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Breve relatório sobre o projeto Cyro Martins vai às Escolas no CMET Paulo Freire | Imprimir |  E-mail

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Secretaria Municipal de Educação
Centro Municipal dos Trabalhadores Paulo Freire - CMET Paulo Freire
Diretor: Jorge Luiz Marques da Silva
Vice-Diretores: Jorge Secchi Neto e Vera Braga Lopes
Coordenadora Pedagógica: Dione Maria Detanico Busetti


O CMET Paulo Freire caracteriza-se como uma escola que estrutura seu currículo voltado para as questões do conhecimento, do trabalho e da cultura (envolvendo

as artes em geral). Neste ano de 2009, o tema que norteou todo o trabalho

docente foi “O que me leva a ensinar e a aprender”, e o “Projeto Cyro Vai às

Escolas”, por seu caráter interdisciplinar, pelo enfoque na literatura e na cultura e história do Rio Grande do Sul e também do Brasil veio somar-se ao nosso cotidiano.

Em razão da gripe H1N1, começamos a leitura do “Um menino vai para o colégio”

em setembro, mês em que o CMET recebeu os livros da CORAG. Esquematicamente, apresentamos as atividades desenvolvidas pelos professores e alunos:

  • A leitura do livro foi feita paulatinamente de duas maneiras:

a) com os alunos que já têm esta habilidade bem desenvolvida, a leitura foi individual no coletivo;

b) com os alunos que estão iniciando a alfabetização, a leitura foi feita por capítulos pela professora.

  • O vocabulário foi detalhadamente trabalhado com os alunos. Observamos que, com os mais velhos, havia familiaridade com as palavras gaúchas.
  • Os professores resolveram trabalhar questões geográficas e históricas das décadas de 1910, 20 e 30 no Rio Grande do Sul; para tanto, uma aula-teatro foi dada em todos os turnos para todos os alunos, contemplando estas questões. (cf. partes em vídeo)
  • Aspectos biográficos do Cyro Martins foram abordados.
  • Algumas turmas fizeram trabalhos escritos, principalmente resumos dos capítulos.
  • Neste momento foram trabalhadas questões relativas à estrutura textual, pontuação, regência e concordância verbal e nominal.
  • As turmas de Totalidade 1(cf. siglas) criaram títulos para cada capítulo.
  • As professoras de artes trabalharam na criação de ilustrações específicas do livro e também a confecção de brinquedos de madeira, tal como Carlos tinha os seus (cf . ppoint com as ilustrações).
  • Os alunos cegos puderam trabalhar todo o livro, pois foi feita a transcrição em Braille.
  • Algumas professoras trabalharam o estudo das distâncias, envolvendo mapas, quilometragem, km por hora das carroças de antigamente e dos trens maria-fumaça, fazendo relação entre o tempo da viagem de antigamente e de agora.
  • A professora de música trabalhou com músicas gaúchas antigas como chotes, valsas, bugios. ( apresentados pelo Coral às Profas. Maria Helena Martins e Aymara Celia, na ocasião em que ocorreu umvibrante diálogo delas com a platéia, sobre o livro e sobre
  • Cyro Martins)
  • Foram trabalhados aspectos da natureza (fauna e flora) de Quaraí, Alegrete, Uruguaiana
  • ( representados por desenhos e fotos apresentados na exposição dos trabalhos).
  •  Foram confeccionados pequenos livros com a história, sob o título de “livros dentro de
  • um livro” e livros de ilustrações. (cf. ppoint das ilustrações)
  • Duas Turmas das Totalidades Iniciais cenarizaram o livro através de uma maquete (cf. fotos).

Nas sextas-feiras, acontece uma atividade sistemática, com alunos interessados, chamada de “Tertúlias Literárias”. No segundo semestre o livro lido foi “Gaúchos no obelisco” também do Cyro Martins. Foram possíveis várias transversalidades com “O menino vai para o colégio”, com o momento histórico brasileiro da década de trinta e

com o momento histórico de hoje.

 

Todos os alunos receberam os livros doados pela CORAG, e todos os professores foram exortados a utilizá-los em suas aulas. A professora de Português das Ts finais da tarde e da noite trabalhou a leitura, mas os professores das Ts iniciais, nos três turnos, é que aprofundaram o livro, iluminando as riquezas culturais, históricas, geográficas, políticas e econômicas da época. O número de alunos diretamente envolvidos soma a 450. Todos os professores que trabalham com as Ts iniciais têm formação superior.

No dia 8 de dezembro de 2009, foi feito o “fechamento” desta atividade, e a professora Maria Helena Martins, filha do autor, pôde presenciar o resultado de todo um processo prazeroso que foi conviver com Carlos, Afonso e Alzira principalmente.


PROFESSORES ENVOLVIDOS NO TRABALHO

 

Suzana Reckziegel: Pedagogia:  suzanamreck@yahoo.com.br

Helena Carvalho: Pedagogia

Anézia Viero: Doutorado   aviero@portweb.com.br

Viviane More: Pedagogia  vicastilhos@bol.com.br

Daisy Erig: Pedagogia   isverg@hotmai.com

Carla Fernandes: Letras e Artes Plásticas  carlafernandes@gmail.com

Carla Balena: Artes Plásticas   carlbalena@yahoo.com.br

Cíntia Albertoni: Direito e Letras  cintialbe@ig.com.br

Cíntia Zimpel: Pedagogia    czpro@terra.com.br

Tais Costa: Pedagogia    taiscosta@hotmail.com

Lauren Veronese: Ciências Biologia   0009997@ufrgs.br

Gecilda Vanin: Pedagogia   gvanin2000@yahoo.com.br

Sandra Careli: História e Direito

Saadya Bellini: Psicopedagogía e Música   saadya@brturbo.com

Maria de Fátima Gomes: Pedagogia  fatimagomes@smed.prefpoa.com.br

Marilene Zimer: Pedagogia  aprender@brtubo.com.br

Ieda Baron: Psicopedagogia

Regina Flores: Pedagogia