X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Lonjuras que lembram: Quaraí (BR) e Artigas (UY) E-mail
Fronteiras Culturais - Artigos

 

 

Na Abertura da V  Encontro Binacional de Escritores na Fronteira(maio de 2016), em Artigas(UY), o escritor Dr. Martin Sanches Vera  enalteceu a cultura fronteiriça, “na qual deveríamos apostar com mais freqüência”. De fato há um Mercosul Vivencial, efetivo desde muito antes do Mercosul econômico, vivido cotidianamente pelos fronteiriços,  mas pouco valorizado pelas culturas estrangeiras. Assim, manifestações que ratificam esse intenso intercâmbio são sempre bem-vindas para quem valoriza fronteiras culturais. Quaraí (BR) e Artigas (UY) formam um dos pares de cidades fronteiriças mais significativos para nós.  


CM jovem 

Foi nesse contexto que nasceu Cyro Martins, viveu sua infância, um tanto de sua mocidade e início profissional. Lá, Celito De Grandi e Núbia Silveira foram buscar muitos elementos importantes para a biografia do escritor , e enfatizam ter feito o possível para “retratar Cyro Martins tal qual ele o foi. Como está no título: o homem e seus paradoxos”. Talvez tenha sido esse aspecto que levou a profa. Nadja Boelter da Rosa – quarainhense, estudiosa e admiradora de Cyro Martins,  que trabalha no setor cultural do Vice-Consulado brasileiro em Artigas  - a propor para seus alunos de Língua Portuguesa  a leitura dessa biografia. 

                                          capa biografia Celito

 



SEMINÁRO "Nos caminhos da biografia: vida, obra e trajetória de Cyro Matins”

Coordenação: Profa. Nadja Boelter da Rosa

Terceiro Ano Avançado – 15 pessoas  - Data: 29 de setembro de 2016

Local: Vice-Consulado do Brasil em Artigas

                                                   Nadja e alunas com trabalho sobre CM                                   

 

Nas palavras da Coordenadora, Profa. Nadja Boelter:

O trabalho teve acolhida muito favorável, se desenvolveu em forma de Seminário e teve desdobramento em entrevista. Foi iniciado com a leitura e análise de   Cyro Martins – o homem e seus paradoxos, biografia escrita por Celito De Grandi e Núbia Silveira. A partir daí, formularam-se questões a serem partilhadas com os presentes no evento de 29 de setembro.  Ao final, os alunos manifestaram a vontade de ler livros de Cyro Martins.

“ O Seminário foi um sucesso. Melhor ainda: os alunos uruguaios e cubanos expuseram suas análises com opiniões ardorosas: à medida que se passavam os dias, a leitura, questionamentos e atividades interpretativas faziam com que pensassem e sentissem a pessoa de Cyro Martins. Nas apresentações, nada a desejar para os TCCs trabalhados na Universidade. Reuni-me com um grupo, cuja  líder se chama Norma Etchamendi".



Entrevista Radiofônica 

                                           Grupo que realizou entrevista radiofonica   

Relata a Profa. Coordenadora, Nadja Boelter:“ Organizamos um programa radiofônico, na rádio Quaraí, num horário de ouro: das 17h30 às 19 horas. O locutor é um poeta e trovador , Sr. Alceu Silva. O programa se chama "Roda de Chimarrão". A energia que transcende as páginas dos livros faz com que Cyro sempre viva, Viva sempre.


 

 

 

entrevista rádioentrevistada 1Entrevistada 2

      

“O programa radiofônico foi excelente! A excelência foi a convicção demonstrada pelas alunas participantes, dando respostas ao entrevistador. Acreditam na genialidade sensata de Cyro Martins através do trabalho que realizou e que ainda nos proporciona uma ocupação apaixonante pela Arte Literária. Foram 80 minutos originados nas páginas dos livros martinianos”. 


                                               

Formatura da turma


 =================