X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



CELPCYRO 20 ANOS  E-mail

 

banner 20anos

 

============================

 

PROJETO COMEMORATIVO DE

20 anos de trabalho ininterrupto com e a partir da obra de Cyro Martins (1908-1995)

 

Do final do século passado a nossos dias evidencia-se a ruptura com parâmetros nas atividades humanas em geral. Ampliam-se fantasticamente os horizontes dos conhecimentos em todas as áreas, multiplicam-se suas abordagens, a possibilidade de informação parece infinita. Saberes e fazeres se entrecruzam, sinalizando quão pouco ficou do que era antes. A perda de um senso de permanência excita as mentes ousadas e desestabiliza as acomodadas. Não à toa a capacidade de resiliência passa a ser tão valorizada. As mutações aceleram, desafiando o já sabido; afrontam mesmo mentalidades mais abertas. Estará o mundo em que vivemos passando por transformações inevitáveis e radicais?

 

Antes de analisar e avaliar esse quadro, parece mais acertado guiarmo-nos por indicações de Cyro Martins que, às vésperas do séc XXI, com mais de 80 anos, não hesitava em dizer que a vida segue e “é nosso o nosso destino”; temos que conduzi-lo em face das vicissitudes e das benesses que a vida apresenta, sendo “realistas esperançosos”, sem perder perspectivas.

 


Tendo essa visão como guia, nossa proposta é realizar, no decorrer de 2017, atividades/eventos relacionadas a transformações dessas duas últimas décadas, a partir de quatro eixos temáticos que, necessariamente, se tangenciam ou se entrecruzam e, tanto quanto possível,  contemplam as principais linhas de interesse e atuação do CELPCYRO, atualizando cada tema e situando a obra de Cyro Martins em face dele:



Nossa proposta é realizar, no decorrer de 2017, atividades/eventos tendo como horizonte essa questão, a partir de quatro eixos temáticos que, necessariamente, se tangenciam ou se entrecruzam, enquanto contemplam as principais linhas de interesse e atuação do CELPCYRO, atualizando cada tema e situando a obra de Cyro Martins em face dele: 

 

  • DESAFIOS À CRIAÇÃO LITERÁRIA Linguagem, temática, estrutura narrativa em transformação. 

 

  • PRINCIPAIS AVANÇOS NA ÁREA PSI - Contribuições da Neurociência para a Psiquiatrisa e a Psicanálise 

 

  • HUMANISMO NA CIÊNCIA E NA SOCIEDADE - Vicissitudes da humanidade X risco de nos tornarmos insensíveis X realismo esperançoso 

 

  • INTERAÇÃO DAS ARTES E CULTURAS- Linguagens se iluminam mutuamente sem perder suas características intrínsecas; criadores e apreciadores de Artes  e Culturas em crise ? 

 

========================= 

 

PALESTRANTES CONVIDADOS 

 

Temos grande satisfação em anunciar a confirmação de convidados a participar dos eventos comemorativos. Elas e Eles abrilhantarão o CELPCYRO 20 ANOS, dando oportunidade ao público de um contato com sua arte, sua ciência, sua capacidade de pesquisa e criação: Abrão Slavutsky, Antonio Hohlfeldt, Carlos Appel, Carlos Potoko, Cristina Macedo, Clara Pechansky, José Francisco Botelho, Eliane Tonello, Fábio Varela, Guilherme Castro, Gustavo Czekster, Léa Masina, Lenira Fleck, Liana Timm, Ligia Chiappini, Luiz Antônio de Assis Brasil, Maria Eunice Moreira, Marilice Costi, Nadja Boelter, Olinda Allessandrini, Rafael Bán Jacobsen, Walmor Piccinini, Wanderley Domingues. E haverá outros mais! 

 

   COMISSÃO ORGANIZADORA  Aymara Celia, Clara Pechansky, Cláudia Dambrós Martins, Léa Masina, Liana Timm, Maria Eunice Moreira, Maria Helena Martins  

 

   COORDENAÇÃO GERAL DO CELPCYRO 20 ANOS Maria Helena Martins - Diretora de Cultura, Humanidades e Literatura do CELPCYRO  

 

   PRESIDENTE DO CELPCYRO Cláudio Meneghello Martins 

 

   PROGRAMAÇÃO 

De abril a dezembro do corrente ano vão acontecer eventos, tais como palestras, oficinas, mesas-redondas, workshops, colóquios, exposições de artes plásticas, apresentações musicais, projeção de filmes, com referências aos eixos temáticos propostos. Preconizam-se, em cada uma dessas realizações, além de apresentação de um conteúdo específico, comentário sobre a obra de Cyro Martins e sua relação com o tema em pauta. 
Á medida em que forem sendo definidos os eventos, divulgaremos informações a seu respeito. Eles serão abertos ao público e com entrada gratuita.


EVENTOS REALIZADOS

 

 

 



  •  DESAFIOS Á CRIAÇÃO LITERÁRIA HOJE –- 04 de agosto – Santander Cultural – Rua 7 de Setembro, 1028 -Porto Alegre 




  •  JORNADA SOBRE CUIDADOS E CUIDADORES - 23 de novembro -  Auditório do Instituto InTCC - Av. Plínio Brasil Milano, 232 - Porto Alegre -     
 

 

                                                                                                           

======================