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Siglas utilizadas no planejamento do CMET Paulo Freire | Imprimir |  E-mail

Profa. Dione Detanico- Coord. Pedagógica do CMET Paulo Freire



  •    T1, T2, T3, T4, T5, T6 : Significam Totalidade 1, 2....

Totalidade é o nome que demos para o nosso currículo. Durante nossas discussões pedagógicas, percebemos que o trabalho que fazíamos não tinha nada a ver com as séries em que tudo é compartimentado. Trabalhamos de forma interdisciplinar, não priorizamos conteúdos por etapas, trabalhamos com grandes temas e escolhemos conceitos. Os conteúdos, portanto, perdem seu antigo status e ficam a serviço desses conceitos, e são liberados para serem desenvovidos em qualquer Totatidade.

Para não perdermos os rituais de passagem, denominamos T1, 2 e 3 para o trabalho inicial e T4, 5 e 6 para o final do ensino fundamental. Temos o sonho (com muita luta ainda) de oferecer o ensino médio voltado para a produção de eventos públicos.

  • NEES : necessidades educativas especiais

  • CRÊ SER: é o nome de uma cooperativa organizada por pais de pessoas que têm mais de 21 anos (idade limite para ficar em escolas especiais).

A CRÊ SER foi instituída na época do PT na Prefeitura de Porto Alegre, através do Orçamento Participativo (1989). O terreno e o prédio é da PMPA, os alunos aprendem alguns ofícios (padaria, horta, papel) e aprendem a ler e escrever. A escolarização deles está sob a responsabilidade do CMET e os professores são lotados aqui. Ficou uma extensão nossa. Como professora de português, este nome me perturba. A ideia deles era de crer (acreditar) no ser, por isso “crêser”, que não é sigla, não é verbo, é um substantivo ...


PTE: Projeto de Trabalho Educativo.

Toda uma atividade orientada por professores para alunos portadores de deficiência. Aqui no CMET, esses alunos, durante a semana, estão nas suas turmas de trabalho, num turno específico. Nas sextas-feiras eles se encontram para uma atividade (com professores) orientada para o trabalho (estágios) em secretarias públicas, autarquias, comércio, etc de POA. Conseguido o estágio no turno inverso ao seus estudos, eles recebem acompanhamento dos professores que vão visitá-los sistematicamente em seus locais de trabalho. Está sendo uma experiência muito interessante e positiva. Teria várias histórias para contar.