X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



I SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE TERRITÓRIO, FRONTEIRA E CULTURA - 16 a 18 /10/2007 - UFMS | Imprimir |  E-mail

Territorialidade, cultura e ambiente: olhares, significados e representações em áreas de fronteira


O interesse em realizar um seminário com a temática especificada decorre de fatores inter-relacionados, de caráter histórico, geográfico e acadêmico. Em 2005 um grupo de pesquisadores constituiu grupo de pesquisa, denominado TERRHA (Grupo de Estudos sobre Território e Reprodução Social) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Dourados, hoje Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD. O grupo integra professores de diferentes áreas do conhecimento da UFGD (Geografia, História, Letras, Antropologia, Ciências Biológicas, Sociologia) e de outras instituições de Ensino Superior (UEMS, UFMS, UNIOESTE, USP). Um dos objetivos do Grupo TERRHA é fomentar pesquisas e discussões sobre território e reprodução social e também contribuir para os estudos regionais a partir de uma especificidade local que é a questão da fronteira.

Assim, ao pesquisar e debater sobre a temática, o grupo resolveu avançar no sentido de ampliar as discussões e o intercâmbio com pesquisadores de outras instituições.

Outro aspecto a ser considerado, decorre do fato de a UFGD localizar-se na faixa fronteiriça Brasil-Paraguai, onde a situação de fronteira emerge sob várias perspectivas, levantando questões e trazendo a necessidade de reflexão.

Acrescenta-se que a UFGD tem demonstrado capacidade de expansão e de verticalização em torno das atividades de ensino, pesquisa e extensão, produto do potencial existente na Instituição, presente no corpo docente, discente e técnico-administrativo, o que aponta para a demanda de eventos como o proposto. A Faculdade de Ciências Humanas (FCH), por exemplo, conta atualmente com três cursos de graduação, quais sejam, História, Geografia e Ciências Sociais, além de dois cursos de pós-graduação: História e Geografia, nível mestrado. A área de concentração desses programas, respectivamente, História, região e identidades e Região, fronteira e reprodução social, sinaliza para a necessidade de intercâmbio e aprofundamento do debate sobre a temática território, fronteira, cultura e ambiente. Por sua vez, a Faculdade de Comunicação, Artes e Letras conta atualmente com o curso de graduação em Letras que vem desenvolvendo projetos de pesquisa e de iniciação científica relacionados à questão da cultura, região, identidade. No que se refere à pós-graduação, a Faculdade já encaminhou projeto de implantação do mestrado com área de concentração em Lingüística e Transculturalidade, o que vem reforçar a importância de eventos como a temática proposta.

Compreende-se que a proposta de realização do seminário aponta no sentido de estreitamento da articulação entre os cursos de graduação, áreas de concentração dos programas de pós-graduação citados e projetos de pesquisa.

Sendo assim, a realização de um evento dessa natureza, justifica-se pela possibilidade de constituição de um ambiente de debates, de intercâmbio de idéias, de experiências entre profissionais de diferentes áreas do saber e instituições com tradição de pesquisas ligadas à temática proposta. Tal atividade não se restringirá aos membros do grupo TERRHA, mas permitirá o envolvimento também de docentes e discentes de outras Instituições de Ensino Superior da região, do estado e do país.

A iniciativa do grupo TERRHA objetiva buscar também maior integração com profissionais ligados à Educação Básica. Nesse sentido, o evento conta com a parceria do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados (SIMTED), que tem apontado interesse em aprofundar a discussão em torno de temas regionais. Acredita-se, assim, que tal parceria poderá contribuir, de forma mais efetiva, para que o conhecimento produzido na Universidade possa ser debatido e socializado com os profissionais da Educação Básica. Poderá contribuir também para o atendimento das diretrizes político-educacionais do governo do Estado de Mato Grosso do Sul que tornou obrigatório os estudos regionais.


Veja a Programação do evento


INFORMAÇÕES

E-mail: fronteira@ufgd.edu.br

LABORATÓRIO DE ESTUDOS URBANOS, AGRÁRIOS E CULTURAIS /

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD

Endereço: Rod. Dourados - Itahum, km 12 - Cidade Universitária - Bloco 3

Dourados – MS – Brasil

Telefone: (67) 3411-3814

ORGANIZAÇÃO/REALIZAÇÃO

Grupo de Estudos sobre Território e Reprodução Social - TERRHA

Laboratório de Estudos Urbanos Agrários e Culturais - LEUA

A P O I O

Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

 Faculdade de Ciências Humanas - FCH

Faculdade de Comunicação, Artes e Letras - FACALE

Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis – PROEX

Programa de Mestrado em Geografia

Programa de Mestrado em História

Univ. Estadual de Mato Grosso do SUL - UEMS

Curso de Geografia – Unidade Glória de Dourados

                  Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Grupo Movimento Espacial da Fronteira

Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP

Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Dourados

Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação - SIMTED

Prefeitura Municipal de Dourados