X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Cyro Martins e a Literatura Brasileira

CELPCYRO 20 ANOS

banner 20anos2


CYRO MARTINS E A LITERATURA BRASILEIRA

1º. Evento 17 de abril de 2017 - Instituto Estadual do Livro - IEL - Porto Alegre


evento1


evento1 1


 

Inaugurando as comemorações, tivemos a grande satisfação das presenças da Profa. Dra. Ligia Chiappini* e o Prof. Dr. Antônio Hohlfeldt**, ambos participantes pioneiros nas atividades do CELPCYRO, assim como o Instituto Estadual do Livro - IEL, que nos apoia desde o início. Só isso já tornou o evento muito significativo, o que se potencializou com a temática, tendo muito a ver com interesses da comunidade porto-alegrense e gaúcha em geral e, em particular, com o trabalho dos palestrantes convidados, bem como as instituições envolvidas e a obra de Cyro Martins.

Também na literatura: o Rio Grande acerta o passo com o Brasil. Com esse título, Ligia Chiappini reviu romances de Cyro Martins à luz de uma releitura do conceito de localismo e regionalismo do autor, repensando a sua inserção na literatura gaúcha e brasileira, recolocando questões como: escritor local? regional? nacional? fronteiriço? Universal? Nada disso? Ou tudo isso junto?
Dialogando com a palestrante Ligia, Antônio Hohlfeldt apresentou A significação (maior) da literatura de Cyro Martins, "mostrando que toda a obra ficcional de Cyro Martins concentra-se no período entre 1893 e 1930, ou seja, a Revolução Federalista e a Revolução de 1930. O que isso significa? Basicamente, este é o tempo em que a sociedade urbana brasileira – a partir da perspectiva do Rio Grande do Sul – levou para se formar e, depois, se afirmar". Saiba Mais.

evento1 2

 

---------------------

Profa. Dra. e Titular em Teoria Literária e Literatura Comparada na USP; Professora Dra. e Titular em Literatura e Cultura Brasileira e Latino-americana na Universidade Livre de Berlim. Pesquisadora e ensaísta gaúcha, com vários livros. 

** Jornalista, escritor, professor na Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, com vários livros publicados.


 20 anos apoio iel