X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



O que é CELPCYRO E-mail
Institucional

 

Assista ao vídeo comemorativo-institucional de 10 anos de atividades

 

alt


O CENTRO DE ESTUDOS DE LITERATURA E PSICANÁLISE CYRO MARTINS
é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1997.
 

- Trabalha sobre e com a obra do escritor e médico psicanalista gaúcho Cyro Martins, sob o ponto de vista memorial e prospectivo, procedendo a reedição de seus livros e atualização de sua fortuna crítica;

- Promove estudos e eventos ligados à literatura e à psicanálise, sua inter-relação, interação com artes em geral e ciências do conhecimento;

- Encaminha a organização e guarda do acervo do autor para a PUCRS de Porto Alegre que o acolhe no Delfos - Espaço de Documentação e Memória CUltural - para disponibilizá-lo à pesquisa;

- Desenvolve desde 2000 projetos de pesquisa e realiza eventos multidisciplinares sobre fronteiras culturais e cultura fronteiriça; publica livros a respeito;

- Divulga informações e realiza eventos sobre Saúde Mental e suas relações bio-psico-sociais;

- Promove cursos e oficinas de sensibilização para leitura da obra de Cyro Martins, bem como de expressões estéticas em geral, com ênfase nas relações entre linguagem verbal e linguagem visual

 

O CELPCYRO foi criado em 1997 por Maria Helena Martins, filha de Cyro Martins, Diretora-Presidente da instituição até dezembro de 2011.  Desde 1998, todas as realizações do Centro são registradas no site www.celpcyro.org.br, que integra textos ficcionais  e ensaios  de Cyro Martins e material científico e de crítica literária relacionadoo com sua obra, bem como textos sobre manifestações em diferentes  linguagens, fronteiras culturas e de linguagens, eventos, projetos,destacando-se a Revista Eletrônica CELPCYRO ( ISSN n. 2177-6598).

 

As atividades regulares e produtos culturais delas resultantes, desde sua fundação, levaram o CELPCYRO, em 2004, a receber a qualificação de OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Proc. MJ no. 08026.013493/2004-01). Trata-se de qualificação para instituições sem fins lucrativos que tenham como uma de suas finalidades, entre outras, a promoção da cultura, instituída pela Lei 9.790, de março de 1999. O título é concedido pelo Ministério da Justiça após análise de documentação da entidade e permite benefícios fiscais a pessoas jurídicas que lhe façam doações.

 

Em 2008, com mais de 10 anos de atividades ininterruptas, o CELPCYRO conquistou o Prêmio FATO LITERÁRIO, uma iniciativa do Grupo RBS, Banrisul e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através de votação de Juri Oficial composto por intelectuais. Consagra-se, assim, a seriedade e consistência da instituição e também aumenta sua responsabilidade em continuar atuando e ampliar seu âmbito de ação, em prol de seus objetivos. Sempre tendo como norteadora a trajetória profissional e a obra de Cyro Martins, especialmente porque, como ele, consideramos que

nós, estudiosos, como agentes do futuro, temos deveres e privilégios. Estes são prerrogativas de quem chega na frente. Os deveres se referem ao destino coletivo. O destino não se enfrenta de olhos fechados, submissos à fatalidade da tragédia grega. Cabe-nos nesta encruzilhada da conjuntura mundial, enfrentar a esfinge com um sistema objetivo de pensamento e ação, para que possamos planejar o futuro previsível. A primeira medida deverá consistir na renúncia das palavras pretensiosas que conduzem ao pseudoconhecimento conceitualizado, forma neutralizadora do contato direto com a realidade.

Cyro Martins, O mundo em que vivemos (excerto). IN: O mundo em que vivemos. Ensaios. Porto Alegre, Movimento, 1998, p.120. (1a.ed.1983).
Leia mais desse texto
.

