X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Humanidades Médicas na atenção básica ao paciente | Imprimir |  E-mail

Projeto multidisciplinar e formação continuada
para profissionais da área da saúde


Origem

O projeto nasce da constatação da insuficiência  de abordagens humanísticas em cursos regulares da área de saúde e face à importância crescente que elas têm na formação e prática.


Súmula

Toma-se  como referencial básico um clássico do Humanismo Médico, no Brasil, o livro Perspectivas da Relação Médico-Paciente*, coletânea de ensaios escritos por profissionais de diferentes especialidades, organizada  por Cyro Martins, um dos pioneiros a estudar o assunto e escrever sobre ele no Brasil. Essa obra e várias outras serão analisadas e discutidas por profissionais especializados com os participantes do projeto, em   Encontros de Trabalho, estruturados em 4 Módulos: sensibilização, informação, elaboração e avaliação.


Nos dois primeiros Módulos, se favorece o estabelecimento de relações significativas que permitam uma aproximação mais efetiva, afetiva e competente entre  profissional da saúde e  paciente, enfatizando a importância que manifestações artísticas e práticas culturais têm nesse processo. Com os demais, se desenvolve  a sedimentação dos Encontros precedentes, com orientação técnico-científica para aprimorar o relacionamento entre profissional da saúde e quem necessita de seus cuidados em prol da melhoria das condições gerais de saúde e vida. Cada Módulo, além dos Encontros de Trabalho presenciais, terá desenvolvimento à distância, via Internet.


Público-alvo/Beneficiários diretos

Médicos, estudantes de medicina  e profissionais da área da saúde em geral (psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, atendentes, técnicos de enfermagem)


-------------------

*MARTINS,Cyro. org. e co-autor e Vários Autores. Perspectivas da Relação Médico-Paciente. Porto Alegre, Artes Médicas. 1979 ( esgotado), agora em reedição  que republica na íntegra a original e é acrescida pelos autores com textos atualizados. A ser lançada pela ARMED, agora Grupo A Editores, em dezembro de 2010.


EM BREVE DIVULGAREMOS DETALHES DO PROJETO