X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



PROJETO PAMPA E CULTURA: DE FIERRO A NETTO | Imprimir |  E-mail
Fronteiras Culturais - Projeto

- Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul

Esse projeto se insere no quadro dos projetos FRONTEIRAS CULTURAIS (BRASIL - URUGUAI - ARGENTINA), coordenado por Maria Helena Martins (CELP Cyro Martins - Porto Alegre) e FRONTEIRAS CULTURAIS NA COMARCA PAMPEANA: OBRAS EXEMPLARES, coordenado por Ligia Chiappini.

REALIZAÇÃO:

- CENTRO DE ESTUDOS DE LITERATURA E PSICANÁLISE CYRO MARTINS
- CATEDRA DE BRASILIANÍSTICA DO INSTITUTO LATINOAMERICANO DA UNIVERSIDADE LIVRE DE BERLIM

CONTEÚDO:
Livro - CD - DVD - publicação conjunta
Trata-se de publicar, em edição bilíngüe - português e espanhol - textos apresentados no Simpósio durante o evento Cultura Fronteiriça/Cultura Fronteriza: Brasil, Uruguay e Argentina, em Berlim, bem como imagens da exposição El gaucho/o gaúcho, na literatura, na história e nas artes, realizada na ocasião. A publicação ainda trará, encartados, um DVD com o filme Netto perde sua alma, de Beto Souza e Tabajara Ruas, e um CD com músicas de compositores pampeanos dos três países em foco, interpretadas pela pianista Olinda Allessandrini, Ambos, filme e recital, foram também apresentados no referido evento. A capa será composta com ilustrações do artista fronteiriço Gustavo da Liña, cujas telas constituíram o portal da exposição. Leia Relatório do evento Cultura Fronteiriça

 

2º ENCONTRO INTERNACIONAL FRONTEIRAS CULTURAIS

Esse ENCONTRO reunirá autores, artistas, obras, pesquisadores brasileiros, uruguaios, argentinos e de outras nacionalidades com estudos e criações sobre fronteiras culturais, principalmente voltados para a região que abarca o Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. O evento e os produtos culturais a serem nele lançados (livro, CD e DVD) decorrem e dão continuidade ao proposto no 1o. ENCONTRO FRONTEIRAS CULTURAIS (BRASIL-URUGUAI-ARGENTINA) - dezembro de 2000, Porto Alegre e no evento realizado em Berlim ( 2002), CULTURA FRONTERIZA: BRASIL, URUGUAY Y ARGENTINA.
Deverão ser realizados Simpósio (mesas-redondas, palestras, oficinas, painéis); exposições; recitais; lançamentos.

IMPORTÂNCIA DO PROJETO

O evento em Berlim aconteceu por iniciativa da Cátedra de Brasilianística do Instituto Latino-Americano da Universidade Livre de Berlim e do Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins, de Porto Alegre. Renomadas instituições internacionais - Instituto Ibero-Americano de Berlim, Instituto Goethe, Instituto Brasil- Alemanha, Fundação Memorial da América Latina - além do MINC, SEDAC-RS, SMC P.Alegre, Embaixada do Brasil na Alemanha se uniram para tal empreendimento, atestando sua importância. Os trabalhos a publicar no livro são inéditos de especialistas e artistas brasileiros, hispano-americanos e alemães que delineiam um panorama da riqueza e de peculiaridades da cultura pampeana, na região fronteiriça entre Brasil, Uruguai e Argentina. As composições apresentadas no CD são frutos de cuidadosa e criativa pesquisa da pianista, enquanto o DVD do filme, virá reafirmar sua trajetória de sucesso, agora para circular no meio estudantil e entre pesquisadores. A cultura fronteiriça, de interesse regional, tem significação mais ampla nos dias atuais, quando se discute o Mercosul e sua dimensão cultural, além da econômica e comercial, na União Européia como na América. Assim, essa publicação e o 2o. Encontro fortalecerão o intercâmbio cultural e artístico entre os países envolvidos e, principalmente, reafirmarão o Rio Grande do Sul como pólo de produção e difusão cultural.

COORDENAÇÃO: Ligia Chiappini e Maria Helena Martins
COORDENAÇÃO GERAL:
Maria Helena Martins