X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



CELPCYRO no Projeto Comunicação e Práticas Socioculturais no Mercosul | Imprimir |  E-mail

O último dia 06 de setembro, o Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins esteve representado na Reunião de Trabalho do Comitê Acadêmico Mercosul e Integração (CAM&I), vinculado à Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), na Universidade Federal do Rio Grade do Sul (UFRGS). O encontro ocorreu nas dependências da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação e foi coordenado por Karla Maria Muller, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação e represente da UFRGS no CAM&I/ AUGM.

O objetivo do encontro foi chamar professores e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, que realizam atividades com o foco nas fronteiras e na integração dos países do Cone Sul da América Latina, para discutirem propostas de operacionalização do Projeto 'Comunicação e Práticas Socioculturais no Mercosul', em desenvolvimento nesse Comitê.

Os participantes do evento vêem como prioridade a identificação das potencialidades da região fronteiriça para, a partir delas, propor alternativas que possibilitem enfrentar os desafios do processo integracionista. A equipe acredita que através de ações com caráter geopolítico, social e cultural, e de interesse comum dos países que compõem o Bloco Mercosul, seja possível ultrapassar as questões econômicas e políticas, alcançando contribuições mais significativas para as comunidades envolvidas.

Os trabalhos que o CELPCYRO desenvolve desde 2000, com seu projeto Fronteiras Culturais, integrados a essa visão, valeram-lhe o convite para participar do processo na condição de colaborador. Como resultado do encontro, representantes do grupo estiveram reunidos com Wayner Machado, prefeito de Santana do Livramento e atual presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste, no último dia 12 de setembro, na sede da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul em Porto Alegre para dar prosseguimento aos trabalhos.

O próximo passo será por ocasião do III Fórum Artístico Cultural Latino-Americano, no início de outubro em Livramento(RS), quando nova reunião ocorrerá, onde se pretende apresentar a proposta de um Protocolo de Intenções a ser firmado pelas instituições aqui referidas, a fim de que se possa desenvolver ações culturais conjuntas em prol do desenvolvimento da região fronteiriça envolvendo Brasil, Uruguai e Argentina.