                                                          ---------------------------------------------------------------         

 

PATRONO

CYRO MARTINS


Leia Síntese Biobibliográfica

Assista vídeo sobre ele                    

alt

A longa e profícua atuação profissional de Cyro dos Santos Martins (1908-1995), sua ficção e ensaística enfatizam o que ele considerava "humanismo psicanalítico", contribuindo significativamente para o meio cultural e científico sul-rio-grandense, expandindo-se para o Brasil e América do Sul. Sua obra suscita questões fundamentais para o pleno desenvolvimento da comunidade sulina e para o contexto brasileiro em geral, ao mesmo tempo em que motiva o fortalecimento dos laços com os países do Prata. Esses aspectos são norteadores do CELPCYRO, criado por sua filha, Maria Helena Martins, reunindo familiares, amigos, colegas, admiradores, em Porto Alegre.


FUNDADORES DO CELP CYRO MARTINS

Abrão Slavutzky, Antônio Hohlfeldt, Apolinário Krebes Cardoso, Carlos Gari Faria, Carlos Jorge Appel, Cláudio Meneghello Martins, David Eizerick, Décio Freitas, Diego Mariante Cardoso, Donaldo Schüler, Guacira Lopes Louro, Iara Marques da Silveira, Ilsa Joanna Antonieta Brans, José Blaya Perez Filho, Léa Masina, Luiz Alberto Fagundes, Luiz Antônio de Assis Brasil, Luiz Carlos de Almeida Meneghini, Luiz Carlos Mabilde, Maria da Graça Krieger, Maria do Horto Soares Motta, Maria Helena Martins, Mauro Gus, Moacyr Scliar, Moreima da Rosa Ferreira, Oly Lobato, Sérgio Paulo Annes, Theobaldo Thomaz, Waldomiro Manfrói, Zaira Meneghello Martins.

 

           alt

Cerimônia de Fundaçãodo CELPCYRO no Solar dos Câmara, em Porto Alegre, 26 de novembro de 1997.



                     --------------------------------------------------------------


                                       Aos Amigos e Colaboradores do CELPCYRO,

                              aos Profissionais e Estudantes da Área de Saúde Mental

 

Com muita satisfação comunico que assumi a Presidência do CELPCYRO., que pretendo honrar com a disposição de trabalho e a alegria pela vida características de meu pai, Cyro Martins.  E é com empenho especial que preparo o primeiro evento de minha gestão, a IX Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental. O tema central será o avanço no conhecimento das neurociências em sua aplicação clínica. O escopo da neurociência tem sido ampliado para incluir diferentes abordagens para estudar os aspectos moleculares, celulares estruturais, funcionais, evolutivos e do neurodesenvolvimento do sistema nervoso; a cibernética participando como estudo da comunicação e controle no animal e na máquina com resultados fecundos para ambas as áreas do conhecimento. Avanços teóricos recentes na neurociência têm sido auxiliados pelo estudo das redes neurais.

Em nossas Jornadas, procuramos enfatizar a investigação, através da pesquisa e da observação dos fenômenos comportamentais e cognitivos, em busca de respostas para integrarmos maior abrangência da epigenética em prol de uma "verdade científica" que nos auxilie no tratamento das diversas psicopatologias.

A Jornada CELPCYRO deste ano traz convidados com diversificados perfis científicos (pesquisadores, clínicos, psicoterapeutas), com intuito de propiciar um ambiente de troca de conhecimentos que venham a beneficiar cada vez mais nossos pacientes.

Esperamos continuar contando com o apoio e a participação nas atividades e projetos do CELPCYRO de quem nos acompanhou até agora e

queremos conquistar novos participantes. Uma excelente oportunidade será a sua presença, para compartilhar mais esta Jornada, na

 expectativa de que o trabalho realizado nela se multiplique.        

               Atenciosamente,

                                                      Cláudio Meneghello Martins

Coordenador da IX Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental

                                                                              Presidente do CELPCYRO

                                                                                          ------------------------

EQUIPE do CELPCYRO de 1997 até dezembro de 2011

Maria Helena Martins - Diretora-Presidente - Professora aposentada da UFRGS, Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP).

Cláudio Meneghello Martins - Coordenador de Saúde Mental - Médico Psiquiatra, Mestre em Psiquiatria pela University of London.

