X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



HUMANISMO MÉDICO  E-mail

Este espaço identifica uma seção que se estrutura no rastro de postulações de Cyro Martins , com artigos dele, de pesquisadores  da área da saúde em geral e suas interações com outras áreas do conhecimento e das artes, enfatizando propósitos do CELPCYRO  de incrementar e divulgar artigos, experiências e eventos sob a égide do humanismo médico.

 

           Publicações   

             Eventos

   

         Cyro Martins postulava e vivenciava a arte médica como

aptidão que deve ter o médico de ativar sua criatividade em todos os atos, clínicos ou cirúrgicos, da assistência ao paciente. Concomitantemente, assinalarei o quanto é importante o saber intuitivo - o clássico olho clínico - no terra-a-terra da nossa prática cotidiana, não obstante estejamos vivendo uma era privilegiada da medicina, tanto que os recursos complementares disponíveis adquiriram dimensões de mito. Porém têm os seus inconvenientes, como todo o poder mágico.

Na práxis médica eles servem de anteparo às inibições emocionais de parte a parte. Ademais, comunicar idéias, sentimentos, propósitos, sempre foi difícil aos homens. E a situação se complica quando, num diálogo, de um lado está alguém que se queixa e pede auxílio, e do outro o interlocutor teoricamente depositário da solução do problema.

(IN: Caminhos: ensaios psicanalíticos. Movimento, 1993.)

 

Tal citação parece-nos sempre oportuna para reavivar princípios e práticas da Medicina, em especial como norteadora da nossa seção Humanismo Médico. Área cada vez mais valorizada entre profissionais e pesquisadores das mais diversas especialidades, incentivando trabalhos colaborativos, projetos centrados na atenção básica a profissionais da saúde, publicação de artigos, depoimentos, entrevistas sobre o assunto. Também por isso, se pretende aqui reforçar perspectivas multidisciplinares, sempre enriquecedoras na busca de novos conhecimentos. E sempre voltados para abordagens não só confortadoras e solidárias, em face da doença, mas de modos eficientes para instrumentalizar jovens profissionais da saúde a fortalecer a constituição humanística de suas mentalidades, refinando assim sua formação técnico-científica. (MHM)