X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Informe CELPCYRO - Abril 2015 | Imprimir |  E-mail
alt

Abril 2015

NOTÍCIAS

  • CONVERSANDO COM E SOBRE ESTRELAS DO CÉU NA TERRA

alt
Depoimento da astrônoma brasileira, Cristina Chiappini que, com seus colaboradores, acaba de revelar descoberta importante para a astronomia: amostras de estrelas mais próximas ao Sol mostravam só a “ponta do iceberg”, e passaram desapercebidas até que o presente trabalho descobrisse um grande número desses objetos localizados nas regiões mais internas do disco Galáctico, para os quais o “relógio químico” não funciona. Saiba mais ...

=======

alt
O Fórum realizou-se na FIESP (São Paulo), dia 09 de abril, numa iniciativa EspelhoGardian/SelfAzul, com o respaldo científico e experiência no tratamento de autistas do Centro Pró-Autista. Certamente foi evento dos mais significativos e concorridos da primeira edição da Virada da Saúde em São Paulo (7 a 12 de abril). Reuniu profissionais da área, pais de autistas, interessados em geral, ouvindo palestrantes especialistas.

Os especialistas participantes do evento - Drs. Maria Clara Nassif e Wanderley M. Domingues, do Centro Pró-Autista (CPA); Dr. Jair Mari, Prof. do Instituto de Psiquiatria do Kings College(Londres) e a Profa. e pesquisadora Marie-Hélène Plumet, da Université Paris Descartes - apresentaram contribuições valiosas e, em nosso site, trazemos mais elementos para compreender melhor esse transtorno: Autismo e neurodesenvolvimento, texto de Camilla Mazetto, Maria Clara Nassif e Wanderley M. Domingues.

=================

INSCREVA-SE JÁ

alt alt


WORKSHOPS

  • A LEITURA VIVENCIADA ANTES E ALÉM DA ESCRITA

Mediadoras Maria Helena Martins e Betina Mariante Cardoso
Realização CELPCYRO e Editorial Luminara

alt


Proposta: vivenciar a leitura dialogando, para reconhecê-la como:
  • mobilizadora dos sentidos, das emoções e da razão
  • incentivadora da sensibilidade, da imaginação e do intelecto
  • provocadora de relações significativas entre várias linguagens
O workshop também visa a apresentar os benefícios da leitura literária para a saúde, em vários campos possíveis da expressão, respondendo as perguntas “Para que lemos?” e “O que acontece em nós, quando lemos?”

Público-alvo: Por ser 100% prático e interativo, em linguagem simples, longe do jargão acadêmico, num clima de entretenimento e privilegiando as experiências individuais, convidamos tanto quem curte literatura,artes, leitura em geral como seus apreciadores eventuais.

Data: 30 de maio de 2015 - das 9h30 -17h30 - sábado
Local: Rua Tobias da Silva, 99 - Moinhos de Vento - Porto Alegre
Certificado: 8h/atividades
Valor do investimento: R$180,00 até 29 de maio; R$ 200,00 no dia do evento

FICHA DE INSCRIÇÃO celpcyro%40celpcyro.org.br%3Bbmariant@terra.com.br/">Contato Vagas limitadas

=================

  • XII JORNADA CELPCYRO SOBRE SAÚDE MENTAL

alt
C
onheça programação e inscreva-se aqui

=================

MITOS HISTÓRICOS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO

- 1a. Conferência da XII Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental - 26 de junho - 11h


alt
ALEXANDER MOREIRA-ALMEIDA - Residência e doutorado em psiquiatria pela USP. Pós-doutorado pela Duke University (EUA). Professor Associado de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Diretor do NUPES - Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da UFJF. Coordenador das Seções de Espiritualidade e Psiquiatria da Associação Mundial de Psiquiatria e da Associação Brasileira de Psiquiatria

Resumo

Frequentemente religião e ciência são apresentadas como estando em um constante e inevitável conflito ao longo da história. Serão apresentadas e discutidas pesquisas recentes sobre diversos mitos nas relações entre ciência e religião, tais como: idade média como era das trevas (em que se acreditava que a Terra era plana, que todas as doenças mentais eram problemas espirituais e se proibia a dissecção de cadáveres), revolução científica e iluminismo como movimentos que negavam a espiritualidade e que a teoria da evolução teria tornado Darwin ateu.

