X Jornada CELPCYRO

img banner

Informe CELPCYRO

Cadastre-se e receba nosso INFORME
Nome
E-mail*
Área de Atuação

Redes Sociais

  • Twitter
  • Windows Live
  • Facebook
  • MySpace
  • deli.cio.us
  • Digg
  • Yahoo! Bookmarks



Agosto-Setembro 2018

ccym logo - cpia Projeto do CCYM com a participação do CELPCYRO 

  logo celpcyro jpeg

 

Os Encontros de Contos & Poesia, do CCYM (Associação de Psiquiatria Cyro Martins), propõem aos participantes – associados e interessados em geral - realizar, despretensiosamente, leituras de contos e poemas, trocando ideias sobre essa experiência, apreciando relações da literatura com outras artes, incentivando leituras contrastivas e  exercícios de criação,mesmo para quem nunca tentou isso antes.

Esses Encontros serão coordenados pela Dra. Graziela Stein de Vargas (CCYM) e as atividades, orientadas pela Profa. Maria Helena Martins, Dra. em Teoria Literária(USP) e Diretora de Cultura, Humanidades e Literatura do CELPCYRO. 

 

I ENCONTRO DE CONTOS & POESIA  - 11 de setembro de 2018

A proposta inicial consistirá na leitura de "O Vórtice Mágico", de Cyro Martins, com comentários e exercícios de leituras constrastivas desse texto com outras manifestações artísticas e relações com seu conteúdo e o imaginário dos leitores. Sugere-se que os participantes realizem uma leitura prévia do texto em questão. 


Associados do CCYM e interessados em geral serão bem-vindos

 

============================

Desde seu primeiro momento, em 1998, procuramos espelhar neste site CELPCYRO o que é relevante para a nossa instituição, tornando–o uma ponte entre o mundo em que vivemos, acontecimentos e pessoas importantes para nossos projetos, eventos, para seus Colaboradores: de saúde mental à poesia, de artes em geral à literatura, de eventos culturais a atividades científicas, tanto de inovações nessas áreas quanto de resgate de múltiplos  saberes e fazeres que iluminaram a trajetória de Cyro Martins e sua obra.

Além das importantíssimas contribuições que conquistamos, queremos agora também provocar manifestações espontâneas. Enviem-nas que serão muito bem recebidas na nova seção: NOSSOS LEITORES 
                                                                                                                                                  Maria Helena Martins - Coordenação e Conteúdo do celpcyro.org.br

 

  • RASTROS DE CYRO MARTINS 

A seção Rastros de Cyro Martins  se destina a divulgar trabalhos, do nosso Patrono e sobre ele, colhidos em pesquisas de estudiosos acadêmicos, principalmente, no DELFOS-PUCRS, onde se encontra o acervo de Cyro Martins, sobre o qual Fábio Varela Nascimento se destaca como o mais atual e dedicado jovem pesquisador, razão pela qual se torna agora responsável por esse espaço. Seu texto inicial nessa seção é Uma carta para guardar.

 

  • Ocupação ANTONIO CANDIDO

Exposição em São Paulo(SP), no Itaú Cultural, homenageando o estudioso mais eminente da literatura brasileira. Revelando aspectos do perfil desse sociólogo, professor, pesquisador, ensaísta, essa Ocupação – belamente apresentada no site do Itaú Cultural -envolve o visitante em atmosfera de aconchego, seriedade, leveza: um presente a quem teve o privilégio de conhecer o Professor Antonio Candido, bem como uma introdução a suas ideias, seu contexto.

 

  • DR JOÃO GOMES MARIANTE 100 ANOS

Um humanista na era das fake news que, sem pejo e sem culpa, se dispõe tanto à simples divulgação do aqui e agora - desde que lhe seja digno de nota - quanto à reflexão clara e lúcida sobre fatos que sua mente centenária tem a liberdade de (re)pensar. Homenagem que o CELPCYRO prestou por ocasião das comemorações de seu centenário: portfolio com depoimentos de alguns de seus muitos amigos.

 

  • BRASIL , CONTO POR CONTO – périplo da língua portuguesa

Angela Mota organizou essa coletânea de autores brasileiros e lusofônicos, narrando histórias de vivências que marcam suas raízes, empreendendo viagem no tempo e no espaço, para divulgar a língua portuguesa e as culturas de lugares onde é falada. Trata-se de um projeto abrangente e audacioso como a personalidade de sua organizadora.

 

  • JÚLIO CÉSAR

     Ao ler Júlio César (Pinguin/Companhia das Letras - 2018), o que logo encanta, na tradução de José Francisco Botelho, é o timbre e a cadência que se casam com e no texto belamente. Trabalho de poeta! Confira lendo o Discurso de Bruto.

 

  • ESPAÇOS DA MEMÓRIA, DO AREIAL AO PARQUE INTERNACIONAL- Livramento(BR) e Rivera(UY)

“Se nos anos 1930, o Areal foi espaço dos desmandos caudilhescos e de pistoleiros, trazendo notícias diárias nos jornais que lembravam aos fronteiriços que aquele era um espaço dominado pela violência, a população também recorria a ele quando queria diversão...” Liane Chipollino Asseff

 

  • FICÇÃO À BEIRA DO DELÍRIO

A um passo da desestabilização, assim é a atmosfera de muitos escritos de Gustavo Melo Czekster, levando seu leitor a conjecturas paralelas ao que lê, num jogo insólito de antecipações ao que o próprio texto possa revelar. Não há amanhã, vencedor do Prêmio Açorianos na categoria Contos (2017), vai bem além de um mix de real e imaginário. Não perca!

 

  • O HUMANISMO MÉDICO E A RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE

       “Quando o médico examina um paciente ele sabe que, além do indivíduo, ele tem a sombra de um plano de saúde, de um advogado, de um jornalista, da família e até do vizinho curioso. Recentemente iniciou-se uma discussão se o paciente pode registrar o atendimento numa gravação, num filme.” Walmor Piccinini. Leia artigos sobre o tema.

 

  • IMPLACÁVEL IRREVERÊNCIA PELA PSEUDO­­-CULTURA

   Ivo Bender (1936-2018) foi principalmente escritor e dramaturgo. Parecia mais uma figura de romance, personagem de filme, ator de teatro, mas se sobrepunha como um filósofo irreverente.

Leia, em nosso site, um fragmento de Memória de Ulrica, de Ivo Bender (escolhido por Luis FranciscoWasilewski), e o depoimento de Léa Masina: Adeus, ”Queridíssimo Canalha” emocionado e denso. 

 

-------------------------------

 

mural mini

 

Relembre os eventos do CELPCYRO 20 ANOS enquanto aprecia a pianista Olinda Allessandrini tocando composições pampianas, uma contribuição decisiva para nosso projeto Fronteiras Culturais (cf. o CD/DVD PamPiano)


##############################