Projeto Cyro Martins visita EJAs de Porto Alegre | | Imprimir | |
A Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de educação básica, nas etapas de ensino fundamental e médio, para quem tenha mais de 15 anos sem escolarização prévia, aliando os estudos com a formação profissional e/ou geração de renda. O CELPCYRO vai ao encontro das escolas que desenvolvem essa modalidade na expectativa de que encontrará muito boa receptividade. A itinerância do projeto pelas EJAs será iniciada no segundo semestre de 2009, na SMET Paulo Freire - Escola Fundamental de EJA, com 60 professores e 800 alunos, funcionando em 3 turnos
Proposta apresentado a professores de EJAs na SMED de Porto Alegre Projeto CYRO MARTINS VAI ÁS ESCOLAS - conhecimento e valorização de práticas culturais na formação de jovens e adultos -
- Proposta de Projeto Itinerante por EJAS de Porto Alegre em 2009 -
APRESENTAÇÃO Projeto itinerante realizado em escolas públicas do Rio Grande do Sul, desde 2006, agora proposto para EJAS de Porto Alegre. A leitura da novela autobiográfica – Um menino vai para o colégio, do escritor e médico psicanalista gaúcho Cyro Martins (1908-1995), desencadeia o processo, desenvolvendo-se debates, pesquisas, (re)criações, envolvendo várias disciplinas e áreas do conhecimento e linguagens. A narrativa acessível, leva a perceber aspectos do contexto sul-rio-grandense (geografia, história, características socioculturais, relações familiares, ambiente escolar, político, artes) do início do séc.XX e relacioná-los com a atualidade. O paralelo entre usos e costumes, linguagens, tradições, comportamentos de ontem e de hoje projeta-se do texto. Assim se instaura um projeto-processo, cuja dinâmica leva a compreender a realidade baseada em vivências e alimentada por conhecimento histórico, memória, imaginário, tecnologia, abrindo-se para um horizonte humanista e potencial criativo.
OBJETIVO GERAL
Promover ações investigativas e criativas, propiciando condições para valorizar práticas culturais e artísticas. Desse processo participarão professores e alunos, cujos trabalhos serão apresentados em ENCONTRO, reunindo toda a escola e atingindo a comunidade que será também convidada a para o evento. Tendo caráter estritamente facultativo e por finalidade primordial fortalecer a formação de professores e alunos de EJAS, privilegia a divulgação da obra de escritor representativo da cultura gaúcha – Cyro Martins.
DIFERENCIAL DO PROJETO
• Ser itinerante: oportuniza intercâmbio de informações entre EJAS; abre portas para a comunidade participar e apreciar o feito na escola, também se beneficiando • Mobilizar toda a escola, despertando curiosidade pelos trabalhos e empenho em realizá-los • Realizar encontro sobre Cyro Martins – evento que cria expectativas quanto ao que será apresentado, valoriza trabalhos e leituras, motiva outros; incentiva intercâmbio • Caracterizar-se como projeto-processo, com propósito de criar condições para marcar essa experiência como passo efetivo para (re)conhecer e valorizar práticas culturais na formação de jovens e adultos. DURAÇÃO DO PROJETO EM 2009 Em todas as EJAS selecionadas: de agosto a novembro de 2009 Em cada EJA: 2 (dois) meses (1ª.a. e 2ª. Etapas)
COORDENAÇÃO Profa. Maria Helena Martins Profa. Aymara Celia
EXECUÇÃO DO PROJETO
1ª. ETAPA - leitura, discussão, pesquisa e elaboração de trabalhos
Recursos e metodologia Preconizam-se pesquisas (na internet, de campo, bibliográfica ) em diferentes disciplinas, o que leva a diversidade de visões, aproveitamento em áreas e linguagens específicas e outras formas de expressão: poesia, música, artes plásticas, teatro, fotografia, cinema, dança. Também podem trabalhar com física, química, matemática, botânica, biologia, geometria; em línguas (português, inglês,espanhol); pesquisar campos não curriculares: culinária, vestuário, utensílios domésticos, hábitos campeiros, jogos e brincadeiras infantis... Tais possibilidades – constantes do livro - indicam interações e complementaridades, necessidade da escola dispor ou propiciar recursos e dos professores, ao serem solicitados, orientarem, sem intervirem na autonomia dos alunos. Recomenda-se que todo o processo seja registrado em fotos, vídeo, áudio, textos, desenhos, etc . Sugere-se a busca de apoios e parcerias em instituições públicas ou privadas, empresas e mídia a fim de conseguirem realizar o planejado, o que também desenvolverá a capacidade empreendedora dos participantes.
2a. ETAPA – Organização e realização de ENCONTRO SOBRE CYRO MARTINS Evento de porte significativo, envolvendo todos os participantes para apresentar trabalhos finais dos alunos da EJA. Aberto a todos da escola e comunidade, outras escolas convidadas e interessados em geral.
RETORNO PARA AS EJAS PROPICIADO PELO PROJETO O desenvolvimento do projeto amplia horizontes e intensifica a socialização e intercâmbio entre os participantes, professores e alunos; ensino-aprendizagem práticas de pesquisa; obtenção gratuita de material de leitura – livros para todos os participantes , filmes e livros para a biblioteca escolar. CONTRAPARTIDA DAS EJAS PARTICIPANTES 1. Permissão de participação voluntária de alunos e professores 2. Compromisso dos participantes de realizarem trabalhos a partir de propostas do projeto 3. Disponibilização de espaço adequado para a realização do ENCONTRO SOBRE CYRO MARTINS 4. Ajuda de custo, para cobrir parte das despesas do CELP Cyro Martins com o projeto, no valor de R$400,00 (quatrocentos reais) para cada EJA participante.
Porto Alegre, 12 de maio de 2009 Maria Helena Martins Coordenadora do projeto CYRO MARTINS VAI ÁS ESCOLAS Diretora-Presidente do CELP Cyro Martins |