X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



BETINA MARIANTE CARDOSO E-mail
Fronteiras Culturais

Graduada em Medicina pela PUCRS, com especialização em Psiquiatria pela UFRGS. Mestre em Psiquiatria pela  UFRGS, sob orientação do Prof. Dr. Flávio Kapczinski.

 

Obteve Título de Psiquiatra pela Associação Brasileira de  Psiquiatria (ABP) e Associação Médica Brasileira (AMB). Especialização em  Psicoterapia de Orientação Analítica pela UFRGS  e Especialização em  Tratamento da Dor e Medicina Paliativa pela mesma instituição, tendo atuado no Ambulatório de Psiquiatria PRODOR-HCPA de 2004 a 2008, sob supervisão de D. Rogério Wolf de Aguiar. Realizou Estágio de  Aperfeiçoamento no Serviço de Psiquiatria da Universidade de Pisa, Itália, supervisionada por Dr. Giovanni Battista Cassano e Dra. Laura  Musetti. 

 

Participou de oficinas em Tradução Literária com Profa. Dra.Beatriz  Viégas  Faria  e de Seminários de criação literária com Profa. Dra. Léa Masina.  Fundadora e Diretora da Casa Editorial Luminara. Tradutora dos livros A  Natureza do Amor  e ...E Viveram ciumentos e Felizes para Sempre, de  Donatella Marazziti (Itália), sendo também editora e organizadora da programação de lançamentos e apresentações deste livro, a realizarem-se  em  novembro 2009,  pela Casa Editorial Luminara. Proponente dos temas para as  conferências de Donatella Marazziti  "A Neurobiologia da Paixão" e "A  Neurobiologia do Ciúme", em 2007 e 2009, respectivamente, à Associação  Brasileira de Psiquiatria. Coordenadora do Curso "Espectro  Obsessivo-Compulsivo e o Ciúme: da Normalidade à Patologia", a  realizar-se  no próximo Congresso Brasileiro de  Psiquiatria (4-7 Novembro/2009) Membro  dos setores de "Psiquiatria Transcultural" e de "Literatura e   Psiquiatria"  da Associação Psiquiátrica Mundial (WPA); Associada à ABP, APRS (Federada  da ABP) e AMRIGS.Membro efetivo do CELPCYRO. Diversas apresentações de temas científicos e de saúde para a comunidade; diversos artigos publicados em periódicos científicos e revistas médicas  institucionais. Participação em congressos, no Brasil e no Exterior, tendo realizado cobertura jornalística do Congresso Internacional de Psiquiatria  da WPA, em abril 2009, com atualização em sua área de atuação,  principalmente Humanismo na Formação Médica e Competências Culturais em  Medicina, temas de pesquisa há mais de10 anos.


Áreas de atuação: Psiquiatria, Psicoterapia, Pesquisa em Humanismo Médico; Coordenação do setor de Humanismo Médico ( 2010-2011). Direção da Casa Editorial Luminara.