora do I Encontro Fronteiras Culturais
(Brasil - Uruguai - Argentina)


Foto publicada pelo Caderno de Cultura, editado por Carlos Urbim
Zero Hora, Porto Alegre, 9-dez-2000

 

Links Relacionados:
- Fronteras Abiertas - Mercosul
- I Encontro Fronteiras Culturais (Brasil - Uruguai - Argentina)
- Mostra de Vídeos Fronteiras - um olhar investigativo
- Governador Olívio Dutra - Entrevista
- Boletim CELPCYRO nº 2
- Campo Fora
- Edição Especial da Revista CELPCYRO
- A AMÉRICA LATINA NÃO EXISTE
- Projeto Fronteiras Culturais (Brasil - Uruguai - Argentina)
- Multiculturalismo e Identidade Nacional
- Antecedentes do gaúcho a pé