X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



NOTÍCIAS 2011 | Imprimir |  E-mail

2011

OUTUBRO

Era Digital

No rastro do tema de nosso III Encontro da Mulher na Sociedade Atual, inauguramos uma nova seção, há algum tempo planejada: ERA DIGITAL. Nela serão apresentadas matérias para iniciantes, mas merecedoras de atenção dos iniciados. Conosco teremos a parceria de Fernanda Carvalho  e Renata Carvalho, sócias da Selo Prólogo, que surgiu da web. Vamos puxar colaborações internéticas especiais sobre vários tópicos.


Veja Apresentações do III Encontro da Mulher na Sociedade Atual:

Matérias iniciais da seção ERA DIGITAL

--------------

------------------

I - 57a. FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE


Participação do CELPCYRO e da Casa Editorial Luminara


08 de novembro

Entrevista do psiquiatra Cláudio Meneghello Martins, Coordenador de Saúde Mental do CELPCYRO, no âmbito da Feira, falará sobre as atividades do CELPCYRO e o livro Perspectivas da Relação Médico-Paciente, de Cyro Martins e Colaboradores, reeditado pela ARTMED, contendo também matérias atualizadas pelos respectivos autores.
 


10 de novembro

18h - Sala Leste do Santander Cultural

Mesa-redonda - Literatura e Medicina: aliadas no ofício e no prazer
Coordenação: Betina Mariante Cardoso (Casa Editorial Luminara e CELPCYRO)
Promoção: Casa Editorial Luminara e CELPCYRO

Apresentação do setor de Humanismo Médico do CELPCYRO e projetos em curso.
"As Humanidades Médicas a serviço do Humanismo Médico:  revisitando Cyro Martins"

----

Iniciado em 2006, o projeto propõe distribuição gratuita de exemplares da novela autobiográfica de Cyro Martins, Um Menino vai para o Colégio, a estudantes. Em contrapartida, eles devem apresentar trabalhos inspirados na leitura do livro e seus professores recebem Certificado de 40 horas de Atividades de Leitura, mediante apresentação de Relatório sobre a realização do projeto.
 

Novos Participantes:

  • Nossa parceria com a Universidade do Sudoeste da Bahia e o PROLER(UESB/PROLER), sob a coordenação da Profa. Dra. Heleusa Câmara, se expande para mais turmas da graduação do Curso de Administração da UESB, disciplina Comunicação nas Organizações, com 80 alunos. E já temos amostra de trabalhos deste ano (composições, fotos e desenhos) realizados por alunos das primeiras séries do Ensino Fundamental. Assim, o projeto na Bahia efetiva uma abrangência inesperada e muito bem sucedida de público participante.

  • Iniciamos em outubro o projeto no Colégio Estadual Francisco Antônio Vieira Caldas Junior, de Porto Alegre, por intermédio de uma parceria com a PUCRS, através de seu projeto ...., coordenado pela Profa. Dra. Maria Tereza Amadeo, por parte da Universidade. 357 receberam exemplares do livro, bem como seus professores e as Profas Alda Maria da Rosa e Maria Fernanda Lazarini coordenam 380 .... alunos já estão lendo os livros doados pelo CELPCYRO.

  • A EMF Afonso Guerreiro Lima, de Porto Alegre, acaba de firmar Termo de Compromisso para a realização do projeto com 180 alunos e seus 11 Professores, sob a coordenação da Profa. Tânia Marina Cortinovi.

Perspectivas:

Estamos em tratativas com o Instituto Estadual do Livro (IEL/SEDACRS) sobre possível parceria para desenvolvermos nosso projeto em paralelo com o consagrado Autor Presente, coordenado por José Ecker.
 

 




SETEMBRO

 

Leia texto de Betina Mariante Cardoso sobre as publicações: Literatura e Medicina

 

 

AGOSTO

Simpósio Internacional BRASIL E ALEMANHA PESQUISAM MERCOSUL E CULTURA

---------------------------------------------------------------

JUNHO

Lançamento do livro

Kate Chopin: contos traduzidos e comentados - Estudos Literários e Humanidades Médicas

20 de junho - Livraria Cultura- Porto Alegre

__________


MAIO


VIII JORNADA CELPCYRO sobre Saúde Mental
6 e 7 de maio de 2011
- NOVOTEL PORTO ALEGRE
Veja a Programação
__________


ABRIL


Mesa-redonda A RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE 15 de abril - auditório do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas - Porto  Alegre. Na ocasião será feito o lançamento da 2ª Edição atualizada do livro com esse título organizado por Cyro Martins com a colaboração de médicos de várias especialidades, enfatizando o humanismo médico. Evento com a participação de autores do livro Coord.: Cláudio M. Martins Promoção: CELPCYRO e HMIPV
__________


MARÇO


Risco de Suicídio - 18 de março –  Realização do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) com a participação do CELPCYRO

Tendo a missão de um Hospital Escola, sendo campo de residência Médica nas áreas de pediatria, ginecologia e obstetrcia e psiquiatria, este ano o hospital inova e estabelece uma atividade científica mensal para todo corpo clínico do hospital. Foi convidado o  psiquiatra Ricardo Nogueira, coordenador de saúde mental do sistema Mãe de Deus  e a coordenação e  também palestra do psiquiatra  Cláudio Meneghello Martins, Chefe do Serviço de Psiquiatria do HMIPV.

Veja as apresentações em powerpoint.

 


__________


Lançamento: Crônicas do Mundo ao Revés, de Flávio Aguiar, editado pela Boitempo. 17 de março - 19h - Bar Soteropolitano - R. Fidalga, 340 - São Paulo

27ª Edição SARAU LITERÁRIO ZONA SUL