X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Cyro Martins vai às Escolas em Guaíba (RS) | Imprimir |  E-mail

Encontro dos paticipantes do projeto- 25/jun/2008


No Ginásio de Esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, ocorreu o encerramento do projeto Cyro Martins vai às escolas, no município

de Guaíba.

Estavam presentes na ocasião as coordenadoras do projeto, professoras Maria Helena Martins e Aymara Celia, membros da Secretaria de Educação, professores e alunos das escolas participantes, um público de aproximadamente 400 pessoas que estavam lá para compartilhar suas experiências com o trabalho proposto pelo projeto.


Os alunos puderam apreciar duas exposições proporcionadas pelo CELPCYRO: a biografia visual de Cyro Martins, realizada pela artista plástica Liana Timm e uma “vitrine” com as obras do autor. Cada escola tinha um espaço destinado para expor os trabalhos de seus alunos e diversos cartazes, com frases do autor,estavam espalhados pelo ginásio.



Os alunos da Escola Municipal Inácio de Quadros iniciaram os trabalhos com uma versão teatral para a novela de Cyro Martins, Um menino vai para o colégio. Em seguida foi a vez dos alunos da Escola Municipal Anita Garibaldi, que apresentaram um vídeo inspirado na obra do autor. Os alunos das outras escolas elaboraram trabalhos como: maquetes que representavam o campo e a cidade, um jogo sobre a vida e obra do autor, um jornal retratando os fatos de 1923, marcadores de página com frases de Cyro Martins, e uma degustação de pratos típicos do Rio Grande do Sul: carreteiro e arroz de leite.


Após a apresentação dos trabalhos, os professores de língua portuguesa do município entregaram à professora Maria Helena Martins uma placa comemorativa ao  entenário de nascimento de Cyro Martins, que simbolizava o agradecimento dos membros da rede de ensino pela oportunidade de se trabalhar com a obra de um escritor que tanto colaborou com a nossa cultura. Em seguida, a diretora-presidente do CELPCYRO falou aos presentes e respondeu as perguntas de alguns alunos.

O projeto contou com a participação de seis escolas municipais: Anita Garibaldi (3 professoras, 133 alunos), Darcy Berbigier (1 professora, 23 alunos), Inácio de Quadros (1 professora, 10 alunos), José Carlos Ferreira (2 professoras, 54 alunos), Santa Rita de Cássia ( 4 professores, 90 alunos) e Sen. Teotônio Vilella (2 professoras, 52 alunos). Os professores de Língua Portuguesa e Literatura trabalharam com alunos de 6ª, 7ª e 8ª séries.

A Secretaria Municipal de Educação publicou em seu informativo uma nota sobre o evento, onde parabenizava e agradecia os professores, escolas e alunos pela participação no projeto.


Profa. Amanda Dutra de Oliveira

(EMEF José Carlos Ferreira e assessora do projeto no município)

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO CYRO MARTINS VAI ÀS ESCOLAS