X Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental - Curso |
CursoDia 22 de Junho de 2013 Tema: Introdução O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é uma entidade clínica caracterizada por um padrão persistente de prejuízo causado por sistomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. É um dos diagnósticos mais comuns em psiquiatria, afetando 5,7% das crianças e adolescentes e cerca de 3% dos adultos. O início do transtorno se dá precocemente na vida do indivíduo, podendo acorrer até os doze anos de idade, sendo que quadros onde há um predomínio de hiperatividade tendem a ser diagnosticados mais precocemente do que quadros com predomínio de desatenção. Os indivíduos com TDAH apresentam dificuldades de desempenho educacional e laboral, assim como nos relacionamentos sociais e afetivos. Trata-se de um problema relevante de saúde pública e representa um grande custo econômico para pacientes, familiares e sociedade. Ao longo do tempo, pacientes com TDAH apresentam mais chance de desenvolver outros transtornos psiquiátricos, principalmente transtornos de oposição e desafio (TOD), de ansiedade, de conduta (TC), do humor, por uso de substâncias psicoativas (TUSP) e de personalidade antissocial (TPAS). O diagnóstico precoce, assim como o tratamento adequado, podem prevenir sequelas a longo prazo do TDAH. Objetivo do Curso: Este curso tem por objetivo capacitar o aluno a entender o desenvolvimento do TDAH, diagnosticar o TDAH em adultos, assim como suas principais comorbidades e entender os princípios gerais do tratamento. Professores: Dr. Eugenio Horacio Grevet Dr. Pedro Schestatsky Dr. Marcelo Victor
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