X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



EXPOSIÇÃO FREUD PARA TODOS  E-mail
CELPCYRO - Eventos
 

Freud para Todos – realização da ABP e SPPA , abril de 2003 em Porto Alegre:Exposição,
Seminários e Mesas-redondas, em que o CELP Cyro Martins participou

CONSULTÓRIO DE CYRO MARTINS NA EXPOSIÇÃO


Estes móveis e objetos suscitam lembranças, fantasias, curiosidade, respeito. Do âmbito privado, passam aqui à formalidade próxima de um museu. Tornaram-se referências, retrato parado no tempo de um processo em situação; de diálogos em que silêncios e revelações, obviedades e descobertas conviveram com alegrias e tristeza, num clima de acolhimento. Vislumbram-se, assim,  vivências que deram sentido a um espaço. O impacto em seus antigos freqüentadores terá hoje intensidade semelhante às marcas que a passagem por lá significou em suas existências? 

A presença do quadro de Danúbio Gonçalves, com imagens mineiras em torno da reprodução de um dos Profetas de Aleijadinho, pode auxiliar  na aproximação à personalidade e ao trabalho de Cyro Martins (1908-1995). A implacabilidade da Esfinge grega dá lugar à grandeza simples de contexto e figura mais próximos, que não anunciam desígnios terríveis, e sim estampam  superação de limites. Á semelhança do analista, guiam e criam condições para indivíduos construírem suas próprias vidas, para se comprometerem com o destino coletivo. Ademais, mesmo neste agora cenário-consultório, persiste a junção harmônica original de convenções e memento freudianos com literatura universal, nossa  arte barroca, registro afetivo de amigos e ex-pacientes, tudo remetendo ao "humanismo psicanalítico",  que acompanhou Cyro Martins em  sua longa e profícua trajetória: 

O humanismo psicanalítico é um estímulo a que pensemos sem metafísica sobre a condição do homem em face do universo e sobre a verdade das relações humanas. Portanto, é uma tomada de posição contra o falso, o espúrio, o arbitrário, várias vezes disfarçados de pensamento científico. Considero que essa deverá ser a linha ideológica básica da nossa teoria e da nossa práxis. Portanto, fora do âmbito da fantasia. (Cyro Martins, Caminhos, 1983).

Maria Helena Martins
Diretora-presidente do Centro de Estudos de
Literatura e Psicanálise Cyro Martins

 

Leia textos da Mesa-redonda PSICANÁLISE E CULTURA BRASILEIRA E GAÚCHA 
Santander Cultural - 26 de abril de 2003