X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Notícias 2012  E-mail
Poemas

2012

OUTUBRO

III Feira Binacional do Livro - Llivramento (RS-Brasil) - Rivera (Uruguai)

Um simples olhar revela que a Feira Binacional do Livro iluminou toda essa fronteira, não só pela excelente afluência de pessoas, bem como na comercialização exitosa de livros e, principalmente, pelas mesas temáticas, tão necessárias às feiras desse tipo, e que este ano priorizaram temas pontuais, como o Patrimônio Histórico, Ecologia e Sustentabilidade, Literatura, Linguagem e Música Fronteiriça. Participaram pesquisadores, professores, escritores, músicos de Sant’Ana do Livramento e Rivera.

III Feira Binacional do Livro Carlos Potoko ladeado pelo jornalista e escritor Juremir Machado, patrono da Feira,

e uma das organizadoras, Duda Hamilton.  

JUNHO 

Cyro Martins e Os Reverbel

“O Dr. Reverbel – o Carlos que ficou”
Texto do Dr. Cyro Martins, no Segundo Caderno de Zero Hora, de 9 de janeiro de 1993, retirado de um escrito maior “Ares de relembranças” em que traça o perfil do Dr. Francisco Carlos Reverbel – o Carlos que ficou – e o do escritor Carlos Reverbel – O Carlos que foi embora. Publicado com autorização do filho de Cyro Martins, o Dr. Cláudio Meneghello Martins, no livro que está sendo lançado sobre os Reverbel. Saiba mais ...


ABRIL


 - 35ª EDIÇÃO do SARAU LITERÁRIO ZONA SUL - 17 de abril - Porto Alegre -19h30 - Iaiá Bistrô. As 35 edições indicam o sucesso desses Saraus idealizados pela poeta, contista e tradutora  Cristina Macedo, cujo carisma e talento encantam seus ouvintes e convidados. Desta vez, ela recebe a poeta, compositora e cantora Angélica Rizzi. E acompanhe as tantas apresentações de Cris, em diferentes eventos e espaços, pelo seu Blog.

 

EXPOSIÇÃO com obras de Arthur Bispo do Rosário - A poesia do fio – até 29 de Abril - Santander Cultural – Porto Alegre. Veja o vídeo da exposição.
As criações dessa figura ímpar provocam impacto inesquecível, revelando sua persistência na construção do universo delirante e maravilhoso que lhe permitiu sobreviver às trevas da loucura. Um concorridíssimo Seminário, com especialistas brilhantes,complementou a mostra: Memória Bordada(11-12/04).
 

- 5ª EDIÇÃO DO FestiPoa - 18 a 28 de abril - Porto Alegre - terá o dramaturgo, tradutor e ficcionista gaúcho Ivo Bender  como homenageado e a presença de convidados nacionais, internacionais, com atrações literárias e atividades culturais. Confira a programação completa

Lançamento de Eu sou Você, livro organizado por Tania Galli F e Branca Brites (orgs) - Sala Multiuso-Santander Cultural – 25 de abri l- 17h – Porto Alegre. Leia a Apresentação do livro.



 MARÇO

 

- Madeleine Scop e o Humanismo Médico do CELPCYRO, para nossa satisfação, aceitou convite para coordenar o setor de Humanismo Médico, fortalecendo nossa equipe. Médica Psiquiatra pela UFRGS, Mestre em Medicina e Ciências da Saúde pela PUCRS, ela trará importantes contribuições.

 

- A CONTÍSTICA AUTOBIOGRÁFICA DE CYRO MARTINS, esse é o título da Dissertaçao de Mestrado de Gisele Bandeira, apresentada na FALE/PUCRS de Porto Alegre. A Banca, composta pela Orientadora, Profa. Dra. Maria Tereza Amodeo, pela Profa. Dra. Solange Medina Ketzer (PUCRS) e pelo Prof. Dr. Luís Giovanoni Fornos (FURG), aprovou o trabalho, merecidamente, com grau máximo. Uma escolha temática e de corpus – contos do autor – original, revela aspectos peculiares da obra até então não investigados. Aprecie a Apresentação e o Power Point.

 

- CELPCYRO no Youtube:
Cyro, o Transfigurador do óbvio - um belo videopoema de Liana Timm
Cyro Martins entre os Escritores Gaúchos
Porteira Fechada- visão crítica de professores

- BEBÊS DO CRACK PARA ADOÇÃO NO BRASIL – matéria da jornalista Cristine Pires, com depoimento de Cláudio Meneghello Martins, chefe do Serviço de Psiquiatria do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, de Porto Alegre: “Das mães (usuárias de drogas) que chegam até nós, cerca de 90% não têm condições de cuidar de seus bebês”. Saiba mais.

- CRIATÓRIO DE TEXTOS - um projeto inovador do Selo PROLOGO Editorial, que une a prática de oficina, que cumpre a função de treinar, mas ao mesmo tempo carreia o treinamento para a produção definitiva de obras. Coordenação do escritor João Silvério Trevisan. Saiba mais.