X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Segundo Aniversário - 1999 Imprimir E-mail

Estamos comemorando o segundo aniversário do Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins, inaugurado a 20 de novembro de 1997. Começamos as atividades com reedições de livros de Cyro Martins (Sem rumo, O Mundo em que vivemos, Um menino vai para o colégio). Nosso primeiro projeto, Cyro Martins 90 Anos (ago-set, 1998), com Simpósio e Exposições Olhares sobre Cyro e a Biografia Visual Cyro, o transfigurador do óbvio, constituiu-se com tal vitalidade que ultrapassou em muito seus eventos, desdobrando-se em textos e imagens duradouros, desencadeando outros projetos. Criamos este site, divulgando a obra de Cyro Martins e matérias sobre ela, atualizando-a pelo diálogo com outros autores, outras perspectivas, registrando o que temos feito e o que se almeja. Esta vitrine se amplia e dinamiza, com surpreendente freqüência de visitantes igualitariamente do Brasil e do exterior. Por sua vez, nosso Estado vai redescobrindo Cyro Martins - de Gramado a Pelotas e Rio Grande, de Alegrete a Esteio. Retomando as andanças dele pelos pagos, no decorrer deste ano, conversei com jovens e com quem mais se achegasse, durante a itinerância da Biografia Visual, que tudo indica continuará na estrada. Nessa trajetória, destacaram-se, contrastivamente, a simplicidade comovente do 1º Reencontro no Tempo com Cyro Martins (Quaraí, sua terra natal) e a magnitude da 8ª Jornada Nacional de Literatura (Passo Fundo), inesquecíveis. O Colóquio Saúde Mental na Formação Médica (Porto Alegre), possivelmente leve a outros, visto a relevância da temática, dos participantes, de seu caráter pedagógico. O lançamento da Coletânea Cyro Martins 90 Anos culmina essa etapa. Simultaneamente, o Boletim CELPCYRO inicia outra.

Sem descuidar os demais, damos os primeiros passos para concretizar o Projeto Fronteiras Culturais (Brasil-Uruguai-Argentina), já cadastrado no MINC/PRONAC. Propõe-se a estreitar laços, expandir conhecimentos, valorizar peculiaridades de nosso Estado e suas cidades fronteiriças, cuja história e cultura vêm de longa data se entrecruzando com as daqueles países. Os trabalhos se iniciam com Campo fora (contos gauchescos), de Cyro Martins, em edição bilíngüe, já traduzido para o espanhol.

São inúmeras as pessoas e instituições que acolhem o CELP Cyro Martins e se juntam a ele. Em 1998, obtivemos apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado, com patrocínio da CRT; apoiaram-nos também a Livraria do Globo, o GBOEx; fizemos parcerias com a Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre(SPPA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Editora Movimento. Em 1999, formamos novas parcerias: com a Secretaria de Estado da Cultura, através do Instituto Estadual do Livro(IEL), da Casa de Cultura Mario Quintana, da CORAG; com a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS); com a Editora Artes Médicas. E conquistamos o apoio cultural do SESI-RS, que nos enaltece reconhecendo o realizado e incentiva a fazer mais e melhor.

Enfim, por tudo isso, agradecemos muito a quem tem estado conosco.


Porto Alegre, novembro de 1999

Maria Helena Martins
Diretora - presidente do CELP Cyro Martins