X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Depoimento de Fernanda de Barros Carvalho  E-mail
ERA DIGITAL

 

 Fernanda Carvalho fotógrafaFernanda fotógrafa

 

                                                                                             São Paulo, março de 2015

 

Iniciado em 2011 pela European Alternatives–  o projeto Transnational Dialoguesé uma plataforma aberta e em andamento de gerenciamento e criação para projetos artísticos e culturais com foco em novas geografias decorrentes da globalização e da emergência de um mundo multipolar e artístico.

Transnational Dialogues facilita o encontro de artistas, criativos, profissionais, intelectuais e escritores de diferentes continentes para uma série de intercâmbios e coproduções, em forma física e virtual. Sua plataforma promove o compartilhamento de informações, a criação de uma rede e a colaboração conceitual entre indivíduos e organizações que trabalham em uma variedade de disciplinas, em escala transnacional, e oferece um trampolim para colaborações e iniciativas futuras.

Com o título “ChangeUtopia!”, em 2014, o projeto conduziu uma colaboração entre jovens criativos da China, Europa e Brasil para refletir sobre a falha dos modelos econômicos e sociais existentes nessas três regiões, além do papel dos artistas, da produção cultural e de seus gestos em direção a alternativas futuras. A pesquisa toma forma em um processo (um ano de duração) de produção em rede. Uma troca entre muitas camadas, produção colaborativa virtual, encontros, seminários (com dirigentes de instituições, espaços independentes, pensadores, organizações) e, também, caravanas (caminhadas por espaços urbanos em transformação).

 

Durante o ano passado (2014) fiz parte de um grupo de pesquisa sobre caminhos e possibilidades da arte nos países emergentes, Brasil e China. Apresento Transnational Dialogues como projeto que, ao longo dos anos de pesquisa, vem sendo produzido em formato impresso e também digital. Afinal, é um projeto de plataforma virtual rica em conteúdo. Acesse: 

-                  TD journal 2012, 2013 - http://www.transnationaldialogues.eu//www-root/transnationaldialogues.eu/wp-content/files//2013/04/Transnational-Dialogues-Journal_WEB.pdf

                               TD Journal 2014 - http://issuu.com/euroalter/docs/td-issuu-web/1?e=1106430/10132447

 A partir dessas vivências foram organizados dois eventos de fechamento, um no MAXXI Museum, de Roma, e o outro no Kreuzberg Pavillon, em Berlim, em que aconteceram apresentações, talks, performances e instalações. Além disso, ao longo da pesquisa foram produzidos conteúdos para o site Transnational Dialogues e uma publicação, nos formatos impresso e pdf , o TD Journal 2014 .

 Durante este projeto iniciei um trabalho que sugere a discussão sobre reflexos de um modernismo utópico. Trago imagens da arquitetura de Niemeyer ( cf 3 fotos pb abaixo) e desenvolvo possibilidades com suas formas e composições, alternativas e pensamentos: 

What was expected from the future? What do we expect?O que esperávamos do futuro? O que esperamos?”


 Aprecie o desenvolvimento do trabalho, a partir de foto convencional do Ed. COPAN (autor desconhecido):www.fecarvalho27.tumblr.com. Veja também animação: https://vimeo.com/104210766

Ed. COPAN

 

  Copan1 FC


Copan2FC


copanPad3

                            ======================================