X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Sobre Enigmas da Leitura | Imprimir |  E-mail

Eliana Yunes*


Nos últimos anos, pouca coisa li fora da ficção, tão comovente, tão contundente, pontual e densa como seu Enigmas da leitura. Li reli, treli, passei a outras mãos e olhos e quero muito comprar muitos exemplares para distribuir em nome da Cátedra Unesco de Leitura, esta mini jóia.


Nós nunca poderíamos ter distanciado o convívio, sobretudo depois de termos sido salvas por nossos anjos da guarda daquele caminhão que perdendo a direção subiu a calçada em Laranjeiras justo às nossas costas, na despedida do PROLER.


Grata pelo testemunho fidedigno, breve e verdadeiro que traz do nosso Proler, aquele que vem resistindo apesar de tantas tentativas de domá-lo, sufocá-lo, deformá-lo nos últimos quinze anos..Vc sabe que a exposição e publicação subscrita por nomes de colegas nossos de coturno, ignora aqueles anos iniciais... Mas como no poema de João Cabral, acreditávamos que um galo sozinho não faz a manhã e ela segue sendo tecida, por exemplo, pelo seu livro e seu trabalho no Celpcyro. Aquela manhã de leituras, poucos entendiam, com novas práticas, nova teorização, novas políticas.


Pois bem: vc acaba de dizer tudo em pouquíssimas linhas, com exemplos que só vc torna tão convincentes. Lindo!


Peço licença para destacar, duas ou três coisas impressionantes além desta:

  • As pessoas “tem dificuldade em estabelecer relações significativas entre o que se passa consigo e o mundo ao redor, condição básica para a leitura”. Resumiu toda a estética da recepção em língua dos mortais. Enxuto e exato.
  • Vc fala do mediador, conceito que apenas esboçávamos então e que vc habilita com delicadeza teórica e relato exemplar da prática.”considero mediador todo o indivíduo que com sua experiência, sensibilidade e inteligência, cria condição para que o outro possa transpor barreiras para compreender o que se passa consigo e com seu entorno”. Coerência absoluta, redonda com a teoria !
  • A beleza de resgatar Matias e D Silvina que vc demonstra serem gente que lê, mesmo amargando sua “dislexia” e que sabem escrever o mundo que lêem: Belez pura!


* Eliana Yunes - Rio- 01/0/2010
Profª Associada da PUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 2252 2453-900 / Gávea - RJ - Brasil
Cátedra Unesco de Leitura Ligue para este número 5521 3527-1960 / 3527-1924
yunes@puc-rio.br
; reler.yunes@puc-rio.br


--------------------------

José Domingos Brito, estudioso e divulgador da criação literária e da leitura, registra, em e-mail de 24 Feb 2011:

"Adorei seu livrinho. Fiquei com inveja de suas andanças pelo Brasil iletrado vendo, estimulando e aprendendo novos modos de leitura. Fiquei particularmente encantado com os tipos excepcionais que você contatou como Dona Silvina  e Matias. São pessoas como essas que nos fazem acreditar na humanidade. Seu trabalho é muito interessante. Nunca havia parado para perceber essa outra realidade. É fantástico. Me diga uma coisa: tem mais alguém preocupado com essa linha de pesquisa?"

Saiba mais em Novo Formato Editorial - Minibuks