Fernando Lejderman - Coordenador de Humanismo Médico - Médico Psiquiatra (UFRGS), Presidente da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (2008/2009)

Aymara Celia - Assessora da Direção - Antropóloga pela UFRGS, Professora Especialista em Antropologia Social, disciplina que lecionou na UFRGS.

Gabriela Detoffol - Assessora de Comunicação - Graduada em Comunicação Social - Habilitação: Relações Públicas (UFRGS).

Amanda Dutra de Oliveira - Colaboradora do CELPCYRO - Graduada em Letras (UFRGS).

EQUIPE do CELPCYRO formada em  18 de janeiro de 2012

Cláudio Meneghello Martins Presidente do CELPCYRO e Diretor da Área de Saúde Mental - Médico Psiquiatra, Mestre em Psiquiatria pela Universidade de Londres, Secretário da Região Sul da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)  

Maria Helena Martins - Presidente Honorária e Diretora da Área de Cultura, Humanidades e Lilteratura - Professora aposentada da UFRGS, Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP) 

Madeleine Scop - Coordenadora do setor de Humanismo Médico -  Médica Psiquiatra pela UFRGS, Mestre em Medicina e Ciências da Saúde pela PUCRS

Gabriela Detoffol - Assessora de Comunicação - Graduada em Comunicação Social - Habilitação: Relações Públicas (UFRGS).

Amanda Dutra de Oliveira - Colaboradora do CELPCYRO - Graduada em Letras (UFRGS).

 


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------


CELPCYRO com nova Direção - 18 de fevereiro de 2012  

 

Aos Amigos, Participantes das Atividades, Colaboradores e Visitantes do site do

Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins

 

A Diretoria e o Conselho do CELPCYRO se reuniram para tratar de assuntos decisivos para o futuro da Instituição. A ordem do dia destacou questões administrativas e necessidade de reformular a gestão institucional, para viabilizar sua continuidade, diante de minha decisão de deixar a Presidência, anunciada há quase um ano, indicando meu irmão, Cláudio Meneghello Martins para ocupar meu lugar.

Após ponderações, os presentes deliberaram, e decidiram por unanimidade, que Cláudio Meneghello Martins deveria assumir a Presidência, que também ficaria na Direção da Área de Saúde Mental, bem como com a responsabilidade pela manutenção financeira e administrativa, funções estas exercidas por mim desde que criei o Centro, em 1997. Para satisfação geral, ele aceitou a incumbência. Na mesma reunião, propôs-se que eu assumisse o cargo de Presidente Honorária e a Direção da Área de Cultura, Humanidades e Literatura e continuaria coordenando o site celpcyro, o que aceitei com muito prazer.

Assim, com decisões preenchendo expectativas de todos os presentes, encerra-se um ciclo e se abrem perspectivas inovadoras e revigorantes para o CELPCYRO e para a obra e memória de Cyro Martins.

Em face disso, achei por bem encaminhar à PUCRS e a seu Espaço de Documentação e Memória Cultural - DELFOS, que já abriga o Acervo Cyro Martins, indagação sobre interesse em acolher registros das atividades do CELPCYRO, desde sua fundação até dezembro de 2011. Para grande satisfação nossa, tivemos pronta resposta favorável da Profa. Dra. Solange Medina Ketzer, Pro -Reitora de Graduação e Coordenadora do Acervo Cyro Martins, logo corroborada pelo Sr. Reitor Prof. Dr. Ir. Joaquim Clotet.

Agradecendo profundamente o apoio que tive durante todos esses anos, sublinho a importância do incentivo e da participação, da colaboração e disponibilidade das tantas pessoas especiais que me ajudaram até agora e com as quais continuaremos contando.

