X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Imprimir E-mail

PRÉ-JORNADA - HUMANISMO MÉDICO


PROGRAMA - PARTICIPANTES E SÚMULAS DAS APRESENTAÇÕES


A ESCOLHA DO TEMA HUMANISMO MÉDICO


Trata-se de ligar a Programação da Pré-Jornada  diretamente ao setor  de Humanismo Médico que instituímos no CELPCYRO, concretizando mais um importante propósito, dos tantos que norteiam  as nossas atividades,  a partir da obra de Cyro Martins. O caso do Humanismo, inclusive, se torna espécie de leitmotif que percorre seus escritos não-ficcionais e se configura em toda a sua ficção, como um fio condutor, ora mais ora menos evidente.

_______________


9h15  ABERTURA DA PRÉ-JORNADA
           Maria Helena Martins (RS/SP)
           Betina Mariante Cardoso (RS)

9h30 A HUMANA ARTE DA PALAVRA

         Cyana Leahy-Dios (RJ)

10h  LITERATURA E MEDICINA, DIÁLOGOS, APROXIMAÇÕES

         Léa Masina (RS)

10h30  Coffee Break e Autógrafos de Cyana Leahy-Dios

11h   A OSTENTAÇÃO DA MEIA-CIÊNCIA E O HUMANISMO MÉDICO

         Rogério Gastal Xavier (RS)

11h30  HUMANIDADES MÉDICAS: LIMITES E PERSPECTIVAS NO TERCEIRO MILÊNIO

        Betina Mariante Cardoso (RS)

12h   Debate

 _______________


SOBRE OS  PALESTRANTES  E SEUS TEMAS

                                                                                                          


CYANA LEAHY-DIOS 

Professora Universitária (UFF/UGF), Graduada e Licenciada em Letras (UFF) e Música (UFRJ) , PhD em Educação Literária/London University Institute of Education , Mestre em Educação (UFF), Autora bilíngue de 18 obras acadêmicas e literárias publicadas Tradutora de obras literárias e acadêmicas internacionais, Coordenadora da Sala de Leituras & C.L. Edições Resenhista da European Legacy, Parecerista das Fundações Carlos Chagas e Ford
Pesquisadora doutoral em Literatura Brasileira (USP)

Tema: A Humana Arte da Palavra


"O pingo, bagual novo, se para arpista com o rebuliço, instigando o ginete para uma escaramuça. Espantado, fogoso,cabeça erguida, trocando orelha, olhando longe, era um urco de grande o pangaré do Nilo." A abertura de ‘Guri’ inicia nossa caminhada por vieses culturais,linguísticos e psicoliterários da humana arte da palavra, com profunda simplicidade. Seu autor afirmou: 'Gosto das palavras que comunicam calor de vida, que nos estimulam a folhear o livro que amanhece todos os dias'. Passear pelo ‘humanismo psicanalítico’ de Cyro Martins é puro deleite. Vamos a ele.  


_______________
                                   

LÉA MASINA
Doutora em Literatura Comparada e crítica literária.
Atualmente, trabalha com escritores em seminários de criação literária e
leituras críticas. Tem diversos livros e artigos publicados. É Bacharel em
Ciências Jurídicas.

Tema: Literatura e Medicina, Diálogos, Aproximações

A partir da participação subjetiva do autor e do leitor na ressemantização do
texto, conceituar a literatura enquanto "espaço de liberdade" aproximando-a
da medicina pelas vertentes da catarse, da sublimação, da criatividade, da
situação-limite e do amparo ao outro. Acentuar o caráter generoso e
artístico da literatura que, assim como a medicina, lida com a vida e a
morte, com o sofrimento e as demais circunstâncias que peculiarizam a
condição humana.

_______________

ROGÉRIO GASTAL XAVIER

 

Médico pneumologista, doutor em Clínica Médica pela UFRGS, membro da Academia Sul Brasileira de Letras, publicou o livro de poemas Maria dos Mares Lunares (Literalis, 2008)

 

Tema: A ostentação da meia-ciência e o humanismo médico

O exercício do profissional da saúde confronta-se com um universo de situações humanas nem sempre legí­veis instantaneamente. Os conhecimentos técnico-científicos restritos nem sempre correspondem às demandas das interações§Ãµes interpessoais e culturais. A exposição às artes permite desmascarar a pseudo-ciência,  a pseudo-medicina e a pseudo-moral em benefício do humanismo médico.

 

_______________

 BETINA MARIANTE CARDOSO


Médica Psiquiatra Coordenadora do setor de Humanismo Médico do CELPCYRO, Médica Psiquiatra, Mestre em Psiquiatria pela UFRGS, com Estágio de Aperfeiçoamento no Serviço de Psiquiatria da Universidade de Pisa(Itália), tradutora. Pesquisadora em Humanidades Médicas e Diretora da Casa Editorial Luminara.

 

Tema: Humanidades Médicas: limites e perspectivas no Terceiro Milênio


Consistindo a própria sexualidade em expressão fundamental do Humano, da essência biológica à manifestação cultural através dos tempos, podemos explorar a compreensão a seu respeito  nas mais variadas formas. Assim, como profissionais de saúde, estaremos mais capacitados a compreender o indivíduo que nos procura, objetivo final da aplicação das Humanidades e das competências culturais em Medicina.

_______________

MARIA HELENA MARTINS

 

Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP). Mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS, onde lecionou, bem como na USP/FFLCH.. Criou  o Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins (Porto Alegre), do qual é Diretora-Presidente. Principais livros publicados: Agonia do Heroísmo, O que é Leitura,Crônica de uma Utopia- Leitura e Literatura em Trânsito, Fronteiras Culturais( Brasil- Uruguai – Argentina).

Tema: Humanismo Médico no CELPCYRO

 

O Humanismo Médico que propomos no CELPCYRO  segue o rumo do traçado por Cyro Martins, que ele vivenciou e pelo qual se empenhou. Esse Humanismo  nada tem de livresco ou de aspirações neo-clássicas. É um Humanismo visionário, porque se projeta para o futuro; é terra a terra, porque tem  em mira o homem comum e vê a condição humana em suas misérias e grandezas. É comprometido com o próximo, como ele mesmo disse:  “sem nenhum messianismo, dentro das regras da ciência e da arte de curar. Ciência e arte, essas, em perpétuo devir”.                                  

 

_______________