X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Quarto Aniversário - 2001 E-mail
CELPCYRO - Institucional

 

Este aniversário foi assinalado por andanças. As atividades do Centro alcançaram novos horizontes. Voltaram-se para os pagos, com o projeto Fronteiras Culturais em Livramento e Rivera, com apoio do SESI/FIERGS e vários parceiros. Expandiram-se para outras plagas, com o evento Cyro Martins: entre a ficção e o divã, realização que se deve à iniciativa de Fábio Magalhães, Diretor do Memorial da América Latina, de São Paulo. Lá se promoveram, em setembro, mesas-redondas; lançamentos, pela Coleção MEMO, publicação do Memorial, do ensaio "A criação artística e a psicanálise", e de Campo fora/Campo afuera; a exposição Cyro, o transfigurador do óbvio, de Liana Timm, com apoio da SEDAC do Rio Grande do Sul. Esses dois acontecimentos ampliaram o contingente de pessoas e instituições com os quais nos relacionamos, exigiram mais de nosso trabalho e nos fortaleceram.

Registramos participações em outros eventos, dentre eles, o Encontro Internacional de Comunicação sem Fronteiras (Instituto Alberto André e FABICO -UFRGS - Livramento -abril), que propiciou a apresentação do Fronteiras Culturais a santanenses e riverenses, e o 1º Insight - Literatura Comparada e Psicanálise (UFRGS - Porto Alegre - maio). Ambos permitindo difundir os projetos e propósitos norteadores do CELPCYRO.

Em agosto, como já se torna praxe, uma comemoração: 57 anos de Porteira Fechada. Realizamos mesa-redonda sobre esse que é o mais conhecido romance da Trilogia do Gaúcho a pé, sendo lançada sua 11a. edição, pela Editora Movimento. Então, nos acolheu o Instituto Estadual do Livro (IEL), que continua nosso parceiro e, neste final de ano, nos presenteia com a indicação de Campo fora/Campo afuera para o Prêmio Jabuti de Tradução.

Agosto também marcou a Abertura Oficial do Fronteiras Culturais em Livramento e Rivera, quando assinamos Carta de Intenções - com o SESI-RS, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Livramento, Intendência de Rivera e Associação Cristã de Moços - ACM/ACJ, binacional - propondo envidar esforços para o sucesso do projeto. Nosso evento Revelações Culturais da Fronteira encerrou as atividades de 2001 desse projeto, mostrando que conseguimos cumprir o prometido, principalmente por conta da disponibilidade e criatividade surpreendentes dos fronteiriços - crianças, jovens e adultos. A rede pública de ensino de Livramento já planeja para 2002 trabalhos decorrentes desse, envolvendo também escolas de Rivera.

Superam-se expectativas, criam-se novos desafios. Assim, nosso Fronteiras Culturais (Brasil - Uruguai - Argentina) e o projeto Fronteiras Culturais na Comarca Pampeana: obras exemplares, coordenado por Ligia Chiappini (Instituto Latinoamericano da Universidade Livre de Berlim), se reúnem, pelas afinidades de propostas que têm, para realizar o evento CULTURA FRONTEIRIÇA: BRASIL, URUGUAY E ARGENTINA, em Berlim, no próximo ano, ocasião em que também será lançado nosso livro Fronteiras Culturais (Brasil - Uruguai -Argentina), fruto do Encontro de 2000, em Porto Alegre, do qual a CULT- Revista Brasileira de Literatura (São Paulo) publicou cinco ensaios.

 

Maria Helena Martins
Diretora-presidente do CELP Cyro Martins
Porto Alegre, dezembro de 2001