         Cordialmente,

                                                                     Maria Helena Martins

                                                       Presidente Honorária do CELPCYRO                                        

                                                             ------------------------------

 

       --------------------------------------------------------------


                                       Aos Amigos e Colaboradores do CELPCYRO,

                              aos Profissionais e Estudantes da Área de Saúde Mental

 

Com muita satisfação comunico que assumi a Presidência do CELPCYRO., que pretendo honrar com a disposição de trabalho e a alegria pela vida características de meu pai, Cyro Martins.  E é com empenho especial que preparo o primeiro evento de minha gestão, a IX Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental. O tema central será o avanço no conhecimento das neurociências em sua aplicação clínica. O escopo da neurociência tem sido ampliado para incluir diferentes abordagens para estudar os aspectos moleculares, celulares estruturais, funcionais, evolutivos e do neurodesenvolvimento do sistema nervoso; a cibernética participando como estudo da comunicação e controle no animal e na máquina com resultados fecundos para ambas as áreas do conhecimento. Avanços teóricos recentes na neurociência têm sido auxiliados pelo estudo das redes neurais.

Em nossas Jornadas, procuramos enfatizar a investigação, através da pesquisa e da observação dos fenômenos comportamentais e cognitivos, em busca de respostas para integrarmos maior abrangência da epigenética em prol de uma "verdade científica" que nos auxilie no tratamento das diversas psicopatologias.

A Jornada CELPCYRO deste ano traz convidados com diversificados perfis científicos (pesquisadores, clínicos, psicoterapeutas), com intuito de propiciar um ambiente de troca de conhecimentos que venham a beneficiar cada vez mais nossos pacientes.

Esperamos continuar contando com o apoio e a participação nas atividades e projetos do CELPCYRO de quem nos acompanhou até agora e

queremos conquistar novos participantes. Uma excelente oportunidade será a sua presença, para compartilhar mais esta Jornada, na

 expectativa de que o trabalho realizado nela se multiplique.        

               Atenciosamente,

                                                      Cláudio Meneghello Martins

Coordenador da IX Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental

                                                                              Presidente do CELPCYRO

                                                                                          ------------------------

 

           

EQUIPE do CELPCYRO de 1997 até dezembro de 2011

Maria Helena Martins - Diretora-Presidente - Professora aposentada da UFRGS, Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP).

Cláudio Meneghello Martins - Coordenador de Saúde Mental - Médico Psiquiatra, Mestre em Psiquiatria pela University of London.

Betina Mariante Cardoso - Coordenadora de Humanismo Médico - Médica Psiquiatra (PUCRS) - 

Fernando Lejderman - Coordenador de Humanismo Médico - Médico Psiquiatra (UFRGS), Presidente da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (2008/2009)

Aymara Celia - Assessora da Direção - Antropóloga pela UFRGS, Professora Especialista em Antropologia Social, disciplina que lecionou na UFRGS.

Gabriela Detoffol - Assessora de Comunicação - Graduada em Comunicação Social - Habilitação: Relações Públicas (UFRGS).

Amanda Dutra de Oliveira - Colaboradora do CELPCYRO - Graduada em Letras (UFRGS).

 

EQUIPE do CELPCYRO formada em  18 de janeiro de 2012

Cláudio Meneghello Martins - Presidente do CELPCYRO e Diretor da Área de Saúde Mental - Médico Psiquiatra, Mestre em Psiquiatria pela Universidade de Londres, Secretário da Região Sul da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)  

Maria Helena Martins - Presidente Honorária e Diretora da Área de Cultura, Humanidades e Lilteratura - Professora aposentada da UFRGS, Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP) 

Madeleine Scop Medeiros - Coordenadora do setor de Humanismo Médico -  Médica Psiquiatra pela UFRGS, Mestre em Medicina e Ciências da Saúde pela PUCRS

Betina Mariante Cardoso - Membro do Conselho Consultivo e Colaboradora do CELPCYRO - Médica Psiquiatra - Mestre em Psiquiatria pela UFRGS

Amanda Dutra de Oliveira - Colaboradora do CELPCYRO - Graduada em Letras (UFRGS)

Renata Dutra de Oliveira - Colaboradora do CELPCYRO - Graduada Nutricionista (IPA)

Augusto dos S. Ferreira - Técnico de Informática de CELPCYRO - Desenvolvedor do site celpcyro - Acadêmico de Engenharia de Sistemas Digitais - UERGS

 

