X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



ACHADOS - Cyro Martins jornalista! | Imprimir |  E-mail

Esta seção foi criada com o intuito de nela publicar matérias inusitadas de e sobre Cyro Martins, perdidas no tempo, em seu acervo, nas mãos de alguém ou em bibliotecas; em recortes de jornais e revistas.

Eis um ACHADO muito especial, que Clóvis Malta nos permitiu resgatar e a Direção de Zero Hora liberou a cópia.Trata-se de matéria originalmente publicada nas páginas da Revista do Globo, memorável periódico da primeira metade do séc. XX , que registrava acontecimentos da cidade de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, abrindo-se para o Brasil e o mundo. Reproduziremos, em duas etapas, textos e fotos dos quais Clóvis Malta nos deu a pista e a Direção do Museu Hipólito da Costa propiciou os originais. A um e outro, nossos agradecimentos. (MHM)

- Cyro Martins jornalista!

Porteiras Fechadas
Clóvis Malta

Além de ter se notabilizado como o escritor que melhor traduziu a alma do homem marginalizado do campo, o psicanalista Cyro Martins fez incursões importantes pelo jornalismo. Há seis décadas, no ano da publicação de Porteira Fechada, o segundo romance da trilogia do gaúcho a pé, o escritor assinou uma reportagem sobre o mesmo tema na Revista Globo. Acompanhado do fotógrafo Ed Keffel, Cyro Martins embrenhou-se pela Campanha, onde nasceu e atuou como médico logo depois de formado, numa tentativa de responder à pergunta que deu título ao texto jornalístico: Será este o nosso Estado?

A história do gaúcho deserdado exposta na revista tem pontos em comum com a obra do ficcionista, cuja principal característica é a preocupação com os desvalidos do pampa, tema em que o historiador Décio Freitas o considerou à época um “admirável precursor”. A característica marcante do escritor é a preocupação com o drama de agregados, peões e carreteiros expulsos de suas atividades por inovações como o transporte ferroviário, as cercas de arame farpado, as pastagens artificiais. Expulsos do campo, esses personagens começaram a engrossar os cinturões de miséria das grandes cidades num processo que, seis décadas depois, se mantém como uma das principais causas de desagregação social.

Zero Hora
Porto Alegre, sábado, 31 de janeiro de 2004 p. 38


Parte I
SERÁ ESSE O NOSSO ESTADO? - A HISTÓRIA DO GAÚCHO MARGINAL

Narrada por CYRO MARTINS - Fotografada por ED KEFFEL

Parte II
CRÔNICA DE UMA CIDADE MARGINAL

Escrito por JUSTINO MARTINS - Fotos de ED KEFFEL


Veja outros ACHADOS:

- A economia não é tudo!
- CYRO MARTINS, 80 ANOS: AINDA ESTOU EM OBRAS.

- Essa Aventura ... a velhice