X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



MARIA HELENA MARTINS  E-mail
CELPCYRO - Institucional

 alt

             Criadora e Diretora-Presidente do CELPCYRO (1907-2011), Presidente Honorária do CELPCYRO (2012)

                   Diretora de Cultura, Humanidades e Literatura a partir de 2012

 

Filha do escritor e médico psiquiatra e psicanalista Cyro Martins, Maria Helena de Sousa Martins nasceu em Porto Alegre. Fez graduação no Instituto de Letras da UFRGS, onde lecionou Teoria  e Crítica Literária, Literatura Brasileira, introduziu a disciplina Literatura infanto-juvenil e fez Mestrado. Na FFLCH da USP, se tornou Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (FFLCH), lecionou Introdução aos Estudos Literários e coordenou o Estágio de Formação do Educador em Serviço. Assessorou o Projeto de Formação de Mediadores de Leitura, na Sec Municipal de Cultura de São Paulo e foi consultora do Itaú Cultural, onde participou da implantação do banco de dados informatizado de Literatura, coordenou projetos, ministrou cursos e organizou publicações sobre Literatura e Leitura. Participou de Seminários Reading Specialist, na University of San Francisco, de Theory of Literature e Children's Literature, em Berkeley (University of California), nos Estados Unidos. Participou de Seminários sobre Sociologie des Arts e Histoire de la Lecture, no EHESS, em Paris. Foi bolsista-pesquisadora da CAPES/DAAD, na Universidade Livre de Berlim.

 

Criou o Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins - CELPCYRO, em 1997, para tratar do acervo de seu pai e reeditar sua obra, realizar trabalhos com e a partir dela. Até 2011, foi Diretora-presidente do CELPCYRO, quando passou a Presidente Honorária e assumiu a Direção de Cultura, Humanidades e Literatura, permanecendo na coordenação dos projetos de pesquisa, eventos, cursos, publicações, o conteúdo deste site, que criou e mantém atualizado regularmente, bem como o INFORME CELPCCYRO, ambos divulgando a obra de Cyro Martins, registrando todas as atividades do Centro, publicando trabalhos de seus colaboradores. 

Além de docência e pesquisa universitárias, sempre gostou do convívio com saberes e fazeres extra acadêmicos. Daí sua participação em projetos como o PROLER, percorrendo o Brasil pela formação de leitores. Também vem desse gosto sua consultoria para as Secretarias de Educação e de Cultura do Município e do Estado de São Paulo, e para o Instituto Itaú Cultural.

Estudiosa da Leitura, esta é seu referencial básico para investigar a interação de linguagens verbais e não verbais, assim como tensões, provocações e iluminação mútua entre diferentes áreas do conhecimento e artes que  povoam suas conjeturas e questionamentos. Consultorias, cursos, seminários e oficinas que ministra são especialmente voltados para a relação do leitor com a obra, o processo de atribuição de significados ao que lê, influenciado por vivências e expectativas suas, e pela interação entre linguagens verbais e não-verbais. Tudo isso tem sido carreado para o maior dos desafios de sua atividade profissional, que é dar vida e consistência aos trabalhos no CELPCYRO. E, certamente, foram essas realizações que levaram a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul a agraciá-la com a Medalha Mérito Farroupilha - Cultura, a 15 de setembro de 2010.

Principais publicações (livros):

Agonia do heroísmo: contexto e trajetória de "Antônio Chimango"
(Porto Alegre, EDURGS/L&PM, l980);

O que é leitura
. (São Paulo, Brasiliense, l982. 2011 23a.ed.);

Reinventando o diálogo: ciências e humanidades na formação do professor. Co-autor. e org. (São Paulo, Brasiliense, l987);

Crônica de uma utopia: leitura e literatura infantil em trânsito. (São Paulo, Brasiliense, l989);

Questões de linguagem
. Org. e co-autoria. (São Paulo, Contexto, l991);

Modernismo - Cadernos Poesia Brasileira. Org.
(São Paulo, Itaú Cultural ,1995);

Cyro Martins 90 Anos
. Org e co-autoria
(Porto Alegre, IEL/CORAG, CELPCYRO, 1999);

Você deve desistir, Osvaldo
. (Antologia de contos de Cyro Martins). Seleção, Org. e Apresentação (Porto Alegre, L&PM,2000);republicado com o título Contos Escolhidos. Porto Alegre, L&PM, 2008.

Rumos da Crítica. Org. (São Paulo, Itaú Cultural/SENAC, 2000);

Outras Leituras
. Org. (São Paulo, Itaú Cultural/SENAC, 2000);

Fronteiras Culturais (Brasil – Uruguai – Argentina)
. Org. e Co-autoria.
(São Paulo, Ateliê Editorial/CELPCYRO/SMC de Porto Alegre, 2002).

Pampa e Cultura: de Fierro a Netto. Org.e co-autoria c/ Ligia Chiappini e Sandra Pesavento. (Porto Alegre , ED. da UFRGS/CELPCYRO/LAI-FU Berlin/Ibero Americano de Berlim. 2004).

Cone Sul: Fluxos,Representações e Percepções
. Org. e co-autoria c/ Ligia Chiappini. (São Paulo, HUCITEC/FFLCH-USP/CELPCYRO/LAI-FU, 2006).

Trilogia do gaúcho a pé
(Sem rumo, Porteira fechada, Estrada nova). Cyro Martins. Porto Alegre, CORAG/Território das Artes/CELPCYRO, 2008. Ed.comemorativa do centenário de nascimento do autor organizada por Flávio Aguiar. Acompanhamento editorial.

Enigmas da Leitura - lendo com analfabetos e iletrados. Porto Alegre. Col. minibuks. Território das Artes. 2010.

Perspectivas da Relação Médico-Paciente - 30 anos
. Cyro Martins e Colaboradores. Porto Alegre, Artmed/Grupo A Editora.Edição comemorativa. Maria Helena Martins( org.). 2010.


- LEIA neste site, entre outros:

Rastros do processo de criação ( considerações sobre originais inéditos de Cyro Martins),

Ler pelo não.

Pagos, passagens, incertezas - o drama da froteira.

 
"Seu Bilo" e outros pais na ficção de Cyro Martins
.

 

A Palavra, pedra de toque da Literatura e da Psicanálise.

 

Machado de Assis e Alain Robbe-Grillet nos meandros do ciúme. 

 

- Áudio de entrevista a Oscar D'Ambrósio, na rádio UNESP (São Paulo-SP):  Leitura e Literatura (22/03/2010).

Cf. CNPq/Curr.Lattes                                               

                                                 :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::;