X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Rastros de Cyro Martins
CYRO MARTINS - Vida e Obra


 

No intuito de aprimorar o site CELPCYRO como fonte de informações sobre  seu patrono e sua obra , estamos inaugurando a seção Rastros de Cyro Martins . Nela serão divulgados trabalhos do autor e sobre ele, em especial os que estão à disposição de pesquisadores no DELFOS-PUCRS, onde se encontra o Acervo CYRO MARTINS, e em excertos de trabalhos acadêmicos em geral, destacando-se o  material de pesquisa de Fábio Varela Nascimento.

Fábio Varela do Nascimento

 

Fábio Varela Nascimento assina a seção. A literatura brasileira, a literatura sul-rio-grandense, a biografia e as relações entre literatura e história são os principais focos das pesquisas e dos trabalhos realizados por ele, que  se destaca como o mais atual e dedicado jovem pesquisador com Mestrado(2014) e Doutorado(2018) sobre a obra de Cyro Martins. Sob a orientação da Profa. Dra. Maria Eunice Moreira realizou seu Mestrado sobre Literatura e história em Gaúchos no obelisco,romance de Cyro Martins Doutorado com a tese: Cyro Martins - os anos decisivos (1908-1951). Dedicou-se à organização e pesquisa do acervo de Cyro Martins por mais de ano, trabalhando no DELFOS-PUCRS. Daí a importância do material que vem selecionando e sugestões que vai apresentar para pesquisadores em Rastros de Cyro Martins. Veja uma primeira amostra: 

 Uma vez publicada a tese de Doutorado de Fábio Varela Nascimento: CYRO MARTINS - os anos decisivos ( 908-1951). Porto Alegre, Movimento, 1919, fragmentos dessa publicação passam a ser transcritos regularmente neste site in CYRO MARTINS - os anos decisivos(1908- 1951).