X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



O príncipe da vila - Cyro Martins  E-mail
Estante do Autor - Ficção

alt

 

 

.......................................

A todas essas, Brandino continuava andando despreocupadamente pelas ruas, assim chamadas, da Vila de Nossa Senhora do Rosário. Uma casa aqui, outra lá, tão distantes umas das outras que as vizinhas precisavam sair do seu pátio para ir encontrar a comadre, porque de janela a janela não se ouviam. Até aí nada demais. Entretanto, lá adiante, na outra quadra, quando Brandino estendeu o braço para apanhar uma rosa do pé de roseira enorme que quase sozinho tomava conta do jardim de dueña Afonsina, uma viúva castelhana conversadeira e meio falada, o coronel Azambuja, que mateava com o compadre Serafim no avarandado da casa em frente, piscou o olho e esboçou um risinho safado, cheio de picardia, que parecia dizer: "Ora, seu, já se viu, homem gostar de flores!" Serafim ficou sério, o que desapontou um tanto o companheiro de amargo e prosa de quase todas as tardes. Houve um silêncio, desses que, segundo os entendidos em artimanhas humanas, escondem até mistérios. Que mistérios? Ora, vejam só, esses riscos de luz que passam pela idéia da gente assim, de repente, tipo relâmpago, e logo se apagam. E quando essa sutileza se passa ou se passou entre a cabeça ou o olhar de um homem e de uma mulher? E quando foi mais do que isso, quando se passou, sem grande preparo, entre o corpo de um homem e de uma mulher, tudo muito bem escondido, até deles mesmos?

"Vamos encilhar o nosso mate, seu Serafim? " Opa, que surpresa! Serafim sobressaltou-se.Foi bem assim que aconteceu entre ele e a Luzia, senhora do seu Anselmo, homem guapo, dizia-se, ou melhor, afirmava-se, quando ele pulou a sua janela, que por descuido ficara só encostada, numa noite escura, durante aquela estada de seis meses do marido na estância, quando houve a seca que ficou na história do município, conhecida como a "seca grande". Homem lutador e cumpridor o seu Anselmo, mas desde aquela feita nunca mais se recuperou, tantos foram os prejuízos. E se não morreu pobre foi porque a extensão de campo era de respeito. Mas depois, no frigir dos ovos, com a divisão do campo entre os herdeiros, uns quantos, a fortuna acabou de minguar. Foi de fato o criador mais castigado do município com aquela calamidade. E enfrentou a calamidade a bem dizer solito, porque a mulher, com razão, alegou que precisava ficar com a criançada, naquele tempo cinco meninas. O menino, Brandino, nasceria depois, pouco depois, destinado a ser o caçula mimado. Filho de quem o Brandino? Dele ou do Anselmo? Pelos seus cálculos ... Bem, afirmar não podia. Quanto a parecenças ...

.................................................

(p. 15-16 - 1ª ed.)
Cyro Martins

 

Links Relacionados:
- REVISTA 2 - Masculino, Feminino e quase Neutro - Léa Masina
- Sobre O Principe da Vila -  J. A. de Assis Brasil

- Sobre El Príncipe de la Villa (Montevideo, Ediciones de la Banda Oriental, 1998) - Pablo Rocca ( tradutor para o espanhol)

- Resenha sobre Resenha sobre El Príncipe de la Villa - Jornal El País