X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



CELPCYRO 15 ANOS  E-mail
CELPCYRO - Eventos

 

logo celp 

                                               1997 - 2012

 


topo-tres-tempos


 

11 de agosto de 2012 - Santander Cultural – Porto Alegre - das 10 às 18 horas

Coordenação: Maria Helena Martins e Léa Masina

           Saiba mais sobre os Palestrantes do evento

Abertura - CELPCYRO 15 ANOS


      Maria Helena Martins  - Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP). Fundadora do CELPCYRO e sua atual      Diretora de Cultura, Humanidades e Literatura do CELPCYRO.
Palestra de Abertura- 
Carlos Jorge Appel - Editor da obra de Cyro Martins - 11h00 - 11h30


I - 
Sem rumo – 1º. romance da “Trilogia do Gaúcho a Pé" - 11h30-12h30

        Joana Bosak - Doutora em Literatura Comparada, Profa. na  Pós-graduação da UNISINOS e UBA (Argentina)

        José Francisco Botelho Mestre em Letras (UFRGS), Jornalista e Escritor com publicações no Brasil e exterior.
        Coord.: 
Donaldo Schüler - Doutor em Letras e Livre Docente(UFRGS), Escritor.Prêmio Jabuti

        Comentários entre componentes da mesa e plateia

        Sorteio de livros de Cyro Martins

                        Intervalo

 

II - Menino vai para o Colégio - novela de inspiração autobiográfica - 14h30-15h30
        
Amanda Dutra de Oliveira - Graduada em Letras(UFRGS), Professora, Colaboradora do CELPCYRO
        
Gisele Bandeira-Mestre em Letras(PUCRS), dissertação: Exílio e Memória nos contos de Cyro Martins 
        Coord.: - 
Juremir Machado - Doutor em Sociologia (Sorbonne), Professor(PUCRS), tradutor, escritor,          jornalista

        Projeção do curta-metragem Um menino vai para o Colégio 
        Troca de ideias sobre a relação livro e filme


III - 
O Príncipe da Vila -onde literatura e loucura se encontram - 16h15 - 17h30 
        
Betina Mariante Cardoso - Médica Psiquiatra, Mestre em Psiquiatria (UFRGS). Colaboradora do Setor de Humanismo           Médico do CELPCYRO. Sócia-fundadora da Casa Editorial Luminara
        
Rafael Bán Jacobsen Escritor, músico, professor e físico da UFRGS. Autor dos livros “Tempos &               Costumes” (Prêmio         Açorianos de Destaque em Narrativa Longa) e do romance “Solenar” (Prêmio Açorianos)
        
Ricardo Barberena - Doutor e Pós-Doutor em Letras (UFRGS), Prof. Pós-Graduação da PUCRS, Coordenador do Acervo            Cyro Martins (DELFOS-PUCRS)
        Coord
.: Léa Masina - Mestre em Literatura Brasileira, Doutora em Literatura Comparada (UFRGS). Professora e Crítica          Literária, acompanhamento de escritores e editores. Diversos livros publicados. Membro Fundadora  e do Conselho        do            CELPCYRO.

        Comentários entre componentes da mesa e platéia

 

IV - Leitura dramática de fragmentos de O Príncipe da Vila- 17h30 

        Natália Souza- Formada  Atriz pelo Instituto de Artes (UFRGS), vários cursos de especialização, participa do grupo                orientado pela Profa. Inês Marocco,, atuou em Faustina,  dirigida por Isandria Fermiano; Incidente em Antares,        dirigida por Inês Marocco.

        Anildo Michelotto - Ator e bacharelando em Teatro pela UFRGS. Bolsista de pesquisa com a Profa. Inês Marocco,   participa de oficinas e cursos, atuou em O SobradoTrago Sorte Mentira e Morte e Incidente em Antares. Participou de        curtas-metragens e performances.

        Dir.: Inês Marocco- Mestre e Doutora em Teatro pela Universidade de Paris.

