X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



X Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental - Curso

Curso

Dia 22 de Junho de 2013
- Horário: das 08h30 às 12h00


Tema:
"Transtorno de Hiperatividade e Deficit de Atenção: diagnóstico e terapêuticas em adultos"

Introdução

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é uma entidade clínica caracterizada por um padrão persistente de prejuízo causado por sistomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. É um dos diagnósticos mais comuns em psiquiatria, afetando 5,7% das crianças e adolescentes e cerca de 3% dos adultos. O início do transtorno se dá precocemente na vida do indivíduo, podendo acorrer até os doze anos de idade, sendo que quadros onde há um predomínio de hiperatividade tendem a ser diagnosticados mais precocemente do que quadros com predomínio de desatenção. Os indivíduos com TDAH apresentam dificuldades de desempenho educacional e laboral, assim como nos relacionamentos sociais e afetivos. Trata-se de um problema relevante de saúde pública e representa um grande custo econômico para pacientes, familiares e sociedade. Ao longo do tempo, pacientes com TDAH apresentam mais chance de desenvolver outros transtornos psiquiátricos, principalmente transtornos de oposição e desafio (TOD), de ansiedade, de conduta (TC), do humor, por uso de substâncias psicoativas (TUSP) e de personalidade antissocial (TPAS). O diagnóstico precoce, assim como o tratamento adequado, podem prevenir sequelas a longo prazo do TDAH. 

Objetivo do Curso:

Este curso tem por objetivo capacitar o aluno a entender o desenvolvimento do TDAH, diagnosticar o TDAH em adultos, assim como suas principais comorbidades e entender os princípios gerais do tratamento.

Professores:

Dr. Eugenio Horacio Grevet
Coordenador de Pesquisa do Ambulatório de TDAH em adultos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)

Dr. Pedro Schestatsky
Neurologista e Professor Adjunto do Departamento de Medicina Interna da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Dr. Marcelo Victor
Médico do Ambulatório de TDAH em adultos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)



VAGAS LIMITADAS