X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Encontro Binacional de Escritores na Fronteira
Fronteiras Culturais - eventos

foto convite

Saiba mais

Síntese de Depoimentos

Carlos Alberto Potoko - Minha participação se inspirou no projeto Fronteiras Culturais, do CELPCYRO, do qual descrevi para a plateia a nossa experiência em Livramento. A seguir falei sobre a obra do Cyro Martins, sobre a linguagem fronteiriça como testemunho de cidadão fronteiriço e li o texto Amorosa Língua Portuguesa.

Nadja Boelter da Rosa - Cá estamos no Uruguai, sempre lembrando da estimável contribuição cultural fronteiriça registrada por seu pai, nosso inesquecível Cyro Martins e reportada pela senhora. Sei que conto com seu apoio para as iniciativas de leitura e reflexão literária sempre estou dando como referencia o seu nome e o CELPCYRO. Desde 2011 trabalho no Setor Cultural do Vice Consulado do Brasil em Artigas. Quando cheguei aqui para atuar no Curso de Português para Estrangeiros havia 4 módulos semestrais de Português e 2 módulos de oralidade e produção textual. Imediatamente criei, como Coordenadora Pedagógica, uma denominação para o local: Setor Cultural do Vice-Consulado; realizei um PLANO INTEGRADO e uma base curricular, incorporando às atividades de oralidade e produção textual, conteúdos da arte literária, assim denominadas: ESTUDOS CULTURAIS BRASILEIROS.

Desde então, trabalhamos com os alunos 17 autores brasileiros- Cyro Martins e as obras “Campo Fora” e “O príncipe da Vila” foram os primeiros da série de estudos. Neste ano, estaremos estudando “Dias Gomes: além do palco e do vídeo- as linguagens surpreendentes pelo real e pela magia do universo brasileiro”.

Quanto ao “Encontro de Escritores na Fronteira" –  esta é a 4ª edição- todos os anos tem sido motivo de encontros e debates; até os escritores uruguaios criaram a Associação de Escritores de Artigas, ampliando espaço para Quarai. Foi um sucesso o Encontro 2015, Potoko estava conosco e reforçou a homenagem que fizemos a Cyro Martins, projetando em vídeo sua foto e seus livros. No que tange à temática e assuntos desenvolvidos a senhora já foi informada, através do convite. 


=============