         Encerramento - Maria Helena Martins


Conheça um pouco sobre os livros  abordados no evento:

Sem RumoUm Menino Vai para o Colégio ,O Príncipe da Vila


 Realização:logo celpcyro jpeg Apoio: pucrs  santander  corag

 



ANIVERSÁRIOS BEM VIVIDOS

Nesta data, 05 de agosto, há 104 anos nasceu Cyro Martins, no município de Quaraí, na fronteira do RS com o Uruguai. Levaria vida afora seu gosto pelo rincão natal e por sua gente, ainda que em sua trajetória rodasse o mundo da geografia e os labirintos da alma humana. E nos deixou um legado a curtir e a preservar, pois sua obra contém entretenimento e sabedoria para muitas gerações. Por isso é um bom momento para relembrar palavras que ele dirigiu a seus amigos que o homenagearam quando comemoravam seus 84 anos:


.... sempre gostei de estradas, até das aéreas. Não teria sido em vão que nasci e passei a infância na beira duma estrada real, por onde circulava o mundo pequeno e o mundo grande. O pequeno era o da vizinhança, sem mistério. O grande, o dos viajantes, cujo destino, a perder de vista, tanto me intrigava. Esses dois mundos balançaram, durante anos, o pêndulo da minha fantasia de criança entre o real e o irreal. E foi assim que, povoada de sombras e clarões, muito cedo a minha imaginação começou a galopar na esteira das impressões cotidianas. E inda bem que o menino, de imaginação atuante, pôde juntar os efeitos desses estímulos visuais e auditivos e os materiali¬zar em rodeios de brinquedo. Mas logo ali, na adolescência, acomodei os recuerdos na pauta novelística. Estou entre amigos. Que maravilha ter amigos aos 84 anos de idade! Mas não estranho o fenômeno. Sempre tive amigos. Com eles aprendi mais do que nos colégios e na Faculdade. Os meus amigos foram e continuam sendo a minha escola de humanidade, eles me ajudaram a representar meu papel no palco da vida. Nas horas amargas, foi sempre uma mão amiga que me trouxe à tona, que me fez voltar "ao claro sol amigo dos heróis", cuja luminosidade anula o feitiço das bruxas e revigora o coração dos homens no regaço do amor.(CM) - Veja texto completo


Essa luminosidade, sem dúvida, inspirou e tem guiado os caminhos do CELPCYRO, cujas realizações estão, passo a passo,  registradas neste site: pesquisas, eventos, projetos, seu desenvolvimento e desdobramentos, publicações, interação com outras áreas do conhecimento e outras artes, seus estudiosos e criadores. Contando com os amigos nos bons momentos e para enfrentar desafios.

Maria Helena Martins

Porto Alegre, 05 de agosto de 2012.

    • .......
      Penso que, nesses quinze anos, terá sido essa sua missão, a missão que lhe deram Maria Helena e seus colaboradores, como Cláudio. Léa Masina e tantos e tantos outros. E que tem seguido, nesse trajeto, de certo árduo, mas generoso, os rumos inspirados pelas ideias de seu pai: fazer-nos refletir, fazer-nos usar nossas mentes na observação e na fantasia e, sobretudo, fazer-nos sentir com clareza nossos sentimentos, condição imprescindível para a existência da solidariedade do humanismo – e, portanto, da sobrevivência da humanidade.

                                                        Rio, 31 de julho de 2012.

                                                       Roberto Bittencourt Martins - Leia texto completo

    • .......
      Com o convívio com a Maria Helena veio o convívio com tanta gente inteligente que frequenta o  CELPCYRO, com suas palavras que chamam à pertinência cultural, em todas as frentes, formas e estilos      em que     o Centro atua, da psicanálise à literatura, da crônica, da poesia, do conto, do ensaio, da crítica  à     sátira e     à ironia.    Fico realmente grato ao CELPCYRO e ao velho amigo Cyro – em que pagos ele hoje     bordeje – pela     oportunidade dessa aventura. Gracias.

                                                                  Berlim, 03 de agosto de 2012.  

                                                                  Flávio Wolf de Aguiar -  Leia texto completo

Conheça a Programação e os Palestrantes do evento comemorativo

cabeçalho 15 anos

                       Porto Alegre, 11 de agosto de 2012