X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Imprimir E-mail

CYANA LEAHY-DIOS e a obra de CYRO MARTINS


Já há algum tempo essa poeta e tradutora, educadora literária vem dando atenção ao escritor gaúcho. E sua admiração se aprofunda. Recentemente, não se limitou a propiciar uma receptividade muito especial ao projeto, no belo Museu de Arte Contemporânea, de Niterói (RJ)(05/ag0/2010), com a presença de professores, diretores de bibliotecas, bibliotecários. A Profa. Dra. Cyana Leahy-Dios também levou notícias dele e do livro que o inspira a participantes do JALLA 2010 - Jornadas Andinas de Literatura Latino-americana:América Latina, integração e interlocução, durante o Simpósio Encontros e desencontros na América Latina do século XX ( Universidade Federal Fluminense - UFF), quando da apresentação de comunicações sobre a obra de Cyro Martins - Porteira Fechada), pelo cineasta Guilherme Castro e pela Profa. Maria Helena Martins( 03/ago/2010). E essa disponibilidade se expande, ao apresentar comunicação na Pré-Jornada sobre Humansimo Médico - A Humana Palavra - sobre a obra de Cyro Martins( VII Jornada Cyro Martins sobre Saúde Mental - 13-14 ago/2010) tornando-se efetiva divulgadora voluntária do projeto e da obra desse autor, o que nos deixa gratos e orgulhosos.


Segue cópia de texto de Cyana publicado na Revista Leitura Crítica. (MHM)



O Projeto CYRO MARTINS VAI ÀS ESCOLAS promove leituras dialógicas da obra do autor junto a professores, bibliotecários e agentes de leitura nos diversos municípios brasileiros, do sul ao norte do país, construindo variados grupos leitores.


Um Menino vai para o Colégio relata peripécias na vida de um guri gaúcho, da infância à adolescência passada no internato, levando-o a descobrir outro mundo. Amadurecendo emocional e intelectualmente, percebe o mundo e as pessoas no contexto sócio-histórico-cultural do Rio Grande do Sul, no início do século XX.


Para Mª Helena MARTINS, Coordenadora do Projeto, ‘ler é caminho de mão dupla na transformação do texto e do leitor’: ler e pensar são processos indissociáveis que compartilham a expressão nossa e do outro, revelando e trocando idéias e sentimentos. Portanto, ler a palavra e o mundo exige a conscientização de construções sociais, políticas, econômicas e culturais, revelando mistérios da imaginação e da educação, construindo saberes. A leitura literária combina palavra, arte e sociedade de forma indissociável, permitindo o acesso amplo e extenso aos bens culturais da humanidade, em suas variadas formas de produção e consumo,na troca interativa de idéias, conhecimentos e experiências.

Um Menino vai para o Colégio integra a vasta obra literária e acadêmica do escritor e médico psicanalista Cyro Martins (1908-1995). Trata-se de um relato dialógico de idéias e experiências reais, cuja significativa contribuição cultural e científica possibilita entender anseios e realizações humanas. Para o autor, é preciso ‘gostar das palavras que comunicam calor de vida, que nos estimulam a folhear o livro que amanhece todos os dias’. A partir daí, foi criado o Projeto CYRO MARTINS VAI ÀS ESCOLAS, promovendo e apoiando projetos de leituras e construção artística em âmbito nacional.


Convidada a trazer essa indispensável proposta aos agentes de leitura pública de Niterói, Maria Helena MARTINS dialogou com museólogos, docentes, bibliotecários e agentes de leitura da cidade, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC),no dia 05 de agosto de 2010. Além da leitura da vida e da obra literária de Cyro MARTINS através de seus livros, foram projetados dois filmes produzidos por integrantes do Projeto CELP CYRO, cuja criação cultural inclui textos, filmes, peças teatrais, partituras, danças e pinturas.


A orientação dada ao entusiasmado público presente em formar grupos de leitura foi enviar ao CELP CYRO os dados referentes à proposta, para sua inclusão oficialno Projeto Cyro Martins Vai à Escola (site www.celpcyro.org.br). São enviados exemplares gratuitos da obra para todos os grupos, espalhados pelo Brasil. Após dois meses de formação, o grupo deve enviar à Coordenação o relatório das atividades desenvolvidas sobre a leitura. Isso formaliza sua inserção oficial no Projeto, integrando o CENTRO DE ESTUDOS DE LITERATURA E PSICANÁLISE CYRO MARTINS.


Merece referência a aproximação dialógica entre leitores nacionais e o vocabulário gauchesco característico da obra de Cyro MARTINS: a inclusão de glossário permitea cada leitor incorporar a riqueza lexical nacional, abrindo olhos e ouvidos ao coral polifônico, vivo e dissonante do nosso país, em permanente e utópica transformação liberadora. Essa Palavra permite novas leituras, mergulhos, vôos, buscas, caminhos e direções. Parodiando o anúncio, isso não tem preço. Passemos a palavra finala Cyro Martins:


- É um escritor admirável!    

             

Ora, bolas! – exclamo hoje, quase cinqüenta anos depois. Certamente fiquei vermelho,porque senti uma súbita onda de calor. Cheguei a esboçar um gesto para apalpar o rosto. Mas os cotovelos estavam rígidos. Sentia-me anguloso, tremendamente desajeitado. Entretanto, algo me impelia a dizer ou fazer qualquer coisa. Até quando iria me limitar somente a ouvir?

                                                                                            Cyana Leahy-Dios

- professora universitária (UFF e UGF), escritora bilíngüe, tradutora, PhD pela

Universidade de Londres, criou a Educação Literária (MEC 1997).