X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Ciclo sobre Cyro Martins | Imprimir |  E-mail


De 02 a 23 de junho, com especialistas que, além de homenagear
Cyro Martins e sua obra em diálogos informais, tratam de temas muito interessantes.
Entrada franca.


Programação

--------------------------------------------------------------------------------------------------


02 de junho- 2ª.fa. - das 19h às 20h30

Tema - PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE E SAÚDE MENTAL: MITOS E REALIDADE


Palestrantes:

- Juarez Guedes Cruz. Médico, psiquiatra e psicanalista. Membro efetivo e didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). Dentre outros, publicou: A cronologia dos gestos (Prêmio açorianos 2004) e Alguns procedimentos para ocultar feridas (2007).

- Fernando Lejderman. Médico Psiquiatra. Presidente da Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS) - 2008 -2009.

- Cláudio Martins. Médico psiquiatra pela PUCRS. Mestre em Psiquiatria pela University of London. Preceptor e professor em psiquiatria da FFFCM do hospital materno-infantil Presidente Vargas (Porto Alegre). Coordenador de Saúde Mental do CELP Cyro Martins.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

09 de junho – 2ª. fa. - das 19h às 20h30

Tema - CYRO MARTINS, LITERATURA E SOCIEDADE

Palestrantes:

- Joana Bosack de Figueiredo. Mestre em História. Doutora em Literatura Comparada (UFRGS). Professora de Literatura (UFRGS). Publicou, entre outros: “Fronteiras no Prata: guachos e sombras - a identidade gaúcha e a literatura de Barbosa Lessa e Ricardo Güiraldes”. (In: L.Chiappini e M.H. Martins. Cone Sul - fluxos, representações e percepções). “Entre el fracaso y la traición: una mirada imperfecta hacia la tradicción”. (In: A.Camps (org.). Tradicción y diferencia). “Barbosa Lessa, Ricardo Güiraldes e Valery Larbaud: realizadores de travessias entre a história e a literatura”. (In: T. F. Carvalhal- Transcriações- org.).

- Cesar Augusto Barcellos Guazzelli. Doutor em História Social. Professor Adjunto do Depto. de História e do PPG de História da UFRGS. Prêmio de História Brasil Paraguai (1º lugar) no concurso "A Guerra do Paraguai e suas conseqüências para a História e a Sociedade da Bacia do Prata", com a monografia Guerra do Paraguai: Estados Nacionais e Regiões-Províncias no Espaço Platino.

- Elizabeth Pires Rizzato. Mestre em Letras/Teoria da Literatura (PUCRS). Professora de Literatura e Pró-Reitora de Graduação naUniversidade de Santa Cruz do Sul- UNISC. Integrante do Grupo de Pesquisa em Avaliação Institucional na UFRGS. Entre outros, publicou: O gaúcho a pé – um processo de desmitificação.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

16 de junho- 2ª.fa. - das 19h às 20h30

Tema- CYRO MARTINS: DO ROMANCE PARA O CINEMA

Palestrantes:

- Gilberto Perin. Diretor do Núcleo de Programas Especiais da RBS TV. Formado em Jornalismo (FAMECOS-PUCRS). Atuou em jornalismo impresso, publicidade, teatro. Roteirista e diretor de cena. Dirigiu, entre outros, minissérie adaptada A ferro e fogo - Tempo de solidão, de Josué Guimarães; o musical Esses moços , inspirado na obra de Lupicínio Rodrigues e A visita, adaptação da obra de Caio Fernando Abreu, para a série Escritores, da RBS TV, da qual faz parte a adaptação de Um menino vai para o colégio, de Cyro Martins.

- Guilherme Castro. Graduado em Direito e Jornalismo. Cineasta, atua como diretor, roteirista e produtor. Em ficção, o filme mais conhecido é Terra Prometida (CM; 03 kikitos: direção, filme e atriz - kandango de melhor filme - seleção oficial de Havana 2007). Professor do Curso de Realização Audiovisual/Unisinos. Dentre projetos atuais, adaptação de Porteira Fechada, de Cyro Martins

- Liliana Sulzbach. Produtora e diretora de filmes. Coordenadora de Projetos Culturais - Zeppelin Filmes. Direção em filmes: Um Menino vai para o Colégio, 2007, ficção, TV. O Continente de Érico, 2005, Documentário, TV. O Cárcere e a Rua, 2004, Documentário, Cinema. A invenção da infância, documentário, Cinema. O Branco, ficção, Cinema.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

23 de junho- 2ª.fa. - das 19h às 20h30

Tema-CYRO MARTINS: HUMANISTA NA PSICANÁLISE E NA LITERATURA

Palestrantes:

- Theobaldo Thomaz. Médico Psiquiatra e Psicanalista. Autor, entre outros, de: “A Ficção, ou a Imortalidade do Real, na Mentira” (in: Fronteiras Culturais ( Brasil – Uruguai – Argentina. MHMartins - org); “Cyro e o Principe da Vila“ (in Cyro, 90 Anos – M.H. Martins – org.); “O Real e o Verossímil em Borges e na Psicanálise” (in: Literatura Comparada e Psicanálise: interdisciplinaridade, interdiscursividade, Léa Masina e Vera Cardoni - orgs.).

- Abrão Slavutzky. Psicanalista, Membro do Núcleo de Estudos Sigmund Freud, entre outros, escreveu com Cyro Martins Para Início de Conversa ( Movimento,1990)

- Léa Masina. Bacharel em Direito e Letras (UFRGS). Doutora em Literatura Comparada, Crítica Literária e Professora Associada (Letras da UFRGS). Entre outros, publicou: Percursos de Leitura; Alcides Maya, um Sátiro na terra de Currupira, Textos Críticos de Alcides Maya, A leitura partilhada e Guia de Leitura: 100 autores que você precisa ler.