=================

DO MITO À VERDADE CIENTÍFICA - uma amostra do livro de Cyro Martins

altCapa da 1a. edição -1964

Partindo da versão do mito de Esculápio, narrada por Hesíodo, Cyro Martins apresenta uma síntese histórica da Psicoterapia, desde a perspectiva mitológica da Grécia antiga ao que nosso tempo considera a "verdade científica". Assim o autor introduz sua coletânea de ensaios editada pela primeira vez há 50 anos: Do mito à verdade científica. A importância dos textos aí publicados volta e meia é sublinhada por pesquisadores, profissionais de saúde mental. Daí a significação de se escolher o título do livro como tema inspirador da XII Jornada CELPCYRO sobre Saúde Mental. Mas importa, mesmo, é a reedição do livro - que sairá no segundo semestre deste ano - acrescida de visões atuais sobre seus variados assuntos e persistente interesse que despertam.

Leia fragmento do ensaio inicial, "Do mito à verdade científica", uma perspectiva histórica da Psicoterapia, senão da própria Medicina, narrada com a agudeza de um estudioso da matéria aliada à sensibilidade e a bossa de um ficcionista.

=================

ARTIGO DE FUNDO

alt

Das Luzes às Soleiras - Perspectivas críticas na literatura brasileira contemporânea
Vários Autores. Ricardo Barberena e Vinícius Carneiro - organizadores. Luminara Editorial. 2014.

Das luzes às soleiras - perspectivas críticas na literatura brasileira contemporânea é um livro de múltiplos encontros e trânsitos entre variados escritores e temas contemporâneos, composto de quinze ensaios de renomados especialistas, nacionais e internacionais. Saiba mais

=================

COLUNA CELPCYRO - Franklin Cunha

Uma questão a pensar é apresentada pelo médico e escritor, Franklin Cunha, em mais uma instigante contribuição: A neurociência será a solução?

=================

NÃO PERCA

A Associação Brasileira de Psiquiatria tem agora uma programação às 2as. fas. , das 21 às 22horas, no Portal da Psiquiatria. Vídeos e entrevistas ao vivo sobre temas de grande interesse, como Alcoolismo, Dependência Química, Síndrome de Down, Depressão Pós-Parto, Esquizofrenia, Demência, entre vários outros.

  • VISTO PERMANENTE - exposição fotográfica de Sérgio Paula Ramos

Temos muita satisfação em anunciar a exposição fotográfica "Visto Permanente", de Sérgio Paula Ramos - médico e artista gaúcho.
Vernissage: dia 05 de maio - 19h00 no MARGS - Praça da Alfândega, s/nº, Centro - Porto Alegre.
Segundo o Autor, "Visto permanente" é o resultado de um convite feito pelo Diretor do MARGS, Paulo Amaral, para que mostrasse suas fotos mais recentes da série "Viajando". A exposição permanecerá aberta de 6/5 a 7/6".
Serão expostas 28 fotografias, nas salas negras do museu. Sem dúvida, um evento que vai deixar marcas em muita gente, descobrindo a arte da fotografia.

alt

=================

Responsável por coordenação e conteúdo do site e INFORME CELPCYRO: Maria Helena Martins
Desenvolvedor do site e INFORME CELPCYRO: Augusto dos Santos Ferreira

=================

Nota: Nossos INFORMES CELPCYRO estão agora em nosso site

Visite o site do CELPCYRO e saiba mais!


Av. Borges de Medeiros, 453 Conj. 82 - CEP 90020-023 - Porto Alegre - RS - Brasil
Tel/Fax: 0xx-51-3224-4233 e 0xx-51-3224-8209