-----------------------------------------------------------------------------

 logo celp 

 

 

ANIVERSÁRIOS BEM VIVIDOS

Nesta data, 05 de agosto, há 104 anos nasceu Cyro Martins, no município de Quaraí, na fronteira do RS com o Uruguai. Levaria vida afora seu gosto pelo rincão natal e por sua gente, ainda que em sua trajetória rodasse o mundo da geografia e dos labirintos da alma humana. E nos deixou um legado a curtir e a preservar, pois sua obra contém entretenimento e sabedoria para muitas gerações. Por isso é um bom momento para relembrar palavras que ele dirigiu a seus amigos que o homenagearam quando comemoravam seus 84 anos:


.... sempre gostei de estradas, até das aéreas. Não teria sido em vão que nasci e passei a infância na beira duma estrada real, por onde circulava o mundo pequeno e o mundo grande. O pequeno era o da vizinhança, sem mistério. O grande, o dos viajantes, cujo destino, a perder de vista, tanto me intrigava. Esses dois mundos balançaram, durante anos, o pêndulo da minha fantasia de criança entre o real e o irreal. E foi assim que, povoada de sombras e clarões, muito cedo a minha imaginação começou a galopar na esteira das impressões cotidianas. E inda bem que o menino, de imaginação atuante, pôde juntar os efeitos desses estímulos visuais e auditivos e os materializar em rodeios de brinquedo. Mas logo ali, na adolescência, acomodei os recuerdos na pauta novelística. Estou entre amigos. Que maravilha ter amigos aos 84 anos de idade! Mas não estranho o fenômeno. Sempre tive amigos. Com eles aprendi mais do que nos colégios e na Faculdade. Os meus amigos foram e continuam sendo a minha escola de humanidade, eles me ajudaram a representar meu papel no palco da vida. Nas horas amargas, foi sempre uma mão amiga que me trouxe à tona, que me fez voltar "ao claro sol amigo dos heróis", cuja luminosidade anula o feitiço das bruxas e revigora o coração dos homens no regaço do amor.(CM) - Leia texto completo


Essa luminosidade, sem dúvida, inspirou e tem guiado os caminhos do CELPCYRO, cujas realizações estão, passo a passo,  registradas neste site: pesquisas, eventos, projetos, seu desenvolvimento e desdobramentos, publicações, interação com outras áreas do conhecimento e outras artes, seus estudiosos e criadores. Contando com os amigos nos bons momentos e para enfrentar desafios.

Maria Helena Martins

Porto Alegre, 05 de agosto de 2012.

  • .......
    Penso que, nesses quinze anos, terá sido essa sua missão, a missão que lhe deram Maria Helena e seus colaboradores, como Cláudio, Léa Masina e tantos e tantos outros. E que tem seguido, nesse trajeto, de certo árduo, mas generoso, os rumos inspirados pelas ideias de seu pai: fazer-nos refletir, fazer-nos usar nossas mentes na observação e na fantasia e, sobretudo, fazer-nos sentir com clareza nossos sentimentos, condição imprescindível para a existência da solidariedade do humanismo – e, portanto, da sobrevivência da humanidade.

                                                        Rio, 31 de julho de 2012.

                                                     Roberto Bittencourt Martins
Leia texto completo

  • .......
    Com o convívio com a Maria Helena veio o convívio com tanta gente inteligente que frequenta o  CELPCYRO, com suas palavras que chamam à pertinência cultural, em todas as frentes, formas e estilos      em que     o Centro atua, da psicanálise à literatura, da crônica, da poesia, do conto, do ensaio, da crítica  à     sátira e     à ironia.    Fico realmente grato ao CELPCYRO e ao velho amigo Cyro – em que pagos ele hoje     bordeje – pela     oportunidade dessa aventura. Gracias.

                                                  Berlim, 03 de agosto de 2012.  

                                                                Flávio Wolf de Aguiar

 Leia texto completo

Conheça a Programação e os Palestrantes do evento comemorativo

cabeçalho 15 anos

                  Porto Alegre, 11 de agosto de 2012