X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



CYRO MARTINS 100 ANOS E-mail
Eventos

 

Fundação Memorial da América Latina


Sala dos Espelhos - Auditório Simón Bolívar - Portão 12
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Metrô Barra Funda
São Paulo - 22/08/2008 - a partir das 17h - Entrada Franca

Música: Trio Elas por Elas

                  

                                     SIMPÓSIO   LITERATURA,  PSICANÁLISE E ARTES


PROGRAMAÇÃO

17h - Abertura

- Maria Helena Martins - Profa. Dra. em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. Diretora-Presidente do CELP Cyro Martins (Porto Alegre).

- Fernando Leça - Diretor-Presidente da Fundação Memorial da América Latina.

1. A literatura de Cyro Martins - mesa-redonda

- Ligia Chiappini - Profa. Dra. Titular em Teoria Literária e Literatura Comparada na FFLCH/USP, Catedrática de Brasilianística na Universidade Livre de Berlim, pesquisadora e ensaísta, inúmeras publicações no Brasil e no exterior.

- Antônio Dimas - Prof. Dr. Titular de Literatura Brasileira na FFLCH/USP, pesquisador e crítico literário, inúmeras publicações no Brasil e no Exterior.

- Flávio Aguiar - Prof. Dr. em Literatura Brasileira na FFLCH/USP, jornalista e escritor; ficcionista, poeta e crítico literário. Organizador da edição comemorativa da “Trilogia do gaúcho a pé”, de Cyro Martins. Inúmeras publicações no Brasil e no Exterior.

18h30min

2. Vida e obra de Cyro Martins em vídeos de arte

- Liana Timm - Artista multimídia, arquiteta, designer e poeta. Autora das exposições Cyro, o Transfigurador do Óbvio e Cyro, o Conciliador de Extremos. Atualmente trabalha com arte digital e vídeoarte bem como em planejamento editorial e projetos culturais da TERRITÓRIO DAS ARTES Editora.

19h00

3. Cyro Martins e o humanismo psicanalítico - mesa-redonda

- Roberto Curi Hallal - Médico psicanalista com formação em Buenos Aires. Membro fundador da Academia Brasileira de Médicos Escritores, ocupando a Cadeira no. 28, cujo patrono é Dr. Cyro Martins. Professor Emérito da Universidade de Santiago de Cuba.

- Wanderley Manoel Domingues - Médico psiquiatra e psicanalista, Diretor Técnico do Centro Pró Autista (São Paulo).

- Cláudio Meneghello Martins - Médico psiquiatra, Mestre em Psiquiatria pelo “Institute of Psychiatry" da Universidade de Londres. Membro fundador e Coordenador de Saúde Mental do Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins.

20h

4. Lançamento de nova edição da Trilogia do Gaúcho e Pé, de Cyro Martins (Sem rumo, Porteira fechada e Estrada nova)

21h

5. Recital comemorativo - Trio Elas por Elas

Olinda Allessandrini (piano), - Inge Schmiedt Volkmann (cello) - Hella Frank (violino). Apresentando composições de Cécile Chaminacle, Chiquinha Gonzaga e Fanny Mendelssohn-Hensel.

Com a participação de especialistas na área de literatura – Profs. Antônio Dimas (USP), Ligia Chiappini (USP-Universidade Livre de Berlim) e Flávio Aguiar ( USP) – e de psicanálise e psiquiatria - Drs. Wanderley Manoel Domingues, Cláudio Meneghello Martins e Roberto Curi Hallal – realizaram-se duas mesas-redondas  apresentando perspectivas variadas da obra de Cyro Martins, tanto como psicanalista quanto ficcionista. Debate entre os palestrantes e participação da platéia tornaram o evento ainda mais proveitoso.

Revelou-se franco interesse pela obra de Cyro Martins, a qual a maioria dos presentes conhecia muito pouco ou nada. Daí a importância de termos já previsto tal situação e levado número suficiente de exemplares da Trilogia que foram ofertados aos presentes.

 

MESA-REDONDA A LITERATURA DE CYRO MARTINS


Profs. Antônio Dimas, Ligia Chiappini e Flávio Aguiar


Platéia no Memorial da América Latina

 

MESA-REDONDA CYRO MARTINS E O HUMANISMO PSICANALÍTICO


Drs. Wanderley Manoel Domingues, Cláudio Meneghello Martins e Roberto Curi Hallal

 

MOSTRA DE VIDEOARTE SOBRE CYRO MARTINS


O evento teve a participação da artista plástica Liana Timm (autora do planejamento gráfico da Trilogia) apresentando vídeos de arte inspirados na obra de Cyro Martins

 

CONCERTO COMEMORATIVO


Olinda Allessandrini apresentando o Trio Elas por Elas

O trio de musicistas Elas por Elas - Olinda Allessandrini( piano), Inge Schmiedt Volkmann (cello) - Hella Frank (violino) apresentando composições de Cécile Chaminacle, Chiquinha Gonzaga e Fanny Mendelssohn-Hensel - encerrou o evento com belo recital.


Hella Frank (violino)- Olinda Allessandrini (piano) - Inge Schmiedt Volkmann (cello)

--------------------------------------------------------

Considerações sobre eventos e lançamentos da
Edição Comemorativa da Trilogia do Gaúcho a Pé
em Porto Alegre e em São Paulo

Apesar das dificuldades em realizar o planejado, em vista de não termos obtido o apoio financeiro necessário, o  projeto se revelou um sucesso, graças ao empenho das pessoas envolvidas na sua organização e aos convidados que não hesitaram em participar.

Foi também fundamental o apoio da CORAG, sem o que não poderíamos ter feito a impressão dos livros. Da mesma forma, foi a cedência dos espaços pela Casa de Cultura Mário Quintana (SEDAC-RS), em Porto Alegre, e da Fundação Memorial da América Latina, em São Paulo.

Acima de tudo, não fora o apoio financeiro da CAIXA FEDERAL nada do que se realizou poderia ter acontecido, pelo que somos muito gratos e desejamos que os resultados de nosso trabalho sejam avaliados pela qualidade do que foi feito, em face dos recursos obtidos.