X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Motivações do workshop COM A PALAVRA, A LEITURA  E-mail
Além da Letra - Acontecências

 

POST Workshop ok

 

Conheça a Apresentação de Maria Helena Martins: Com a Palavra, a Leitura - antes e além da escrita

 

Fotos do evento:

fotos workshopfotos workshop2

fotos workshop4fotos workshop3

fotos workshop5

 

A participação dos presentes, no decorrer do workshop, permitiu a troca de ideias, o que enriqueceu sobremodo o evento, especialmente porque tivemos a presença  de profissionais de diferentes áreas além de Letras e  de Psicologia. A dinâmica da interação reiterou   quanto pode ser  produtivo um trabalho que valoriza o diálogo. Assim, tivemos a satisfação de ver nossos propósitos concretizados. 

                                                                                   ======================

Para esse workshop, talvez a motivação maior esteja no desejo de propiciar aos participantes um modo descontraído de vivenciar e pensar a leitura, de se reconhecerem como leitores e leitoras efetivos, de perceberem o que de fato gostam ou não de ler, sem pejo e sem culpa. Isso porque com frequência se reafirma a importância da leitura, mas ela tem sido regida por ditames escolares ou jargão acadêmico, sem maior consideração pelo leitor. Em nosso caso, longe disso, queremos verificar, na prática, porque alguém vive lendo ou o que provoca  muitas vezes tanta dificuldade para ler e não nos ligamos naquilo que é proposto como excelente livro, filme, quadro, peça teatral. Por que não experimentá-los, sem a obrigação de apreciá-los? Ou, se o propósito é desestressar ou mesmo estimular a criatividade, por que  optar por colorir em lugar de ler? 

Vamos ter oportunidade de exercitar nossas capacidades leitoras, sem noções pré-concebidas, sem preconceitos, trocando experiências, desmistificando expressões como "hábito de leitura" e realizando leituras de múltiplas linguagens. Tudo isso não só para reavaliar mas para ampliar o repertório de cada leitor participante, dialogando e abrindo possibilidades para mil e umas outras leituras  e para releituras enriquecidas de novas perspectivas de percepção.

                                                                                                                                    Maria Helena Martins*

* Maria Helena Martins é Professora Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP; docente e pesquisadora de Literatura e Leitura, Fudadora do CELPCYRO e sua atual Diretora de Cultura, Humanidades e Literatura do CELPCYRO. Publicou vários livros de ensaios sobre leitura e literatura, entre eles, O que é Leitura ( Brasiliense). 

==============

 

Muito se pesquisa e estuda, em nossos tempos, a respeito dos benefícios da Literatura para o funcionamento do cérebro e para a saúde global do indivíduo. A sensação de bem-estar físico e emocional é um dos componentes de proveito, mas vamos além: a melhora na sensibilidade,  na empatia, na capacidade metafórica são outros dos elementos relevantes. A construção de imagens através da leitura de literatura ficcional pode promover um aumento na capacidade imaginativa, com impacto em áreas do cérebro. Cita-se também o incremento da memória,  a evocação de percepções sensoriais e as respostas no campo dos sentimentos,  causadas pela vivência literária; a capacidade de exercitar o riso pelo humor pode ser lembrada entre os benefícios da literatura nas emoções. Todos esses fatores, quando vividos de modo cotidiano, fazem com que áreas específicas do cérebro sejam ativadas repetidamente: pelo fenômeno da plasticidade cerebral, essa ativação leva à abertura de novas áreas cerebrais funcionantes, com respostas benéficas para a mente e para o corpo. Estas e outras reflexões serão apresentadas e discutidas no nosso workshop.

                                                                                                                          Betina Mariante Cardoso**


**Betina Mariante Cardoso é Médica com Especialização em Psiquiatria e Psicoterapia de Orientação Analítica; possui Título de especialista em Psiquiatria pela ABP e AMB; é mestranda em Literatura (PUCRS), Fundadora e Coordenadora Editorial da Casa Editorial Luminara e colaboradora do setor de Humanismo Médico do CELPCYRO.