X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Comunicadores gaúchos prestam homenagem a Hipólito da Costa no Uruguai | Imprimir |  E-mail

O II Encontro Internacional de Comunicação Sem Fronteiras, intitulado “A Integração de comunicadores do MERCOSUL: uma homenagem a Hipólito José da Costa – Patrono da Imprensa Brasileira”, ocorreu nos dias 30 de maio e 1º de junho e fez parte das comemorações da Semana da Imprensa Brasileira de 2003. O evento foi coordenado pelo Instituto de Comunicação, Cultura, Educação e Formação Política Alberto André – IAA, e teve como objetivos principais estabelecer contatos com profissionais e entidades uruguaias do Campo da Comunicação e prestar  homenagem ao Patrono da Imprensa Brasileira.

Em Montevidéu, a delegação foi recebida no Ministério das Relações Exteriores pelo Secretário de Serviço Exterior, Lic. M. Ignacio Capandeguy, e por um grupo de jornalistas membros da Associação de Imprensa Uruguaia e do Sindicado dos Jornalistas Uruguaios, entre eles Manuel Mendez e Hugo Machin. Como resultado do encontro ficaram pré-agendados novos encontros entre jornalistas e membros da Casa Consular do Uruguai em Porto Alegre.

Também na capital uruguaia, a comitiva visitou a sede da Associação Latino Americana de Integração – ALADI, quando teve oportunidade de conversar com Alejandro Pastori Fillol, Assessor Jurídico da entidade, e Reina Ana P. Protti, Coordenadora de Imprensa. Na reunião, as temáticas abordadas giraram em torno das atividades da ALADI e a possibilidade de estabelecer intercâmbios culturais e projetos de comunicação envolvendo os países latino-americanos.

Na cidade de Sacramento, o grupo de comunicadores esteve na Intendência, onde foram recepcionados por autoridades locais, entre elas o Diretor Geral de Secretaria, Alejandro Fioroni Basso, que recebeu das mãos do Presidente do IAA, Enio Rockenbach, uma placa homenageando o Patrono da Imprensa Brasileira, nascido naquela localidade, quando a região fazia parte do território pertencente à colônia portuguesa. Na ocasião, ambas as partes se mostraram interessadas em dar prosseguimento ao processo de integração entre gaúchos e uruguaios.

Karla M. Müller
Profa. Adjunta da FABICO/UFRGS
Membro da Diretoria do IAA